SEMED

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Escolas realizam workshop de experiência exitosas

As 90 escolas da rede municipal de ensino da capital participara nesta quarta-feira (13), em cinco unidades polo, do workshop intitulado “Itinerante Escolas em Ação 10”. A atividade reuniu e expôss experiências exitosas durante o programa Escola 10. Cada uma das unidades polo recebeu trabalhos das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Funcionam como unidades polo as escolas municipais Rui Palmeira, Pompeu Sarmento, Jaime de Altavila, Orlando Araújo e Paulo Bandeira.

Alunos participam de contação de história. Foto: Ascom Semed

A coordenadora do departamento de Ensino Fundamental da Semed, Maria José Alves, explica que esse o workshop representa um momento de socialização desses momentos e de integração com a comunidade escolar. “Essas ações envolvem proficiência dos estudantes em Português e Matemática, bem como a redução da reprovação e do abandono escolar”, explica ela.

A escola municipal Rui Palmeira, localizada no Vergel do Lago, recebe as escolas da região administrativa 2 de Maceió. A coordenadora da escola, Taciana Gomes, explica o que acontece no local. “Foram reservados vários ‘cantinhos’, com temáticas como contação de histórias e brinquedoteca, da massa de modelar, entre outras”, explicou ela.

A aluna Elaine Vitória, explica sobre o trabalho apresentado, Foto: Ascom Semed

A estudante Elaine Vitória, de 11 anos, do 5º ano, disse que quem for ao local irá vê-la apresentar a poesia O vestido de Laura, da escritora Cecília Meireles. “Aprendi que a gente deve aproveitar mais a vida, porque um dia não a teremos mais, assim como precisamos aproveitar mais a infância, enquanto não aparecem os deveres, as obrigações da vida adulta”, explica Elaine para justificar a escolha da obra de Cecília Meireles.

Alunos da professora Cristina de Assis. Foto: Ascom Semed

A professora de Elaine, Cristina de Assis, admite a influência da escolha da temática poesia no seu cotidiano e sua simpatia com Cecília Meireles. Diante disso, trabalhou na dissecação da poesia apresentada pela aluna. No texto, a escritora apresenta as diferentes fases da vida, o que representa um aspecto ideal para a idade dos alunos. “E hoje eles apresentam esse legado”, resume ela.

Artes de biscuit feitos por alunos da Rui Palmeira. Foto: Ascom Semed

O poema o vestido de Laura permite o reconhecimento dos elementos linguísticos e estilísticos que concorrem para o entendimento do poema, bem como ampliar, por meio da leitura da obra, o horizonte de expectativas do aluno em relação à leitura de poesias. Também possibilita contribuir, por meio da experiência poética e estética, para a construção do gosto por parte do aluno.

Cecília Meireles, natural do Rio de Janeiro, em 1901, faleceu em 1964. Foi escritora, jornalista, professora e pintora, considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil.

Delane Barros