SMS

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Obra da nova rede de frio de Maceió recebe supervisão do MS

A supervisora técnica do MS, Patrícia Glowacki (segunda à esquerda) com a equipe da SMS. Foto: Ascom SMS

Maceió se prepara para dar um salto de qualidade em sua capacidade de armazenamento de imunobiológicos (vacinas), insumos essenciais para garantir a imunização da população contra inúmeras doenças. Isso será possibilitado com a construção – já em andamento – da nova rede de frio do município, que vai adequar a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nessa área à previsão de crescimento da demanda populacional pelos próximos dez anos.

“Com o investimento na melhoria da capacidade do espaço destinado a esse armazenamento, estaremos adequando o serviço às normas do Ministério da Saúde (MS), garantindo mais qualidade e segurança para os imunobiológicos e possibilitando um funcionamento mais eficiente por parte de toda Gerência de Imunização de Maceió”, afirmou a gerente Eunice Amorim.

A nova rede de frio do município está sendo construída no Clima Bom, região do Tabuleiro do Martins, com recursos do Programa Nacional de Imunização (PNI), oriundos do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, direcionado ao fomento e aprimoramento da rede de frio em nível nacional. No local – onde a edificação ocupará 536,38m² – serão investidos R$ 1.050.200,00 em recursos federais e R$ 486.369,92 como contrapartida do município.

Nesta quarta-feira (06), a SMS recebeu a visita da técnica do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis/DIDT/SVS, do Ministério da Saúde, Patrícia Freire Glowacki, que veio a Maceió supervisionar o andamento da obra. Em reunião com representantes da SMS – o assessor especial do gabinete, Edivaldo Neiva; a diretora de Planejamento e Gestão de Saúde, Sônia Moura; a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues; a gerente do PNI do município, Eunice Amorim; e uma equipe da Coordenação de Engenharia e Arquitetura – as informações foram atualizadas e definidas novas etapas a serem encaminhadas.

“O acompanhamento presencial da obra faz parte do processo para que as adequações às normas do Ministério sejam verificadas. E tudo está sendo feito de forma que a rede de frio de Maceió atenda também a qualquer ampliação de oferta de novas vacinas do calendário nacional de vacinação, a exemplo de dois novos tipos de imunobiológicos que serão incluídos em 2020”, ressaltou Patrícia Glowacki.

Equipe durante visita às obras da nova rede de frio, no Tabuleiro. Foto: Divulgação

Na visita à obra, a técnica do PNI Nacional esteve acompanhada pela equipe da Coordenação de Engenharia e Arquitetura da SMS – que foi responsável pela elaboração da nova estrutura e por todo trâmite da construção, como o processo licitatório e o monitoramento das etapas da obra – por Eunice Amorim, do PNI municipal, e por um representante da JD Construtora, empresa responsável pela construção.

A rede de frio do município – que atualmente ocupa um espaço nas dependências do PAM Salgadinho – tem previsão de entrega para maio de 2020.

“Por determinação do secretário José Thomaz Nonô, estamos trabalhando para fazer com que esse prazo seja cumprido à risca. E até ele mesmo já se encontra em articulação com a bancada alagoana na Câmara Federal, para que sejam definidas emendas parlamentares com recursos para equipar a nova estrutura”, reforçou a diretora de Planejamento e Gestão em Saúde, Sônia Moura.

Cássia Oliveira – Ascom SMS