feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Ações da saúde ampliam atendimento aos usuários em 2019

Novas unidades entregues, reformas, aumento no número de procedimentos, formalização com prestadores de serviço e investimento em diversas áreas. É com esses e outros avanços que a Secretaria Municipal de Saúde comemora as ações realizadas durante o ano de 2019.

Eliene Silva é moradora do conjunto Rosane Collor e uma das beneficiadas com a entrega de uma nova unidade, que aconteceu em maio deste ano. “Melhorou 100%. Nós gostamos de tudo, o atendimento está melhor ainda nesse espaço mais amplo e todos são sempre gentis com todo mundo. Aqui está ótimo. A marcação de exames está sendo muito rápida e tem espaço para tudo e para todos, porque lá era um em cima do outro”.

Além de Eliene, moradores de outros bairros também foram beneficiados com a entrega e reforma de outras unidades de saúde. No Jardim Petrópolis, os usuários passaram a contar com a Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio de Pádua Cavalcante. Já no Rio Novo, a sede da USF Cláudio Medeiros recebe os pacientes com mais comodidade e conforto. A USF Vanderli Maria de Andrade, em Riacho Doce, também foi entregue e garante atendimento aos usuários.

Na Cidade Universitária, a Unidade de Docente Assistencial (UDA) da Ufal atende aos moradores do Village Campestre, servindo também para a formação de estudantes da área de saúde da universidade. E os usuários que pegam seus medicamentos junto à Farmac contam com um espaço mais cômodo para atendimento.

Prefeito Rui Palmeira na inauguração da nova Farmac, outro marco das ações de 2019. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

As reformas atenderam aos oito distritos sanitários de Maceió. A equipe de Serviços Gerais da SMS foi responsável pela manutenção predial de 13 unidades, como do Centro de Atenção Psicossocial Sadi Feitosa (Bebedouro), Capsi Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria), USF São Vicente de Paula (Pinheiro), USF José Bernardes Neto (ABC), USF José Araújo da Silva (Jacintinho), entre outras.

A sede da SMS, localizada no Centro, também recebeu reforma completa de seu prédio, ofertando mais segurança e comodidade aos usuários e servidores. Além da manutenção predial e da recuperação da fachada, foram feitos novos lay-outs para as salas, um refeitório, novas copas, salas de reuniões, adequação de banheiros para pessoas portadoras de necessidades especiais, nova recepção e recuperação de toda a coberta do prédio e das instalações elétricas, que agora contam com o auxílio um gerador novo.

Para Nonô, entrega de unidades novas ou reformadas cumprem compromisso de melhorar assistência. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

De acordo com o secretário José Thomaz Nonô, este é um dos compromissos assumidos pela gestão, visando trazer uma melhor prestação de serviço para os pacientes. “Nós entregamos várias unidades reformadas, algumas já existentes, outras novas. É um trabalho que estamos desenvolvendo ao longo dos anos e continuaremos em 2020, com o objetivo de ofertar ao usuário do serviço público de Maceió um ambiente de conforto e comodidade onde ele possa ser atendido como merece”, disse.

Entregues

UBS Dr. Antônio de Pádua Cavalcante (Jardim Petrópolis)
Farmac (Tabuleiro dos Martins, na rua do Itaú, perto da Bomba do Gonzaga)
USF Rosane Collor
USF Cláudio Medeiros (Rio Novo)
USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce)
UDA Ufal

Reformadas
Sede da SMS (Centro)
Caps Sadi Feitosa (Chã de Bebedouro)
Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho)
Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria)
Caps Rostan Silvestre (Jatiúca)
Caps AD Everaldo Moreira (Farol)
USF São Vicente de Paula (Pinheiro)
USF São Francisco de Paula (Grota do Arroz- Cruz das Almas)
UBS José Araújo Silva (Jacintinho)
UBS Maria Tereza Holanda (Ouro Preto)
USF José Bernardes Neto (ABC)
Bloco C do PAM Salgadinho
Rede de Frio no PAM Salgadinho

 

Aumento no número de procedimentos

A ampliação de oferta dos serviços também trouxe benefícios para os usuários. Entre consultas, exames e demais procedimentos por meio do Sistema Único de Saúde de Maceió os usuários realizaram 2.322.457 procedimentos em 2018. E até novembro deste ano já foram marcados 2.619.314

Vários avanços também chegaram ao Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim). Este ano a unidade começou a disponibilizar os  resultados dos exames também via internet, com a implantação do sistema online para impressão dos exames. Com isso, o usuário não precisa retornar ao Laclim para obter os resultado dos procedimentos realizados. O Laclim também passou a ofertar exames de imunologias (HIV, Hepatites, Rubéola, Toxoplasmose, Sífilis) e de hormônios em geral (tireoide, LH, FSH, PSA).

Esses novos procedimentos foram possibilitados pela aquisição do equipamento Alinity I, capaz de fazer 200 testes por hora. O equipamento, primeiro em Alagoas, foi adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e conta com uma metodologia mais eficaz, apresentando resultados mais precisos.

Modernizado, Laclim melhorou atendimento e multiplicou o número de exames realizados. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Reaberto em abril de 2018, o Laclim realizou ano passado 206.398 procedimentos. Este ano o número subiu para 543.470 até a primeira semana de dezembro. Os usuários têm acesso aos resultados em cinco dias úteis, quando se trata de exames de rotina, e em dez dias úteis para exames de imunologias e hormônios. O aumento no número de procedimentos também reflete positivamente para a secretaria com a queda da judicialização, trazendo benefícios para o cidadão e economia para pasta.

Em 2018 foram pagos R$15.894.845,02 em procedimentos por meio judicial. Até setembro deste ano, o valor caiu para R$ 4.022.082,99. “Isso mostra que a secretaria vem fazendo o dever de casa e ofertando aos usuários um melhor atendimento e mais eficácia na prestação de serviço. Além disso, quando um procedimento chega por meio de judicialização, o custo fica muito maior”, destacou Thomaz Nonô.

Contratualização

Como meio de estabelecer uma ferramenta formal de compromisso entre as partes, o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, finalizou o processo de assinaturas de contratos com prestadores de serviços de assistência à saúde em caráter complementar. A contratualização aconteceu com as instituições que atenderam ao chamamento público. Neste processo foram inseridos um ente público (Hospital Universitário) e 97 filantrópicos e privados.

“Agora está tudo formalizado, trazendo um serviços mais eficaz e transparente para o usuário. Não há nenhuma cidade de mais de 1 milhão de habitantes que tenha o que nós estamos oferecendo em Maceió, que é um contrato regular com hospitais, clínicas e laboratórios”, explicou o secretário.

O QUE VEM POR AÍ

A saúde de Maceió continuará avançando em 2020. Para o próximo ano estão previstas a entrega de um espaço próprio para a Rede de Frio, que ficará no Clima Bom, a entrega da Unidade de Referência Maria Conceição Fonseca Paranhos, localizada em Jacarecica, um novo Centro de Atenção Psicossocial, uma unidade de Acolhimento, entre outros pontos de atenção à saúde do maceioense. Manutenções prediais e reformas de várias unidades de saúde também estão na programação de 2020 da SMS.

 

Graziela França/ Ascom SMS

bg azul