SMS

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Infância Cidadã: visitadores sociais recebem treinamento

Profissionais da Coordenação de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Alimentação e Nutrição e Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram, nos dias 16 e 17 de dezembro, uma capacitação sobre saúde para os visitadores sociais do Programa Primeira Infância Cidadã, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O treinamento ocorreu nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Selma Bandeira (Benedito Bentes) e Área Lagunar (Prado) e o objetivo foi capacitar os visitadores sociais que atendem crianças e gestantes que residem em áreas de maior vulnerabilidade social.

Profissionais da SMS e visitadores sociais que participaram da capacitação. Foto: Equipe – Programas Estratégicos

De acordo com Rosário Vasconcelos, enfermeira da Atenção Básica do município, é preciso preparar os visitadores sociais para as visitas domiciliares no sentido de orientar as famílias sobre os cuidados integrais com a saúde das crianças. O Programa Criança Feliz, do governo federal e do qual o Primeira Infância Cidadã faz parte, contempla as crianças em vulnerabilidade social acometidas pela síndrome congênita do zika vírus, deficiências diversas e as gestantes, em uma parceria das equipes de Saúde com a Assistência Social do município. Então, durante essas visitas, os profissionais devem estar preparados para falar sobre pré-natal, vacinação, suplementação e alimentação saudável e, a depender do caso, devem saber para que setores responsáveis essas crianças e gestantes devem ser encaminhadas para um atendimento mais adequado e especializado”, explicou Rosário Vasconcelos, enfermeira da Atenção Básica do município.

Rosário Vasconcelos, enfermeira da Atenção Básica do município. Foto: Equipe – Programas Estratégicos

Durante os dois dias do curso foram trabalhados temas como a caderneta de saúde da criança, caderneta da gestante, vacinação, administração de vitamina A e Sulfato Ferroso, além de orientações sobre crianças acometidas pela síndrome congênita do Zika Vírus e Storch, grupo de doenças infecciosas capaz de causar doenças em gestantes e má formações congênitas no feto, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes simples.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal criado em 2016 para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O público-alvo do programa são gestantes, crianças de até 03 anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família, crianças de até 06 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 06 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no Artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990 e suas famílias.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS