feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Consultório na Rua integra usuários com torneio de futsal

Torneio de futsal aconteceu no Ginásio Tenente Madalena

Bola no pé e torcida animada. Foi assim a tarde desta sexta-feira (10) para os participantes do 1º Torneio de Futsal de Pessoas em Situação de Rua, que aconteceu no Ginásio Tenente Madalena, na Cambona.

Jogador de um dos times da disputa, Carlos Tavares, que vive na Praça Sinimbú, no Centro, conta que mesmo sem ter costume de jogar futsal, já é um antigo praticante do esporte. “Essas atividades servem como distração pra gente que mora na rua. Eu acho que é importante o atendimento de saúde, mas também o lazer”, comentou.

O usuário, que é atendido pelo Consultório na Rua, também participa do Batuque Mundaú e de aulas de teatro. “Quando vai ter alguma viagem, a gente ensaia até o dia de apresentar”, acrescentou Tavares.

O evento é uma iniciativa das equipes do Consultório na Rua. O agente de ação social Jadson Andrade explica que o objetivo principal do torneio é levar autoestima aos usuários do serviço, por meio do esporte, como instrumento de comunicação e transição. “Nossa intenção é justamente tirar eles dessas invisibilidades da questão social. Essa é uma população que é muito discriminada pela questão da situação de rua e assim temos a oportunidade de juntar o esporte, cultura, direito e redução de dano”, destacou.

Troféu foi confeccionado por usuário do Consultório na Rua

Jadson frisa ainda a importância de acolher e dar visibilidade a este público. “A expectativa é que eles se sintam valorizados, não só no esporte, mas como pessoas”, disse.

Além dos jogos, o torneio contou com aquecimento, lanches e entrega de troféu, que foi confeccionado por um usuário de outra equipe, utilizando material reciclado.

Quatro times participaram do torneio

Quatro times participaram do torneio, sendo duas equipes do Vergel do Lago, uma do Jaraguá e outra do Centro. Além da classificação dos times, também foram eleitos os melhores atletas do torneio.

Graziela França/ Ascom SMS

bg azul