SEMEC

Secretaria Municipal de Economia

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL
CEP: 57020-380 // Fone: (82) 3312-5050 / atendimento@semec.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Central de Atendimento ao Contribuinte: (82) 3312-5060

Decreto cria Sistema Financeiro de Conta Única municipal

Na última terça-feira (14), foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto nº 5880, que trata da criação do Sistema Financeiro de Conta Única para a administração municipal. O novo sistema traz melhorias no gerenciamento de recursos financeiros do Poder Executivo, permitindo que a concentração destes recursos, como de todas as receitas orçamentárias e extra-orçamentários, tributárias e não tributárias dos órgãos e entidades municipais, esteja em uma única conta corrente bancária de aplicação.

“Com o novo sistema, poderemos ter mais controle nos recursos, agilidade nos trâmites dos processos, segurança de informações, além da integração entre todos os órgãos da Prefeitura Municipal de Maceió no que se tratar de financeiro. É um avanço para a administração municipal que já vinha sendo construído há um tempo. Estudamos, discutimos, buscamos novos sistemas, novas possibilidades até chegarmos aqui”, destacou Valdo França, secretário-adjunto de Administração Tributária.

A gestão do Sistema Financeiro de Conta Única ficará por conta da Secretaria Municipal de Economia (Semec).  A partir de agora, todas as secretarias encerram suas contas próprias, mas podem ter acesso à conta centralizadora para planejar, monitorar  e, assim, fazer as solicitações devidas quando for necessário utilizar os recursos financeiros para execução de suas ações.

“São inúmeras as vantagens, além de aumentar o controle e a gestão financeira, também há uma diminuição significativa de gastos. Por exemplo, se hoje se temos 400 contas abertas em vários bancos, gerando inúmeras taxas, e cada secretaria controla a sua, é preciso vários contadores, uma estrutura maior, mais gente controlando e mais despesas. Agora, essas mesmas pessoas vão ter mais tempo para trabalhar na qualidade do gasto e em melhores cotações. Há uma otimização de tempo e de dinheiro, além da melhoria no fluxo do trabalho”, complementou França.

SIGEF

Para a Conta Única, foi preciso um trabalho prévio da Prefeitura, a implantação de um novo programa. Para isso, foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o governo de Santa Catarina, que cedeu ao Município o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF).

O SIGEF também integrará as áreas de orçamento e planejamento (PPA, LDO e LOA), financeiro, contabilidade, arrecadação, contratos, captação de recursos e Recursos Humanos, com execução centralizada ou descentralizada dos procedimentos de bloqueio, empenhamento, liquidação e pagamento das despesas de pessoal.

O suporte tecnológico trabalha com moedas virtuais. Todo o recurso fica na Semec sendo controlado e, após solicitação de cada órgão, é feita uma análise e, posteriormente, gerada uma autorização virtual, que dá direito a um crédito virtual à secretaria solicitante. Então, esse crédito é usado e após fazer todo o procedimento retorna à Semec que programa os pagamentos e manda para os bancos.

Nathália Cesário (estagiária)/ Ascom Semec