SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Fones: (82) 3312-5270 | 3312-5277 (disque-denúncia) | 3312-5289 (ouvidoria)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153

Semscs realiza ordenamento no Réveillon

A chegada da alta temporada na capital alagoana, além de trazer muitos turistas também é marcada pela festa de Réveillon. Com a missão de cuidar do bem-estar e segurança de todos, as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) estiveram presentes durante os festejos.

Fiscalização foi orientadora e educativa e visava o cumprimento das normas de posturas e cumprimento do TAC de Réveillon. Fotos: Assessoria

Desde as primeiras horas da manhã do dia 31 de dezembro, os fiscais, com o apoio da Guarda Municipal, iniciaram a organização dos ambulantes e fizeram as recomendações específicas, inclusive para a população. E, durante a noite, com o trabalho de manutenção do ordenamento, mantendo o ordenamento. As equipes foram organizadas em diferentes turnos e funções em locais onde houve festejos, a exemplo do Benedito Bentes, Jacintinho e orla marítima.

Os principais objetivos da ação foram atender às normas de posturas e que determina o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Alagoas. Entre as principais normas, não era permitida a venda de churrasquinho em espetos de madeira, nem a comercialização de bebidas – alcoólicas ou não – em vasilhames de vidro, além disso, não era permitido o uso de mesas e cadeiras impedindo a circulação de pessoas. Os ambulantes também tinham espaços definidos para desenvolverem suas atividades. A Secretaria zelou para manter o passeio desobstruído e com fluidez para a população.

“Venho todos os anos com meus amigos e a família para ver a queima de fogos. A gente chega logo cedo para garantir um lugar, e esse ano vi no jornal como ia funcionar. Realmente, deu para ver que estava bem organizado”, disse o educador Almir Marinho.

A coordenadora geral de Fiscalização de Posturas, Katiuscia Lima, falou sobre a atuação durante o Réveillon.  “Nosso trabalho foi acima de tudo educativo. Todos os ambulantes que encontramos, realocamos para os locais autorizados para a atividade. Fiscalizamos principalmente os termos do TAC e os ambulantes que insistiram em descumprir as normas, foram penalizados conforme a legislação. Fizemos apreensão de mesas e cadeiras, além do descarte de espetos de madeira e vasilhames de vidro”, explicou.

O titular da Semscs, Enio Bolivar, ressaltou a atuação de todos. “Nossos fiscais, pessoal de apoio, guardas, subinspetores, inspetores e coordenadores, cada um desempenhou seu papel com dedicação e de forma educativa com os ambulantes e a população”, afirma. Bolivar fala das próximas ações: “Vamos avançar no desenvolvimento de nosso trabalho para uma Maceió mais ordenada, segura e agradável para nosso convívio social”, concluiu.

Ascom Semscs