SEMED

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Maceió: alunos da Ejai concluem projeto cultural sobre a cidade

Vídeo do aluno José Augusto retrata as belezas naturais e as manifestações culturais da cidade. Foto: Ascom Semed

Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal Dom Hélder Câmara, localizada no bairro do Feitosa, promoveram na noite desta segunda-feira (3) a conclusão do Projeto “Maceió – Conhecendo Minha Terra”. A história da cidade foi contada através de maquetes e literatura de cordel e os trabalhos pedagógicos retrataram a cultura popular, o artesanato e as manifestações folclóricas.

O projeto surgiu da necessidade dos alunos conhecerem a terra em que eles vivem, conforme explicou a professora da segunda fase da Ejai, Rosineide Querino Rocha. “Nós professores percebemos durante as aulas que eles apresentavam dificuldades de localizar as áreas da cidade, os bairros e as ruas. A partir daí, começamos a promover aulas de campo, visitando os bairros, estudando os contrastes da cidade, áreas nobres, periferias, museus, teatros, a área lagunar e pontos turísticos. No decorrer do projeto, os alunos retrataram a cidade em forma de maquete”, contou.

Abecedário estimula aprendizagem dos alunos. Foto: Ascom Semed

Segundo a diretora da unidade de ensino, Aristea dos Santos Barbosa, o trabalho envolveu todas as turmas do noturno. “É muito importante você conhecer sua cidade. O artesanato, a cultura, a culinária, os centros históricos. Eu agradeço imensamente aos nossos professores e toda equipe da nossa escola e de modo especial aos nossos alunos pela dedicação ao projeto”, disse.

Alunos se mostravam orgulhosos ao exibir maquetes. Foto: Ascom Semed

Durante as apresentações pedagógicas, José Augusto da Silva, aluno da 6ª fase retratou em vídeo as belezas naturais e as manifestações culturais. “Não poderia deixar de mostrar no meu trabalho as duas maiores torcidas de Alagoas e os pontos turísticas da cidade”, revelou.

Bumba Meu Boi confeccionado pelos aluno da 6ª fase do Ejai foi o ponto alto da apresentação. Foto: Ascom Semed

João de Oliveira Filho – Ascom / Semed