FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Avenida da Paz, 900 - Jaraguá
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Jaraguá Folia, tradicional prévia de Maceió, acontece hoje

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maceió se prepara para mais uma edição do Jaraguá Folia, tradicional festejo que abre em definitivo as comemorações do Carnaval 2020. A partir das 20h desta sexta-feira (14), milhares de foliões tomarão conta das ruas e becos do bairro histórico da capital alagoana.

Mais de 90 blocos de rua vão dar o tom da alegria dessas prévias carnavalescas. A previsão é de que 20 mil pessoas prestigiem o evento.  A concentração será na Praça Sinimbu, cruzando a Avenida da Paz, à beira-mar, e a Rua Sá e Albuquerque, para chegar ao fim na Praça Dois Leões.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), investiu cerca de R$ 600 mil em chamadas públicas como forma de fomentar os festejos carnavalescos. A política de editais, na Fundação, é uma constante, mas o investimento na Festa de Momo, e nas prévias, não parou por aí: hoje, serão disponibilizados pela FMAC 70 banheiros químicos e seis pontos elevados de observação, que serão utilizados pela Polícia Militar.

A PM, ainda, terá na sede da Fundação um ponto de apoio, que abrigará também as secretarias de Saúde (SMS), de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) e a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).

A folia continua no sábado (15) e no domingo (16)

Tão tradicional quanto a noite da sexta-feira no Jaraguá é a manhã de sábado (15), entre as orlas de Pajuçara e Ponta Verde, quando milhares de foliões se reúnem para seguir o Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultura de Alagoas e um dos maiores blocos de pré-carnaval do país. A previsão é de que mais de 200 mil foliões marquem presença às 10h. No mesmo dia, muitos blocos tradicionais terão como palco a mesma avenida, a exemplo das Pecinhas de Maceió, da Turma da Rolinha e do Bloco do Rei.

No domingo (16), a folia volta à orla de Pajuçara/Ponta Verde, no ritmo do frevo do tradicionalíssimo Vulcão, ao lado da Turma da Esquina, do Seu Porteiro & Dona Zeladora e de dezenas de outros blocos de rua.

Mateus Magalhães/Ascom FMAC