feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Pesquisa da Secretaria de Saúde revela dados da saúde mental dos usuários

Durante o Janeiro Branco, a Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma enquete, de caráter anônimo, para saber como os usuários avaliam a sua mental e emocional.

A partir dos dados coletados na enquete serão propostas ações de divulgação, campanhas e, principalmente, a criação de um espaço para discussão voltada à Política de Saúde Mental em Maceió.

Mais de 50% da população revelou estar ansiosa. Em seguida, 32,9% dos usuários revelaram estar estressados e exaustos. Apenas 10,4% apontaram estar motivados e 7,3% animados. Quase 60% revelou já ter procurado algum profissional ou meio de cuidar da saúde mental, mas menos de 20% conhece a Rede de Atenção Psicossocial do SUS. 41,7% já utilizou medicamento com prescrição médica.

De acordo com Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, a ansiedade é uma terminologia geral usada para caracterizar várias doenças que têm sintomas comuns, como nervosismo, medo e preocupação que ocorrem de forma excessiva ou persistente.

“Esses sintomas, por sua vez, afetam diretamente a maneira como as pessoas vivem e se relacionam, podendo ter manifestações mentais e físicas, como alterações no sono, tensão muscular, conviver com medos irracionais, inquietação constante e pensamento obsessivo. Cada indivíduo apresentará características singulares e é muito importante estarmos atentos às mudanças de comportamento e atitudes”, explica.

Para a assistente social Roseane Farias, a enquete demostrou que os cuidados com a saúde mental ainda estão concentrados  no atendimento da Psiquiatria e Psicologia de forma isolada. “Verificamos a necessidade da socialização da ampliação do conceito da Atenção Psicossocial, que pode ser compreendida como forma de atendimento interdisciplinar, apoiado em ações intersetoriais e em rede, com o objetivo de construir autonomia, reinserção comunitária e laborativa (em alguns casos) e apoio social ao usuário em todos os espaços da rede de serviços”, pontua.

Izolda acrescenta ainda que é importante, como medida preventiva, que todos observem o seu próprio corpo e mente. “É necessário ficar atento aos sinais de mudanças bruscas e de sofrimento severos e persistentes. Esses são sinais de alerta para buscar ajuda. A superação do preconceito ainda presente quanto ao acompanhamento realizado a partir das necessidades decorrentes sofrimento mental precisa ser superado e a busca por informação é uma das estratégias mais exitosas para isso”, afirma.

O usuário que precisar de mais informações e esclarecimentos pode entrar em contato com a Gerência de Atenção Psicossocial de Maceió no telefone 3312 -5466 ou email: saudemental@sms.maceio.al.gov.br.

Graziela França/ Ascom SMS

bg azul