SEMED

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Setor de Avaliação Escolar analisa desempenho no Ideb

Com a finalidade de contribuir com a avaliação do desempenho das escolas da Rede Municipal de Ensino da capital, o setor de Avaliação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) começou a apresentar o relatório com essa temática. O documento compara o desempenho de cada uma das aproximadamente 90 unidades de ensino que oferecem Educação Infantil de 2013 até 2018. O objetivo é contribuir para a elaboração do calendário de atividades pedagógicas das escolas, com foco em melhorar a qualidade da educação pública da capital.

A assessora pedagógica do setor de Avaliação Escolar, Eliane Teodoro, apresentou o relatório na manhã desta quarta-feira, 5, na Escola Municipal Rui Palmeira, no Vergel do Lago. “Trata-se de um documento com as avaliações interna da escola, e externa, feita pelos governos estadual e federal”, explica ela. “O relatório apresenta a tradução dos números coletados nesse período, entre 2013 e 2018, como aprovação, reprovação e abandono escolar. Isso servirá para a escola se debruçar e melhorar esses dados, através de ações desenvolvidas pela equipe pedagógica”, acrescenta Eliane.

Além de Eliane, a também assessora pedagógica do setor de Avaliação Escolar da Semed, Cícera Lima, apresentou o relatório descritivo dos resultados das avaliações educacionais. Na Escola Municipal Rui Palmeira, além da direção da unidade de ensino, todos os professores do turno matutino acompanharam os números. O trabalho do setor para é reforçar as ações das escolas a fim de melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Antes da apresentação da equipe da Semed, a diretora da escola, Vânia Cavalcante, reuniu a equipe pedagógica para informar aos professores o quantitativo de alunos e a consequente divisão das turmas escolares, com seus mais de 800 alunos. “É o primeiro dia de atividade após o retorno das férias. Faremos o planejamento para o ano de 2020 até a próxima sexta-feira, pela manhã e tarde, com a participação dos professores desses dois turnos”, informou Vânia.

Delane Barros / Ascom Semed