SMS

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Ações de prevenção e combate ao coronavírus terão prioridade

Secretário e outros gestores da SMS discutiram providências relacionadas ao Coronavírus.

Determinação do titular da pasta visa atenuar a transmissão do vírus em Maceió

Com o objetivo de direcionar as ações para prevenção e atendimento dos casos suspeitos e confirmados de Coronavírus em Maceió, o secretário Municipal de Saúde José Thomaz Nonô determinou prioridade nas demandas relacionadas à doença, durante reunião na manhã desta quinta-feira (19).

O encontro contou com a presença de gestores de diversas áreas envolvidas na notificação, prevenção, atendimento e outros cuidados com os usuários do Sistema Único de Saúde de Maceió. “Este é um momento atípico, em que todos os nossos esforços precisam estar concentrados na missão de atenuar, o máximo possível, a contaminação e, consequentemente, a transmissão do vírus. Já definimos e as medidas serão tomadas de imediato, mas com análise diária do panorama do coronavírus em Maceió”, destaca Thomaz Nonô.

Na ocasião, cada setor pontuou as ações estratégicas previstas e as que já estão em andamento, além de informarem a situação geral com relação às questões que envolvem a Covid-19. Entre as providências adotadas durante a reunião, estão a divulgação dos boletins diários e a suplementação da programação anual dos processos de compra. Além disso, quatro médicos serão direcionados à Capital pelo programa do Governo Federal Mais Médicos.

O secretário ainda solicitou, durante a reunião, que fosse divulgado aos gerentes das unidades de saúde que façam pedidos dentro das necessidades do que é ofertado em cada local. “Este não é o momento de estocar medicamentos ou insumos, já que há falta de matéria-prima no mercado pelo aumento da demanda, inclusive na rede privada”.

Para discutir a disponibilidade de leitos, a secretária adjunta Nadja Tenório se reunirá, na tarde de hoje (19), com os hospitais contratualizados com a SMS.

Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Adjunta em Saúde; das Diretorias de Atenção em Saúde, Vigilância em Saúde, Gestão Administrativa, Planejamento em Saúde e Regulação; Chefia de Gabinete, Assessoria Especial e Coordenação de Farmácia.

Informações e orientações sobre o Coronavírus

Covid-19: Consultório na Rua orienta sobre cuidados e prevenção

Vigilância Sanitária estende prazo para renovação de alvarás

Coronavírus: Prefeitura e Governo adotam medidas mais restritivas