SMS

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Coronavírus: SMS alerta população sobre cuidados e prevenção

Com um caso confirmado de coronavírus em Maceió, há uma tendência de que as pessoas que apresentem sintomas de gripe, que se assemelham aos da covid-19, busquem uma unidade básica de saúde ou hospital. Porém, a recomendação dos órgãos de saúde é de que essa procura só aconteça se houver uma acentuação de alguns sintomas.

De acordo com a infectologista da SMS, Mardjane Alves, a recomendação é de que as pessoas se dirijam às unidades se apresentarem febre persistente, dificuldade de respirar, queda da pressão arterial, sonolência excessiva, dificuldade para ingerir líquido, tosse e chiado no peito. “Uma das principais preocupações é justamente as pessoas que não precisam se dirigir a uma UBS ou hospital, aumentando a contaminação da doença”, explica.

O Ministério da Saúde disponibilizou ainda o número 136, da Ouvidoria do SUS, para que os usuários possam tirar dúvidas. A Prefeitura de Maceió decretou emergência em saúde pública e divulgou algumas medidas temporárias de prevenção à pandemia do coronavírus. Confira aqui.

Covid-19

O covid-19 é uma doença provocada por uma família de vírus que causam infecção respiratória. O coronavírus é um novo agente que foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, depois do registro de alguns casos na China.

Os sintomas incluem coriza, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dificuldade para respirar. Apresentam mais risco os idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, insuficiência renal ou doença respiratória crônica.

Como se prevenir?

Os cuidados que a população deve seguir são básicos e devem ser adotados diariamente, pois servem para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir essas infecções.

As orientações são:

• Lavar as mãos com frequência, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou desinfetante a base de álcool;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato com pessoas doentes;
  • Ficar em casa, caso esteja doente, para evitar a transmissão;
  • Cobrir e boca e nariz ao tossir ou espirrar (o que chamam de etiqueta da tosse) ou usar lenço de papel e jogar no lixo e
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

A transmissão da doença acontece de pessoa para pessoa, por meio do ar ou contato com secreções contaminadas, que podem ser gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo com toque (como aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas e também com boca, nariz ou olhos.

Informações e orientações sobre o Coronavírus

Covid-19: Consultório na Rua orienta sobre cuidados e prevenção

Vigilância Sanitária estende prazo para renovação de alvarás

Ações de prevenção e combate ao coronavírus terão prioridade