SMS

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Coronavírus: SMS apresenta fluxo de atendimento em unidades

Usuários serão encaminhados de acordo com estado de saúde e sintomas

Reunião aconteceu na sede da SMS

Com o objetivo de informar gestores e representantes da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou o fluxo de atendimento dos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), durante a sessão do Conselho Municipal de Saúde, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), no Auditório da SMS.

A apresentação foi feita por integrantes da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Atenção à Saúde da SMS. Nara Albuquerque, diretora de Atenção à Saúde, explica que as unidades de saúde serão a porta de entrada para atendimento dos casos suspeitos. “Nas nossas unidades vai ter o acolhimento desse  usuário e, de acordo com os sintomas, o médico irá dar os encaminhamentos. Se for um caso grave, encaminhará para o Hélvio Auto, se for um caso suspeito, será encaminhado para um dos laboratórios das unidades de Referência”, disse.

A diretora ainda reforça que a orientação é que a população evite se direcionar às unidades se apresentarem sintomas de gripe comum, para não sobrecarregar e não aumentar o risco de contaminação.

De acordo com Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, o objetivo do encontro foi mostrar que as ações que a SMS tem realizado e o planejamento em relação ao enfrentamento do Coronavírus. “Conversamos aqui sobre o fluxo de atendimento dentro das unidades básicas de saúde e nas unidades referências, além dos cuidados que as pessoas devem ter em relação à doença”, informou.

A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também foi discutida na reunião. “A gente tem uma preocupação de que muitas pessoas, que não estão doentes, estejam usando máscara sem necessidade. Então, a nossa fala é trazendo conscientização com os líderes que fazem parte desse conselho”, relatou Fernanda.

A diretora acrescenta que Maceió não conta ainda com transmissão comunitária, por isso, é importante avaliar se o usuário viajou ou teve contato com quem viajou para algum lugar de transmissão deste tipo. “Essa é uma avaliação necessária, além dos sintomas”, esclareceu Fernanda.

Informações e orientações sobre o Coronavírus

Covid-19: Consultório na Rua orienta sobre cuidados e prevenção

Vigilância Sanitária estende prazo para renovação de alvarás

Ações de prevenção e combate ao coronavírus terão prioridade