SMS

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Covid-19: SMS reforça medidas de prevenção para servidores

Saúde redobra medidas preventivas para servidores contra o Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Prefeitura de Maceió tem adotado diversas medidas de prevenção diante da pandemia do coronavírus junto à população. Os cuidados com os servidores da saúde também foram redobrados. Além das orientações já repassadas pelo Ministério da Saúde sobre os cuidados diários, também são utilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais que lidam diretamente com o público, de modo a reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções.

Portas dos elevadores recebem dispensers de álcool em gel. Foto: Ascom/SMS

Segundo Rosicleide Barbosa, gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, os cuidados que os profissionais devem ter são os mesmos da população em geral. “A diferença é que eles devem usar os EPIs como forma de garantir uma proteção a mais, já que lidam com usuários os quais se desconhece a situação de saúde. Então máscaras cirúrgicas durante todo o atendimento, luvas, avental, buscando sempre manter uma distância de pelo menos 1 metro. Nas unidades que recebem pacientes com manifestações clínicas de doença respiratória, todos foram orientados quanto à lavagem de mãos e recomendações gerais de prevenção”, explica.

Na sede da SMS, a limpeza do prédio, elevadores, banheiros e demais superfícies que podem ser contaminadas pelo vírus também foi intensificada. Os profissionais responsáveis pela limpeza utilizam máscaras e luvas como forma de proteção. A Diretoria-Geral de Administração (DGA) também instalou dispensers de álcool gel nas portas dos elevadores e banheiros do prédio para que todos tenham acesso à higienização das mãos.

A entrada dos banheiros também recebeu álcool em geral para higienização das mãos. Foto: Ascom/SMS

As recomendações repassadas pelo Ministério da Saúde seguem as mesmas, como lavar as mãos com frequência com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou fazer a desinfecção com álcool gel, evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato com as pessoas doentes, cobrir nariz e boca ou espirrar ou tossir (com um lenço ou utilizando o braço, não as mãos), limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência e ficar em casa, caso esteja doente, para evitar transmissão.

Informações e orientações sobre o Coronavírus

Covid-19: Consultório na Rua orienta sobre cuidados e prevenção

Vigilância Sanitária estende prazo para renovação de alvarás

Ações de prevenção e combate ao coronavírus terão prioridade