SMG

CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Fones: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Mês da Mulher: Prefeitura leva Feira de Serviços ao Calçadão

Feira de Serviços contou com ações de saúde, orientações sobre direitos sociais e atividades de lazer

O Mês da Mulher é marcado também pela tradicional Feira de Serviços no Centro de Maceió. Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Como parte da programação do Mês da Mulher, a Prefeitura de Maceió promoveu, nesta quinta-feira (12), mais uma Feira de Serviços. Desta vez, a feira foi realizada no Calçadão do Comércio, no Centro da capital, onde foram disponibilizadas ações de saúde, orientações sobre direitos sociais e atividades de lazer.

O público teve acesso a serviços como testes rápidos para detecção de doenças, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Marina Toledo – Assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura, Marina Toledo, ressaltou a importância da iniciativa. “A Feira de Serviços leva uma série de serviços da Prefeitura para mais perto da população e a grande circulação de pessoas no Centro permite que mais pessoas sejam beneficiadas. Estamos oferecendo exames de saúde, fisioterapia, estética e beleza. Os trabalhos aqui são especialmente voltados para as mulheres em comemoração ao Mês da Mulher, mas todos podem ser atendidos”, frisou.

Feira de Serviços do Mês da Mulher no Centro de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) esteve presente com serviços como orientações sobre benefícios, a exemplo do Bolsa Família, e informações sobre benefícios aos usuários com deficiência, além da distribuição de panfletos sobre a Lei Maria da Penha.

“Temos muitas mulheres com deficiência e que precisam de uma política específica.  Hoje também passaram diversas mulheres vítimas de violência doméstica. Muitas delas dependem financeiramente do esposo, o que acaba deixando-as reféns dessas violações. Todas essas denúncias foram colhidas e encaminhadas aos órgãos de enfrentamento desse problema”, explicou coordenadora de Políticas para as Mulheres da Semas, Daniela Lamenha.

A dona Renê Fontes, de 56 anos, aproveitou os serviços oferecidos no calçadão do Comércio. “Já fiz o teste da glicemia, medi a pressão, me pesei e aproveitei para dançar. Todas as mulheres devem olhar para si, se cuidar e se amar”, recomendou.

A senhora Zélia  Brito, de 57 anos, também parou para ser atendida. “Já fiz tudo aqui, só não fiz a maquiagem porque não gosto, o resto fiz tudo, testes rápidos e exames. Amei a iniciativa da Prefeitura”, comentou.

Estandes da Secretaria Municipal de Economia (Semec) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ/AL) estiveram à disposição para levar orientações.

Feira de Serviços no Centro de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para oferecer tantos serviços, a Prefeitura de Maceió conta com parcerias importantes, como a Universidade Tiradentes (Unit). “Essa é uma parceria que tem funcionado e que acontece não só em março, mas durante todo o ano. Ganha a população e também a universidade, que traz os alunos para ver como as coisas funcionam na prática”, destacou a professora de Enfermagem, Marta Cavalcante.

O mês da mulher é marcado com feira de serviços no Centro de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Quem compareceu também pode levar para casa mudas de árvores disponibilizadas pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). A programação foi animada pela drag queen Paty Maionese, que promoveu até um desfile improvisado com as mulheres durante os tratamentos de beleza da Natura, uma das parceiras do Município no Mês da Mulher.

Participam da Feira de Serviços, além dos órgãos municipais, o Sesc Alagoas, Faculdade Estácio, Hapvida, AME, Hospital Cliom, Natura, Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), Centro Universitário Unit, Uninassau, Unimed, e Sest/Senat.

Mês da Mulher

Este ano, o Mês da Mulher foca na diversidade feminina, além de reforçar a importância dos cuidados com a saúde e o autocuidado. Tendo como tema “Por Todas Elas”, a campanha inclui ações esportivas, sociais e de lazer, atenção à saúde e à garantia de direitos da mulher.

Secom Maceió