SEMEC

Secretaria Municipal de Economia

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL
CEP: 57020-380 // Fone: (82) 3312-5050 / atendimento@semec.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Central de Atendimento ao Contribuinte: (82) 3312-5060

Órgão leva orientação jurídica a mulheres na Feira de Serviços

Orientação jurídica é prestada no Centro por meio de parceria com Associação de Mulheres de Carreira jurídica. Foto: Ascom Semec

Parceria da Semec com Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica serviu para esclarecer dúvidas

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Economia (Semec), em parceria com Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), em especial a comissão de Direitos Científicos e Culturais da ABMCJ, disponibilizaram orientação jurídica às maceioenses durante a Feira de Serviços realizada na quinta-feira (12), no Calçadão do Centro, das 8h às 14h. A feira ofereceu também outros serviços como testes de saúde, maquiagem, massagens e sorteios de brindes.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas da Semec, Evânia Titara, a secretaria está engajada nos direitos da mulher com o objetivo de esclarecer suas dúvidas, pontuar onde elas devem buscar esses direitos e até mesmo a solução. “Já estamos há algum tempo nessa parceria com a ABMCJ, mas na Feira de Serviços, particularmente, quisemos nos dispor a ajudar as mulheres do município com qualquer problema que elas levassem para nós. Foram oferecidas orientações sobre lesão corporal, violência contra mulher, aplicabilidade da lei Maria da Penha, divórcio, pensão alimentícia, e outros serviços”, disse Evânia.

A presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Josefa Amorim, destacou a importância desse serviço prestado à população pela instituição. “É muito importante para nós, porque nossa luta é exatamente a favor das mulheres, em especial as mulheres de carreira jurídica. Quando nós fomos procuradas pela Prefeitura para entrarmos em parceria, para nós, foi um privilégio muito grande. Então, eu no momento como presidente da associação, tenho que preservar isso, principalmente informando da aplicabilidade da Lei Maria da Penha, a favor de todas”, explicou a presidente que também faz parte do corpo de servidores da Semec.

Eliane Afonso que estava no Centro, aproveitou para esclarecer dúvidas sobre um divórcio na mesa de orientação jurídica. “Achei muito bom, muito esclarecedor. Por coincidência, já havia procurado a ABMCJ para tirar umas dúvidas que eu tinha e não encontrei. Hoje, vindo ao centro, encontrei a comissão e pude esclarecer tudo sobre meu divórcio”, concluiu Eliane.

Este mês, a prefeitura traz sua programação focada na diversidade feminina, com o tema “Por Todas Elas”. A campanha leva para diversos pontos da cidade, atividades esportivas e de lazer, atenção à saúde da mulher, promoção de autocuidados e seminários.

Ao longo do mês, serão promovidas outras ações, como a exibição do filme “Minha Mãe é Uma Peça 3” para as servidoras municipais, dia 18, no Cinesystem, às 9h. No dia 26, às 19h, treze mulheres serão homenageadas com a entrega do prêmio Selma Bandeira, no Cine Arte Pajuçara, e dia 31, terá “Seminário Violência Contra a Mulher: Novos Olhares e Perspectivas de Atuação”, no auditório do Senac.

A programação completa está disponível aqui.

Nathália Cezário (estagiária)/Ascom Semec