SEMAS

CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Projeto Pare: ação é realizada no Terminal no Benedito Bentes

Mais uma ação do Projeto Pare, executado pela Coordenação da Defesa da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi realizada, nesta segunda-feira (16), no Terminal de Ônibus do Benedito Bentes. A ação destaca a importância de denunciar os diversos casos de violência contra a mulher, em especial o assédio em transportes públicos, e faz parte da programação da Prefeitura de Maceió para o Mês da Mulher.

Projeto Pare levou ações na área de saúde. Foto: Ascom Semas

Conforme a coordenadora de Defesa da Mulher da Semas, Daniela Lamenha, o Projeto Pare é muito importante para a sociedade, pois apresenta ações que envolvem questões sobre a saúde, assim também como questões jurídicas, além de prevenção à violência contra mulheres. “Toda mulher merece ser cuidada e respeitada. A nossa intenção é mobilizar e prevenir o máximo de mulheres possíveis sobre os seus direitos, além de explicar sobre como elas podem acessá-los nos casos de violência”, disse.

Durante a ação, a Secretaria realizou diversas atividades no Terminal. Na área da saúde, alunos e professores do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram aferição de pressão e deram orientações sobre saúde e violência contra a mulher e a pandemia do coronavírus.

Passageiros foram orientados sobre violência contra a mulher. Foto: Ascom Semas

Os conselheiros tutelares da X Região do Benedito Bentes I também estiveram presentes na ação e deram orientações sobre os direitos da criança e do adolescente.

As equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Benedito Bentes participaram e mobilizaram a população sobre violência contra a mulher e informaram sobre os serviços ofertados na unidade. Já as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira e Cidade Sorriso orientaram os usuários sobre serviços que são disponibilizados pela Semas, como o Programa Primeira Infância Cidadã, Cadastro Único(CadÚnico), Benefício de Prestação Continuada e outros.

Na parte cultural, os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Juvenópolis realizaram apresentações orientadas pelo professor de teatro da Semas, Alderir Souza, para alertar os usuários dos transportes coletivos sobre a violência contra a mulher e o assédio nos ônibus.

Adolescentes do SCFV apresentaram peça sobre violência contra a mulher

Os motoristas e cobradores dos ônibus foram orientados, pela chefe de operações, Zeina Oliveira, da 2ª Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher (DEDDM II), sobre como lidar com os casos de importunação sexuais que acontecem dentro do transporte público. “Nós estamos aqui orientando todas as mulheres e também os cobradores e motoristas, não apenas no sentido de preservação à saúde, como também sobre a questão jurídica, pois, infelizmente os casos de violência sexual dentro dos transportes têm crescido muito. E é de extrema importância que não só a vítima como os motoristas e cobradores saibam o que fazer nessa situação”, explicou.

2ª Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher deu orientações a passageiros, motoristas e cobradores. Foto: Ascom Semas

A passageira dos transportes coletivos, Helena Santos, de 58 anos, disse que ficou muito feliz pelos serviços que foram disponibilizados. “ É muito importante também alertar a população sobre os casos de violência contra a mulher e como denunciar”, falou.

A ação do Projeto Pare que seria realizada na segunda-feira (23), na Rodoviária de Maceió, no bairro do Feitosa, das 8h às 14h, foi cancelada devido à pandemia do Coronavírus.

Maria Maia (Estagiária)/ Ascom Semas