feed

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Fones: (82) 3312-5270 | 3312-5277 (disque-denúncia) | 3312-5289 (ouvidoria)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153

Mês da Mulher: servidoras participam de roda de conversa

 

Ação faz parte da programação pelo Mês da Mulher

 

Nesta sexta-feira (13), as servidoras da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) participaram de um dia especial com música ao vivo, palestras, brindes e dinâmicas. A manhã começou ao som do saxofone, tocado por um dos integrantes da Banda da Guarda Municipal, o GM Walter Douglas, que passou nas salas do órgão para convidar todas as mulheres ao auditório.

Programação incluiu música, dinâmicas, momento de beleza. Fotos: Ascom Semscs

De forma dinâmica, o evento começou com a distribuição de fichas para design de sobrancelhas, que aconteceu do lado do auditório, enquanto do outro lado da sala, já estavam iniciando uma sessão de cuidados com a pele para as servidoras. No centro da sala, a roda de conversa – intitulada Só Para Mulheres – foi mediada pela assessora de comunicação da Semscs, Ana Cristina Brito, com a participação da fiscal de posturas Renata Keyla, da psicóloga Micheline Falcão e da guarda municipal Cristiana Roberta.

A palestra foi iniciada pela coordenadora de Fiscalização de Comércio de Ambulantes da Semscs, Renata Keyla de Amorim, que falou dos desafios enfrentados pelas mulheres. “O mundo mudou e a mulher também acompanhou essa mudança. Hoje temos uma compreensão melhor que as tarefas do lar e a responsabilidade da casa não são mais consideradas uma atividade exclusiva da mulher. Também é importante lembrar que, em meio meio a tantos papéis que as mulheres desenvolvem diariamente, é necessário termos equilíbrio, pois isso é essencial para não esquecermos de nós mesmas”, destacou a coordenadora.

Programação incluiu música, dinâmicas, momento de beleza. Fotos: Ascom Semscs

A segunda convidada foi a psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental, Micheline Falcão, que falou sobre a importância de procurar equilíbrio e abordou o tema `Sou Mulher e Tenho Limites’. “Precisamos ter a consciência de olharmos mais interiormente para cada uma de nós, já que somos esposas, ao mesmo tempo que somos mães, donas de casa e profissionais. A mulher atual tem uma jornada de atividades muito extensa e precisamos limitar e cuidar mais de nós. Caso contrário, sabemos que alguns prejuízos emocionais e físicos podem surgir”, ressalta a psicóloga.

A terceira palestrante foi a enfermeira e guarda municipal, Cristina Roberta Cordeiro dos Santos, que deu noções de primeiros socorros.  “Nós mulheres somos muitas em uma, o que torna ainda mais importante termos noções sobre atendimento pré- hospitalar”, explicou.

As guardas municipais, Givanilda Amancio e Maria Madalena Vieira, participaram do evento e falaram da importância dos assuntos abordados nas palestras. Elas também comentaram sobre suas rotinas diárias, que apesar de diferentes, têm muitas atribuições em comum.

“Gostei de terem tocado no assunto saúde mental e o quanto é importante termos algum acompanhamento psicológico para equilibrar nossa rotina agitada. Eu sou mãe, avó, e trabalho na Guarda Municipal há 17 anos. Acordo às 5 horas da manhã todos os dias, e entre cuidados com meu neto, afazeres da casa e meu trabalho na Guarda, ainda encontro um tempo para ir na Missa”, conta a guarda Maria Madalena Vieira.

A guarda municipal Gilvania tambem falou sobte as atribuições. “Trabalho na recepção do quartel. Em outros momentos, cuido da casa, tenho minha rotina de caminhadas e como sou a única da família que não casou e nem teve filhos, cuido das demandas que minha mãe – com 80 anos – necessita, como marcação e acompanhamento em médicos e todo o suporte que ela precisa”, detalha.

“Acredito que o evento em homenagem ao dia da Mulher foi especial para todas que estavam presentes, a organização e servidores que contribuíram realizaram um excelente trabalho. Acredito que cumprimos nosso objetivo de proporcionar uma manhã diferente e agradável para as servidoras, para que elas pudessem se sentir valorizadas. É importante termos esses momentos de integração”, diz o coordenador-geral de Gestão com Pessoas, Luís Santana, um dos coordenadores do evento.

Ascom Semscs

 

 

Ascom Semscs

bg azul