SMS

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

USF João Sampaio promove ações no Mês da Mulher

No último sábado, Unidade de Saúde realizou ações comemorativas com as usuárias

Durante o mês de março, diversas unidades de saúde do município estão mobilizadas em torno das ações do Mês da Mulher. Promovido pela Prefeitura de Maceió, o evento busca intensificar ações de saúde, sociais, de lazer e de garantia de direitos voltadas para o público feminino. No último sábado (14), foi a vez da Unidade de Saúde da Família (USF) João Sampaio, localizada no bairro do Petrópolis, promover diversas atividades junto às usuárias do serviço.

Ações do Mês da Mulher na USF João Sampaio

USF João Sampaio realizou ações para usuárias da unidade. Foto: Equipe – USF João Sampaio

A programação foi elaborada pela direção e por servidoras da unidade. “Contamos com atividades como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para detecção de HIV, Aids e Hepatites Virais, vacinação, realização de citologia e palestras em sala de espera onde foram fornecidas orientações sobre cuidados integrais com a saúde. As usuárias também participaram de momentos de lazer com aulão de zumba, distribuição de lanches saudáveis e brindes”, afirmou José Eugênio Mendes, gerente administrativo da USF João Sampaio.

A usuária da unidade, Marta Maria dos Santos, participou e aprovou as ações de sábado. “Esse projeto é muito bom, as profissionais acolhem a gente muito bem. Hoje arrumei os cabelos, teve sorteio de brindes, estou me sentindo muito melhor e mais bonita”, disse. A usuária conta ainda que essas ações são muito importantes para sua saúde mental, pois foi com o cuidado dos profissionais da unidade de saúde que ela está melhorando de um quadro de depressão.

Ações do Mês da Mulher na USF João Sampaio

Marta Maria dos Santos, usuária da Unidade aprova as ações realizadas pelos profissionais. Foto: Equipe – USF João Sampaio.

As atividades foram realizadas pelas enfermeiras Maria Lúcia Rodrigues, Dayse da Silva e a assistente social Andréa Batista com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) 9, da Gerência-Geral dos Distritos Sanitários, Gerência de Saúde da Mulher da SMS e Grupo de Trabalho (GT) Cultura da Paz, ligado à Diretoria de Atenção à Saúde da SMS.

As atividades seguem até o final do mês com as unidades de saúde trabalhando focadas em ações preventivas com a intensificação de exames citopatológicos e encaminhamento de lesões alteradas, dentro da campanha do Março Lilás, que faz parte das ações do Mês da Mulher, para lembrá-las do cuidado contínuo com a saúde.

Outras atividades

Durante a semana, a USF João Sampaio também promoveu palestras sobre Direitos da Mulher Gestante com distribuição de material educativo referente ao direito da gestante ao acompanhamento durante o parto com a assistente social Andréa Batista; palestras sobre o pré-natal odontológico; rodas de conversa sobre índices de feminicídio com as enfermeiras Dayse Lins e Maria Lúcia Rodrigues, que também discutiram sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero e realizaram rodas de conversa sobre lavagem de mãos e prevenção ao coronavírus.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS