feed

SEMELJ

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

Sede administrativa: Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235 -
CEP: 57022-180 // Fone: (82) 3312-5800 | Vila Olímpica: Av. Alice Karoline, 43, Cidade Universitária. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Turismo: Comtur discute implantação de protocolo de medidas sanitárias

Videoconferência foi conduzida pelo gestor da Semtel

A Prefeitura de Maceió realizou, nesta sexta-feira (15), mais uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Entre as pautas relacionadas ao setor em meio à pandemia, o encontro marcou o avanço da discussão com as entidades do trade turístico local sobre a criação e implantação de um protocolo de medidas sanitárias para as adaptações relacionadas ao acesso a atrativos, bem como aos mais diversos serviços turísticos como hotelaria, receptivos, bares e restaurantes.

Conselho Municipal de Turismo se reúne via videoconferência para alinhar ações do setor

O encontro, primeiro de 2020 e que precisou ser adiado anteriormente em razão da pandemia, aconteceu por meio de uma videoconferência e foi conduzido pelo gestor da Semtel e presidente do conselho, Jair Galvão. Na oportunidade, o secretário atualizou os integrantes do Comtur sobre uma agenda de ações voltadas ao segmento turístico e estratégias programadas para a retomada gradativa do setor, que pode ter início no segundo semestre, com um possível aumento das operações aéreas.

O protocolo já deve começar a ser formulado a partir da próxima semana, quando será realizada uma série de reuniões com representantes dos segmentos turísticos. A ideia é promover o diálogo com a administração municipal, que deverá entender as especificidades de cada atividade e avançar na aplicação de medidas direcionadas.

De acordo com o titular da Semtel, é fundamental a consolidação de um planejamento para o período pós pandemia onde a administração municipal e as entidades do segmento estejam alinhadas na adoção de novos protocolos sanitários como uma inovação e diferencial do destino Maceió.

“Estamos fazendo um acompanhamento diário das medidas adotadas as atividades turísticas, estudando destinos que já começaram a flexibilizar o isolamento social e traçando um planejamento focado em protocolos sanitários específicos que demonstrem aos nossos visitantes um nível de preparação do destino à nova realidade imposta pela pandemia. Isso se dará a partir da adoção de procedimentos para que a gente consiga se comportar à altura das expectativas dos turistas que irão nos visitar, de forma segura e transparente”, pontuou Galvão.

Gestor da Semtel durante videoconferência

Nomeado de Protocolo Experimente Maceió, a proposta reúne uma série de esforços realizada a fim de ampliar as medidas de segurança e higienização específicas para atender a todos os segmentos possíveis, incluindo, por exemplo, os permissionários da orla marítima, assim como serviços de táxi e de transporte por aplicativo.

Semtel apresenta avanço em projetos

A reunião serviu ainda para que a equipe técnica da Semtel pudesse apresentar a consolidação de ações promocionais já ativas e trabalhadas no período pós-pandemia, como a plataforma da campanha Maceió Até Você, aliada ao monitoramento de dados turísticos do Observatório do Turismo de Maceió e a atualização de uma capacitação online de agentes de turismo. Entraram na pauta ainda a adaptação ao meio digital dos projetos Turismo do Saber e Habla Maceió.

Na oportunidade, a equipe da pasta apresentou também a evolução de algumas ações voltadas à estruturação do destino, como o início das obras dos módulos dos banheiros da orla, as melhorias no espaço do Centro Pesqueiro do Jaraguá, finalização do projeto de Sinalização Turística de Maceió, revitalização do Mirante São Gonçalo e aquisição de novos equipamentos para o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel, além da edição do Natal dos Folguedos deste ano e a tradicional queima de fogos no Réveillon.

A reunião contou com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal), Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur-Al), Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), Sesc e Porto de Maceió.

Luiz Rios/ Ascom Semtel

bg azul