SEMED

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Alunos da Ejai divulgam venda de produtos caseiros e serviços no Instagram

Estudantes descobriram com ajuda de professora alternativas para garantir a renda durante pandemia de Covid-19

Com o isolamento social devido à pandemia de Covid-19, alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal Frei Damião, localizada no Benedito Bentes, passaram a divulgar no Instagram da unidade https://www.instagram.com/freidamiao_of/ , nos destaques com o nome loja virtual, produtos caseiros e serviços com o objetivo de ganhar uma renda extra na comunidade que moram.

Os produtos e serviços produzidos pelos alunos da escola Frei Damião estão sendo divulgados na parte dos destaques no instagram da escola

A iniciativa surgiu de uma reunião virtual da professora Nezilda do Nascimento Silva Pauferro com seus alunos da 2ª série da Ejai. “Tudo teve início quando eu comecei trabalhar o tema coronavírus com meus alunos. Eu estava muito preocupada com a saúde e com a vida deles. Então foquei no tema e passei a dar informações em nosso grupo virtual e explicar sobre os cuidados, prevenções, riscos e a necessidade do distanciamento social, a importância do uso de máscaras e como lavar bem as mãos”, disse.

A professora explicou que após passar essas informações percebeu na fala dos alunos os relatos de dificuldades financeiras que suas famílias estavam vivendo. “Nesse diálogo, eles falaram sobre a renda familiar. A gente sabe que nossos educandos da Ejai muitos vivem em situações de vulnerabilidade e com a pandemia isso ficou mais visível. Eu comecei a perguntar sobre suas ocupações antes e durante a pandemia. Muitos disseram que estavam fazendo quentinhas, bolos, doces e tinham dificuldades para vender. Foi aí que surgiu a ideia da loja virtual”, comentou.

Os serviços de jardinagem também fazem parte dos itens que estão sendo produzidos pelos alunos
A produção de máscara também está gerando uma renda para alunos da escola
Print da divulgação da loja virtual da escola.

A professora disse ainda que após essa conversa com os alunos houve uma reunião virtual com a diretora e a coordenadora pedagógica da escola, que aprovaram a ideia. A partir daí tudo começou a ganhar forma.

Para Elaine Cândido dos Santos, mãe do estudante Leandro Cândido dos Santos da 2ª série da Ejai, esta foi a oportunidade que eles estavam esperando neste momento tão difícil. “Agradeço muito a professora em divulgar o nosso trabalho na loja online. O meu filho não está na escola por causa dessa pandemia, mas ele está tendo aulas online e está fazendo todas as tarefas. Quando ele comentou sobre a loja virtual, achamos uma ótima ideia de vendermos nossos produtos. Através da da loja online estamos vendendo nossos produtos pra manter nossa casa e nossos filhos”, agradeceu.

João de Oliveira Filho Ascom/Semed

Os bolos são um dos produtos caseiros mais vendidos
Divulgação da produção de bolos