SEMED

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Matemática: audioaulas ensinam a resolver situações do cotidiano

Alunos aprendem a usar o dinheiro e solucionar diferentes problemas do dia a dia

Durante o período de social, provocado pela pandemia de Covid-19, é importante dinamizar o aprendizado e manter os vínculos com os alunos. No ensino da Matemática, uma disciplina tão presente no dia a dia, não seria diferente. E tem sido assim, de uma forma leve, com situações do cotidiano, que professores da Rede Municipal de Educação têm produzido as audioaulas para o Programa Rádio Escola Maceió.

As audioaulas de Matemática têm como objetivo proporcionar aos estudantes interações com diferentes conceitos da disciplina, utilizando elas no seu cotidiano para resolver diferentes problemas. Desta forma, o aluno usa situações corriqueiras e de seu ambiente familiar para solucionar questões simples e de contextos universais como o uso do dinheiro, brincadeiras envolvendo contagem, leitura, uso de diferentes medidas comuns no dia a dia e outros temas importantes para o desenvolvimento integral da criança.

Tendo como parâmetro as dimensões afetivas, cognitivas, sociais, econômicas e culturais que são exibidas ao longo do ano, os professores promovem a interação com os estudantes, deixando eles mais próximos da escola, de acordo com suas possibilidades, mesmo estando fisicamente fora dela.

As audioaulas de Matemática têm conseguido retorno positivo dos alunos. Muitos enviam cartas aos professores. Liedson Goiania Lins, estudante do 4° ano da Escola Municipal Paulo Bandeira, está acompanhando as aulas pelo rádio e conta que conseguiu entender o que o professor explicou. “Eu ouvi a aula pela rádio e achei muito interessante o conteúdo sobre Matemática que foi ao ar. Foi preciso ter muita atenção e mesmo assim entendi com clareza”, contou.

Leonardo André (Estagiário)/ Ascom Semed