feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Seminário orienta sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho

Seminário ocorre de maneira on-line e será realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Os transtornos mentais e do comportamento vêm aumentando significativamente em nossa sociedade e têm sido das principais causas de sofrimento e/ou afastamentos das atividades laborais das pessoas em idade produtiva, principalmente no atual contexto da pandemia. Buscando promover uma ampla discussão sobre o tema, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove na próxima sexta-feira (30), de 9h às 11h, o VIII Seminário de Saúde Mental Relacionada ao Trabalho.

Foto: Cerest/Divulgação

Com o tema “Transtornos mentais no trabalho em tempos de pandemia”, o seminário ocorre de maneira on-line em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a transmissão será feita através do canal do Youtube PROGEP/UFAL.

De acordo com Karoline Félix, psicóloga do Cerest e mediadora do evento, o seminário deste ano não poderia deixar de falar sobre a pandemia. “Iremos discutir o que estamos passando e como ela impacta na saúde mental do trabalhador. Apesar de tudo ser muito novo quando se fala a respeito do Covid-19, tentaremos fazer uma abordagem mais próxima da ciência possível, visto que todo o conhecimento científico ainda está em processo de construção”, explica.

Para os interessados em participar, é necessário fazer uma inscrição prévia por meio do site: https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/login. O certificado de participação no evento será garantido mediante essa inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3312-5577 ou pelo e-mail: cerest-programaestrategico@sms.maceio.al.gov.br.

Palestrantes

– “A importância da notificação de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho nas emergências em saúde pública”, com Anne Caroline Luz Grüdtner da Silva (Graduada em Fisioterapia, especialista em Saúde Pública, mestre e doutora em Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Saúde da Mulher, Ergonomia e Saúde Coletiva. Trabalha na Coordenação de Saúde do Trabalhador no Ministério de Saúde).

– “A experiência de um projeto de pesquisa sobre condições de saúde e de trabalho durante a pandemia da covid-19 dos técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde de uma Secretaria Municipal de Saúde de Alagoas”, com Kelly Walkyria Barros Gomes (Graduada em Nutrição e Mestra em Nutrição Humana. Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde. Atualmente é nutricionista da Gerência de Promoção e Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió).

Mediadora – Karoline Félix da Silva (Graduada em Psicologia, com MBA em Gestão de Pessoas e especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental. Atualmente é Psicóloga do CEREST Regional Maceió e do Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador da UNCISAL).

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

]]>

bg azul