feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Campanhas de vacinação são prorrogadas até 27 de novembro

Confira unidades de saúde onde as vacinas estão disponíveis em Maceió

As campanhas de vacinação contra poliomielite (crianças de 01 a 04 anos), multivacinação para atualização do esquema vacinal (crianças e adolescentes até os 15 anos) e contra o sarampo (adultos de 20 a 49 anos) foram prorrogadas até 27 de novembro nas unidades de saúde de Maceió.

A vacinação drive thru está acontecendo no Pátio Shopping, no Benedito Bentes Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, o Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, mas, com relação ao sarampo, houve a reintrodução do vírus. 

“Isso aconteceu em 2018 e desde então a circulação do vírus do sarampo se mantém ativa, tendo Maceió, em 2020, um caso de sarampo confirmado. Diante deste cenário, é importante que a população procure uma unidade de saúde mais próxima para atualização da situação vacinal, assim reduzindo o risco de reintrodução do poliovírus selvagem, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças”, disse.

Dados da Gerência de Imunização da SMS, que seguem sendo atualizados, apontam que a campanha de vacinação de poliomielite vacinou 12.882 crianças (22,25%). Já a do sarampo imunizou 76.594 adultos de 20 a 49 anos. 

Em caso de sintomas respiratórios ou febre, as pessoas não devem buscar a vacinação, precisando respeitar o período de 14 dias de isolamento e, após isso, estarem há pelo menos três dias sem sintomas para se vacinarem.

Confira as unidades de saúde

Ascom SMS

]]>

bg azul