feed

SMG

Secretaria Municipal de Governo

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Fones: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Prefeitura de Maceió homenageia mulheres com Troféu Selma Bandeira

Nove das treze homenageadas pelo Troféu Selma Bandeira em sessão de fotos para a premiação. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió promove anualmente a premiação do Troféu Selma Bandeira, como parte da programação do Mês da Mulher, em março. Este ano, devido ao cenário de pandemia, a solenidade para entrega dos troféus foi suspensa e a honraria será entregue individualmente a cada homenageada.

Inicialmente, o troféu seria entregue no dia 26 de março, mas a solenidade foi suspensa em decorrência da pandemia. Em novembro, com a redução do número de casos, a Prefeitura havia reprogramado a entrega para o início de dezembro, mas com o recrudescimento da pandemia, a realização de uma solenidade presencial tornou-se inviável. Parte das homenageadas chegaram a participar da sessão de fotos para o prêmio, mas esse trabalho também não foi concluído.

 “Infelizmente este ano não conseguimos realizar a cerimônia de premiação como de costume, mas iremos entregar o troféu na casa de cada uma delas. A intenção é homenagear estas treze mulheres mesmo à distância”, pontuou a assessora especial de Políticas Especiais da Prefeitura de Maceió, Marina Toledo .

Confira a lista de homenageadas este ano por categoria:

1. Filantropia: Agarina Mendonça Vasconcelos – Procuradora e Ativista Social;

2. Literatura: Cristina de Macedo – Escritora;

3. Serviço público municipal: Elen Oliveira – Jornalista e Servidora;

4. Política: Jó Pereira – Deputada Estadual por Alagoas;

5. Empreendedorismo Empresarial: Lucia Bastos – Empreendedora;

6. Educação: Valéria Correia – Professora;

7. Defesa dos Direitos e da Cidadania: Marilma Torres – Advogada e Procuradora;

8. Artes Plásticas: Marta Arruda – Artista Plástica;

9. Música: Mel Nascimento – Musicista;

10. Preservação da Cultura Popular: Mãe Mirian – Sacerdotisa;

11. Gestão Pública Municipal: Sheyla Barros – Gestora Pública e Assistente Social;

12. Pesquisa: Suzann Flavia Cordeiro de Lima – Pesquisadora;

13. Artes Cênicas: Waneska Pimentel – Artista cênica e Advogada.

Troféu Selma Bandeira

O Troféu Selma Bandeira é conferido às mulheres pela importância de sua participação na construção de uma  sociedade mais justa e igualitária. Criado por meio do Decreto nº 6393/2004, o Troféu Selma Bandeira homenageia as mulheres que estão em plena atividade e que desenvolvem ações relevantes nos segmentos de Pesquisa, Politica, Filantropia, Educação, Serviço Público Municipal, Empreendedorismo Empresarial, Defesa dos Direitos da Cidadania, Preservação da Cultura Popular, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Literatura e Gestão Pública.

A homenagem reaviva a postura ética e combativa da médica e deputada Selma Bandeira (1944-1986), defensora da cidadania e de melhores condições de vida para a população alagoana, dos direitos e da igualdade para as mulheres.

Revestida de reconhecimento, gratidão e respeito, esta homenagem é conferida anualmente a 13 mulheres de diferentes segmentos que são escolhidas por um comitê deliberativo pela representatividade em suas atribuições.

Secom Maceió

bg azul