feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Vacinação: Plano Municipal de Imunização e dúvidas frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES

QUANTAS DOSES DE VACINA E QUANTAS PESSOAS SERÃO IMUNIZADAS?

Neste primeiro momento, a Secretaria de Saúde de Maceió recebeu 12.465 doses que serão aplicadas na mesma quantidade de pessoas, já que a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas armazenou a quantia necessária para a segunda dose.

Na segunda remessa foram recebidas 6.800 doses da AstraZeneca/Oxford, destinada aos idosos acima dos 85 anos

Na terceira remessa foram recebidas mais 3530 doses da Coronavac, destinadas ao público de 83 anos ou mais.

QUEM SERÁ VACINADO AGORA?

Com as 12.465 doses de Coronavac recebidas serão imunizados os idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e profissionais de saúde das UPAs, PAM Salgadinho, Unidades de Referência em Síndrome Gripal e alas exclusivas Covid dos hospitais.

A vacinação com a Coronavac será feita nos locais onde estão essas pessoas, ou seja, unidades de saúde e ILPIs, com as equipes volantes da SMS. Não serão distribuídos drive-thru e pontos fixos de vacinação para este público.
Os profissionais das unidades de saúde que ficam em Maceió, mas pertencem ao estado, serão imunizados pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas.

Com o recebimento de 6.800 doses da AstraZeneca, idosos acima dos 85 anos serão imunizados, a partir do dia 28 de janeiro (quinta-feira), nos postos fixos do Shopping Pátio (Benedito Bentes) e Maceió (Mangabeiras), além do drive-thru do Estacionamento do Jaraguá.

Já com as novas doses da Coronavac, idosos acima dos 83 anos poderão ser imunizados, a partir do dia 9 de fevereiro, nos postos fixos do Shopping Pátio (Benedito Bentes) e Maceió (Mangabeiras), além do drive-thru do Estacionamento do Jaraguá, das 10h às 16h.

COMO ESTÁ SENDO PROGRAMADA A DIVISÃO DA 1ª FASE?

Tendo em vista a necessidade de manutenção da integridade do sistema de saúde, os primeiros a receberem a vacina serão os profissionais de saúde. Dentre o grupo de profissionais de saúde, foram organizados os locais de acordo com o grau de risco de infecção para que sejam contemplados à medida que as vacinas forem disponibilizadas.

Os idosos das instituições de longa permanência também são considerados grupos de alto risco para o contágio da Covid-19.

Já os idosos de 85 ou mais foram contemplados com o recebimento das primeiras doses da AstraZeneca pelo potencial de evoluir para casos graves da doença. Em seguida, os idosos de 83 anos ou mais.

A estratificação da 1ª fase do Plano Municipal de Imunização segue o que foi contemplado pelo Plano Estadual de Imunização.

JÁ EXISTEM POSTOS FIXOS DE VACINAÇÃO?

Para a vacinação dos idosos acima dos 85 anos serão instalados postos, a partir da quinta-feira (28), das 10h às 16h, nos seguintes locais:

Postos fixos:
Maceió Shopping (Mangabeiras)
Pátio Shopping (Benedito Bentes)
Drive-thru
Estacionamento do Jaraguá

COMO SERÁ O CADASTRAMENTO DE IDOSOS ACAMADOS?

O Cadastramento será feito, das 8h às 17h, no telefone 3312-5589 e e-mail acamados83mais@sms.maceio.al.gov.br, a partir do dia 8 de fevereiro (segunda-feira). As informações necessárias para o cadastro são: Nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável.

QUAIS DOCUMENTO DEVO LEVAR?

Documento com foto e CPF

QUANDO IDOSOS DA POPULAÇÃO EM GERAL SERÃO VACINADOS?

Idosos dos 75 anos aos 82 anos deverão ser imunizados quando chegarem mais doses das vacinas. Já os de 60 a 74 anos serão contemplados na fase seguinte, conforme Plano Municipal de Imunização.

DEVO PROCURAR UMA UNIDADE DE SAÚDE PARA ME VACINAR?

Não. A vacinação acontecerá com públicos específicos, por meio das equipes volantes, drive-thru ou postos fixos de vacinação.

QUAL A PREVISÃO DA VACINAÇÃO DO RESTO DA POPULAÇÃO?

Conforme recebimento das doses, a vacinação será ampliada de acordo com a ordem estabelecida no Plano Municipal de Imunização

QUAIS SÃO AS FASES PARA A VACINAÇÃO?

O Plano Municipal de Imunização segue o determinado pelo Plano Nacional de Imunização

1ª fase – profissionais da área de saúde, idosos das Instituições de Longa Permanência e idosos acima dos 75 anos.

Subdivisão:
Profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19 e idosos das ILPIs;
Idosos acima dos 85 anos
Idosos acima dos 83 anos
2ª fase – Idosos de 60 a 74 anos
3ª fase – Pessoas com comorbidades

QUAIS AS RESTRIÇÕES PARA A VACINAÇÃO?

  • 14 dias de intervalo para qualquer vacina que tenha recebido nos últimos dias (a exemplo: dT [difteria e tétano], Hepatite B, etc.);
  • Pessoas que tiveram COVID-19 precisam aguardar a melhora total do quadro, com pelo menos 30 dias de intervalo do início dos sintomas ou da coleta da amostra do RT-PCR positivo (detectável);
  • Pessoas com febre ou sintomas sugestivos da infeção pelo coronavírus precisam aguardar a melhora do quadro, cumprindo o isolamento.
  • Pessoas em uso de corticosteroide por tempo prolongado (mais de 14 dias), em dosagem superior a 20 mg/dia, ou drogas imunossupressoras precisam aguardar o término do tratamento (de 30 a 90 dias a depender da droga) para receber qualquer vacina.
  • Pessoas com doença reumatológica imunomediada ou outras doenças em uso de corticosteroide contínuo diário necessitam de avaliação do médico que a acompanha para autorização da vacinação (levar prescrição médica).

Para ter acesso ao arquivo do Plano Municipal de Imunização, clique aqui.

bg azul