feed

DEFESACIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Fone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Defesa Civil Municipal e Estadual discutem monitoramento de Maceió

Durante a reunião foram destacados os processos relativos aos dois órgãos

Apesar de possuírem áreas de atuação geográficas distintas, as ações realizadas pela Defesa Civil Municipal e Estadual se entrelaçam em pontos específicos, principalmente dentro das questões ligadas à capital alagoana. Ambos os órgãos são responsáveis pela análise dos graus de risco da cidade e possuem a função máxima de salvaguardar a vida da população. Em reunião técnica ocorrida nesta quarta-feira (03), os gestores das duas coordenadorias, Abelardo Nobre e Moisés Pereira, discutiram o monitoramento dos bairros de Maceió.

Durante a ocasião foram destacados os processos relativos aos dois órgãos, que perpassam pela gestão, mitigação, preparação e prevenção de riscos. Dentro desse parâmetro, os coordenadores também pontuaram a distinção entre resposta e recuperação de desastres, que se distinguem pelas ações emergenciais e reconstrutivas das condições de perigo. 

Abelardo Nobre, coordenador municipal, destacou a importância do alinhamento das ações municipais e estaduais. “Nossa gestão é totalmente voltada para salvaguardar vidas, e essa integração entre as Defesas Civis é parte crucial do processo, pois nosso objetivo é comum. Desde o monitoramento ao mapeamento das chuvas, nossos equipamentos são complementares e essa reunião foi extremamente propositiva nesse sentido”, disse ele. 

A reunião aconteceu na sede do órgão estadual e também foi acompanhada pelos diretores da Defesa Civil Municipal. Foto: Ascom Defesa Civil

O Coordenador da Defesa Civil Estadual, Moisés Pereira, falou sobre a função de gerir de ambos os órgãos. “A Defesa Civil é responsável pela gestão e articulação entre as secretarias. Nós estamos na linha de frente das ações, mas não a executamos diretamente e por isso a comunicação direta é importante. A cidade de Maceió está dentro de Alagoas, e, desta forma, inserida em nossos processos internos e externos. Não há hierarquia entre as defesas civis, a função dos órgãos é servir à população”, explicou. 

A reunião aconteceu na sede do órgão estadual e também foi acompanhada pelos diretores da Defesa Civil Municipal, que mitigaram as funções relativas as suas áreas de atuação.  

Lisa Gabriela (estagiária)/ Ascom Defesa Civil

bg azul