feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Saúde promove capacitação online para farmacêuticos do Município

Treinamento ocorreu de forma online e buscou discutir a elaboração da programação mensal para abastecimento do serviço

A Coordenação Geral de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nessa segunda (1), um treinamento online com os farmacêuticos da rede municipal. O objetivo é capacitar os profissionais sobre a forma mais eficaz de elaborar a Programação de Necessidade Mensal de medicamentos e correlatos para o abastecimento das Unidades de Saúde. Ao todo, foram realizadas cinco reuniões com os profissionais dos oito Distritos Sanitários.

De acordo com Edênia Salgueiro, uma das farmacêuticas da SMS responsáveis pela capacitação, um dos objetivos do encontro é estabelecer quanto cada unidade vai precisar de medicamentos e correlatos para o bom funcionamento do serviço. “Sempre solicitamos esse material, mas sentimos a necessidade de uma discussão sobre como fazer. Então é preciso pensar de forma crítica e atenta sobre esse consumo mensal, principalmente em período de pandemia, para que nenhum serviço fique desabastecido”, afirma.

Mirela Quirino e Edênia Salgueiro, farmacêuticas responsáveis pela capacitação durante reunião via Google Meet. Foto: Coordenação de Farmácia/SMS

Já Mirela Quirino, farmacêutica da SMS que também conduziu a capacitação, afirma ser importante a uniformização de condutas para que a Programação de Necessidade Mensal seja o mais realista possível. “Saber como deve ser feita essa programação contribui para que nós enquanto coordenação possamos adquirir esses itens no período correto, de modo que as farmácias e a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) estejam sempre abastecidas”, destaca.

A capacitação também é uma forma de a Coordenação estar mais próxima dos farmacêuticos com prestação de cursos e capacitações visando a melhoria do serviço. Ao todo, profissionais de 63 unidades de saúde participaram da capacitação. O treinamento também contou com o apoio de Paulo Anderson Silva Gomes, Coordenador Geral de Farmácia e Bioquímica da SMS.

Atuação profissional

No município de Maceió, os 105 profissionais de farmácia atuam nas unidades de saúde, laboratórios, Coordenação de Farmácia e Bioquímica, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Farmácia de Maceió (Farmac).

No contexto da pandemia da covid-19, a atuação desses profissionais se tornou ainda mais importante, estando presente na logística (com o abastecimento de insumos), aprovação de vacinas e medicamentos e cenários de pesquisas acadêmicas.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

bg azul