feed

SEMAS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Cartão Cria: Cadastro de crianças de até dois anos começou hoje (8)

O cadastro das crianças de 0 a 2 anos para o recebimento do Cartão Cria (Criança Alagoana) começou nesta quinta-feira (8), em Maceió. De 8 a 15 de abril, serão cadastradas as crianças cujas mães ou responsáveis possuem iniciais do nome de A a L.  De 16 a 23 de abril, iniciais de M a Z.

O atendimento é por agendamento. Por isso, os responsáveis que desejam cadastrar seus filhos devem ficar atentos ao cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). É preciso ligar para o posto de cadastro correspondente à unidade de saúde em que a criança é acompanhada para marcar o dia do cadastro.

Os postos de cadastro estão localizados nos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); na sede do Cadastro Único (CadÚnico), na Serraria; no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no bairro do Prado; e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Santa Lucia. O horário de atendimento nessas unidades é das 8h às 13h.

Uma das unidades que estão recebendo os responsáveis das crianças é o Cras Área Lagunar, no Prado. A coordenadora da unidade, Bia Calado, falou sobre a importância desse programa para famílias da região. “Já estamos recebendo nossas usuárias para fazer o cadastro do Cartão Cria. Será um complemento de renda para essas famílias, visto que muitas já recebem o Bolsa Família. O Cartão Cria beneficia que está em extrema vulnerabilidade, passando grandes dificuldades por conta da pandemia”, disse.

Atendimento no Cras Área Lagunar. Foto:Ascom Semas

Um benefício será concedido por família. Também poderão se cadastrar gestantes e crianças com síndrome congênita por Zika Vírus que foram inseridas no CadÚnico até dezembro de 2020.

Para fazer o cadastro da criança são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança, Cartão SUS, RG-CPF do responsável, Comprovante de Residência, NIS do Responsável e da Criança e, por fim, a Caderneta da Criança.

O Cartão Cria é uma iniciativa do Governo Estadual e auxilia, com R$ 100 mensais, gestantes, bebês e crianças de até seis anos de idade e crianças com síndrome congênita por Zika Vírus, de 0 a 7 anos. Os participantes do programa precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda mensal de até R$ 178,00 por pessoa em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Veja orientações sobre o programa.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

bg azul