feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Saúde capacita profissionais sobre autismo

Devido ao aumento de demanda para tratamentos ofertados para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da SMS está oferecendo o curso online “A organização de serviços para pessoas com TEA a partir de princípios do ensino estruturado: conceitos e estratégias”. A capacitação ocorre em parceria com a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP), em níveis municipais e estaduais.

Curso online sobre a organização de serviços para pessoas com TEA. Foto: Reprodução

De acordo com Marilda Costa, gerente de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, o curso surgiu a partir da necessidade de aprofundar os estudos e promover uma linha de cuidado do autismo em Maceió. “No decorrer das reuniões buscamos ofertar novas técnicas e atualizações para os profissionais das equipes de referência do TEA no município, capacitando os profissionais que estão na linha de frente desse cuidado, prestando melhor assistência à população”, destaca.

A capacitação, que tem previsão para terminar em maio, está sendo monitorado por representantes da área da saúde, educação e assistência. “Para isso, criamos um grupo com representantes estratégicos de algumas áreas técnicas para que possamos avançar tanto na melhoria da qualidade de vida quanto na estruturação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”, completa Marilda Costa.

De maneira intersetorial, estão sendo capacitados aproximadamente 150 profissionais da Saúde, Educação e Assistência. Dentre eles, 70 servidores da SMS que estão em Unidades de Saúde, sede da SMS, CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) e Centros Especializados em Reabilitação (CERs).

Sobre o autismo

O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno de neurodesenvolvimento, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Refere-se a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por vezes comportamentos repetitivos. O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, junto de uma estrutura física apropriada e uma abordagem específica para o autismo, é essencial para a intervenção.

O espectro afeta a vida do indivíduo em muitas áreas. A intervenção precoce, assim como as terapias comportamentais, educacional e familiar, oferece uma tríade de apoio para o desenvolvimento e a aprendizagem.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em 02 de Abril. Devido à pandemia, as instituições encontraram-se limitadas de comemorar esse dia com grandes eventos. Em 2021, o trabalho durante todo esse ano se concentra em torno de programações visuais em salas de espera com os familiares assistidos divididos em pequenos grupos para participarem de palestras conduzidas por profissionais das instituições.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

bg azul