Abril Verde é destaque em live coordenada pelo Cerest Regional Maceió

Redação 27/04/2021 às 17:17
Abril Verde é destaque em live coordenada pelo Cerest Regional Maceió

Com o intuito de despertar a atenção para a importância da segurança e da saúde do trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove amanhã (28), por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador Maceió (Cerest Regional Maceió), a live “Acidente de Trabalho: De que maneira é possível prevenir os riscos no ambiente de trabalho?”.

A ação marca a passagem do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – celebrada no dia 28 de abril – que integra a mobilização denominada de “Abril Verde”. A intenção é reforçar a conscientização e prevenção de acidentes no ambiente laboral, reduzindo o número de ocorrências e agravos à saúde do trabalhador.

Na atividade, que será realizada a partir das 14h no canal de Youtube do CMF/Semed Maceió, a abordagem ficará a cargo do engenheiro de Segurança do Trabalho do Cerest Regional Maceió, Paulo César da Silva Fernandes, que terá a missão de reforçar o alerta para a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

Paulo César explica que o acidente do trabalho é nocivo e traz muitos prejuízos à sociedade como um todo, além, é claro, ao trabalhador, que fica acometido com uma suspensão temporária ou permanente do ambiente do trabalho. Daí a importância de se fazer um alerta nessa data tão significativa.

“Precisamos lembrar que o cuidado com a nossa segurança e nossa saúde no ambiente laboral é uma necessidade. O Brasil está entre os quatro países que mais trabalhadores se acidentam no mundo, por isso, vamos aproveitar esse momento para explicar o que é um acidente de trabalho, como ter direito ao auxílio-doença e, em referência ao momento atual, como relacionar o trabalhador acometido com a Covid-19 com o acidente de trabalho”, afirma Fernandes.

Laço verde é o símbolo da mobilização. Foto Ilustrativa

Abril Verde – O movimento Abril Verde foi criado em 2014 e reune trabalhadores, sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral. A escolha pelo mês de abril foi feita por contemplar duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/04). O símbolo da mobilização é o laço verde, cor que representa as questões de segurança e saúde no trabalho.

Adaptado no Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi originado do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, data estabelecida em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A data original foi criada em referência à explosão de uma mina na Virgínia, Estados Unidos, no ano de 1969, que vitimou 78 trabalhadores, relembrada anualmente para manter o alerta em relação à prevenção, que reflete em redução dos índices de acidentes e doenças do trabalho.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.