Página Inicial

Ações e Projetos de 2018

MACEIÓ VERÃO 2018

A quarta edição do Maceió Verão aconteceu nos sábado de janeiro, levando centenas de milhares de pessoas para o Estacionamento de Jaraguá. Artistas nacionais, como Léo Santana, Nação Zumbi, Cidade Negra e Zezé di Camargo & Luciano dividiram o palco com grandes artistas alagoanos, como Wado, Vitor Pirralho e Vibrações. A empresa Branco Promoções e Eventos foi responsável pela administração da estrutura física, além da produção executiva e identidade visual do evento. O Maceió Verão 2018 teve patrocínio da Prefeitura de Maceió, que, para esta edição do evento, apostou numa parceria com a iniciativa privada por meio de uma chamada pública.

CARNAVAL 2018

A Prefeitura de Maceió promoveu mais uma vez o Carnaval descentralizado. Em 2018, a Fundação Municipal de Ação Cultural organizou os festejos em oito polos distribuídos nos bairros do Pontal da Barra, Ponta Grossa, Bebedouro, Fernão Velho, Benedito Bentes, Jacintinho, Ipioca e Pajuçara. A programação contou com apresentações de grupos de bois, orquestras de frevo, shows e desfiles de escola de samba.

XANGÔ REZADO ALTO

A sétima edição do projeto Xangô Rezado Alto aconteceu no dia primeiro de fevereiro no Centro de Maceió. A programação contou com apresentações de grupos de afoxé, maracatu e orquestras de percursionistas, além de um cortejo que percorreu ruas do Centro.  O evento tem como principal finalidade o combate à intolerância religiosa, lembrando o episódio que ficou conhecido como “Quebra de Xangô” – quando, em 1912, casas de culto de matriz africana de Maceió e do interior de Alagoas foram invadidas e destruídas.

PAUTA ABERTA

O Pauta Aberta cedeu o espaço do teatro do Centro Cultural Arte Pajuçara, durante os meses de fevereiro e novembro de 2018, aos artistas e grupos culturais ligados à música, ao teatro, à dança e às culturas popular e afro. Foram três categorias disponibilizadas: uma exclusiva para os projetos dedicados à música, uma para as artes cênicas, unindo teatro e dança, e outra para as manifestações populares afro-brasileiras.

FLIGRAÇA

Entre os dias 25 e 28 de abril, o bairro do Graciliano Ramos recebeu sua primeira Festa Literária, organizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Associação Cultural Alagoa do Sul. Mesas de debates, saraus literários, contação de histórias e apresentações culturais fizeram parte da programação.

MISSÃO CULTURAL MACEIÓ – BENIN

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, liderou uma delegação de sete pessoas na Missão Cultural Maceió-Benin, a qual teve por objetivo fortalecer a relação cultural de Maceió com o país africano. A missão aconteceu entre os dias 13 e 23 de maio.

SÃO JOÃO 2018

Realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, e pela Branco Promoções e Eventos, o São João de Maceió, sob a marca “É praia, festa e forró”, ocupou diversos pontos do Jaraguá. A Praça Marcílio Dias foi o palco do Arraial Forró Pé de Serra, que contou com vários trios de forró, e ainda abrigou a Vila Cenográfica. A Praça Dois Leões recebeu o tradicional Forrock, com apresentações de bandas de música alternativa da capital alagoana. O Estacionamento de Jaraguá recebeu, no Arraial Central, onde artistas como Gusttavo Lima e Marília Mendonça se apresentaram. Além disso, a Prefeitura apoiou a realização de 31 arraiais em mais de vinte bairros e comunidades de Maceió. A festa aconteceu entre os dias 22 e 30 e Junho.

FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI 2018

O tradicional festival é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural. A 26ª edição do evento aconteceu em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió. Durante duas noites, 22 grupos de bumba meu boi se apresentaram na arena montada no estacionamento público de Jaraguá.

FLIJAÇA

Terceiro evento literário realizado na capital alagoana, o bairro do Jacintinho respirou literatura entre os dias 15 e 18 de agosto. O evento, realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura de Maceió e a Associação Cultural Lagoa do Sul, promoveu mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações musicais.

II FORRÓ DE VERA

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, realizou a segunda edição do Forró de Vera com a participação de bandas e artistas solo que trabalham com a autêntica música nordestina. O evento aconteceu no Corredor Vera Arruda, localizado na Jatiúca, nos dias 12, 13, 19 e 26 de outubro e integrou a programação oficial da campanha Maceió Rosa.

AÇÕES CULTURAIS NA GROTA DA ALEGRIA

Mais uma etapa do projeto Ações Culturais para a Cidade de Maceió, as atividades na Grota da Alegria aconteceram nos dias 19 e 20 de outubro. A ação, realizada num convênio com o Ministério da Cultura, levou ao palco do conjunto localizado no Benedito Bentes II grupos de cultura popular, bandas, DJs e orquestras.

REDE MUNICIPAL DE PONTOS DE CULTURA

Em dezembro de 2017, a Fundação Municipal de Ação Cultural promoveu a certificação das 15 entidades culturais selecionadas para a formação da primeira Rede Municipal de Pontos de Cultura, implantada na capital alagoana a partir de um convênio firmado com o Ministério da Cultura, por meio do programa Cultura Viva. Cada Ponto de Cultura recebeu R$ 60 mil para desenvolver atividades culturais que complementaram a formação de alunos de escolas da Rede Municipal de Educação ao longo do ano de 2018.

TEIA CULTURAL

A primeira edição da Teia Cultural aconteceu no Ginásio do SESI, no dia 31 de outubro, e reuniu as 15 instituições culturais que compõem a Rede Municipal Pontos de Cultural e mais de três mil alunos da rede pública municipal de ensino. Música, literatura, teatro, circo e outras expressões artísticas marcaram o evento, que aconteceu por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural e a Secretaria Municipal de Educação.

VAMOS SUBIR A SERRA

Projeto voltado à celebração do dia da consciência negra com exposições artísticas, apresentações culturais, palestras, mesas redondas e feiras de produtos afro e quilombolas. A ação é realizada pelo Centro de Cultura e de Estudos Étnicos Anajô, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural. As palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações culturais aconteceram entre os dias 14 e 18 de novembro no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, montado na Praça Multieventos.

SAURÊ PALMARES

Integrado à programação do Vamos Subir a Serra, o Saurê Palmares, que aconteceu no dia 18 de novembro, é um evento realizado em comemoração ao Mês da Consciência com homenagens à cultura afro-brasileira produzida na cidade de Maceió.

OFICINAS DE FILÉ ALAGOANO

No dia 23 de novembro, o Motonáutica Lagoa Clube recebeu o evento que marcou o encerramento do convênio, estabelecido em 2017, entre o Instituto Bordado Filé (Inbordal), o Sebrae-AL, a Fábrica de Linhas Círculo S./, e a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, para fortalecer a produção do filé, tradicional bordado alagoano, típico das comunidades beiradeiras das lagoas Mundaú e Manguaba. O convênio realizou, ao longo de 2018, uma série de oficinas voltadas à produção deste típico bordado.

II FLIPONTAL

O Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú, foi o cenário escolhido para mais uma festa literária. A segunda Flipontal aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro. O evento, realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura de Maceió, Associação Cultural Alagoa do Sul e Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, promoveu mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações musicais.

10ª FESTA DAS ÁGUAS

O tradicional evento realizado pelos grupos de cultura afro-brasileira em celebração a Iemanjá, orixá das águas, aconteceu nos dias 8 e 9 de dezembro. É uma realização da Liga dos Grupos Afro-Alagoanos, em parceria com a Prefeitura de Maceió.

NATAL DOS FOLGUEDOS

Para celebrar o início dos festejos de fim de ano da capital, aconteceu o Natal dos Folguedos. O grande momento do evento foi a inauguração da iluminação de natal, realizada na orla marítima da capital. As apresentações dos grupos de folguedos aconteceram no mesmo local entre os dias 7 e 23 de dezembro e foram finalizadas por um grande cortejo, que reuniu mais de 20 grupos culturais. A realização é uma parceria da Prefeitura de Maceió com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Fundação Municipal de Ação Cultural e Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

CONCERTOS DE NATAL

A música erudita tomou conta da capital alagoana durante o Concerto de Natal, realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural num convênio com o Ministério da Cultura (MinC). As três noites do evento, no Parque do Horto no dia 21 de dezembro, na Praça Multievento no dia 22, e no Papódromo no dia 23, contaram com apresentações de grupos alagoanos de música clássica.

RÉVEILLON

A tradicional queima de fogos da capital iluminou a noite da virada de ano. O show piromusical (fogos lançados ao ritmo de músicas festivas) aconteceu em quatro pontos da orla marítima e teve duração de 15 minutos. Os fogos foram lançados a partir de balsas posicionadas na enseada da Pajuçara, Alagoinhas e em dois pontos da Ponta Verde.

bg azul