Arborização: Desenvolvimento Sustentável já plantou 1.300 mudas de árvores

Redação 19/09/2021 às 13:01
Arborização: Desenvolvimento Sustentável já plantou 1.300 mudas de árvores

Locais recuperados eram pontos crônicos de descarte irregular de resíduos

Maior conforto térmico, redução da poluição atmosférica e aumento da umidade relativa do ar são alguns dos benefícios que a arborização oferece para a população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Maceió realizou, este ano, o plantio de 1.300 mudas de árvores nativas em mais de dez bairros da capital.

As equipes estiveram nos bairros de Benedito Bentes, Vergel do Lago, Jacintinho, Jatiúca e Serraria. Além desses, Prado, Ponta Grossa, Antares, Eustáquio Gomes e Santos Dumont. Neles, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas.

Mapeados pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), os locais escolhidos para o plantio das árvores são antigos pontos crônicos de descarte irregular de lixo. Dessa forma, além de melhorar os aspecto visual da localidade, o órgão devolve-os à população, coibindo a prática com um formato mais sustentável.

O superintendente Ivens Peixoto afirma que o plantio de mudas traz um retorno importante não só para a comunidade mas também para todo o meio ambiente. “A arborização traz muitos benefícios para a saúde dos moradores, além de melhorar a estética do local. Outro objetivo nosso é transformar locais de descarte irregular de resíduos em locais de convívio social, onde as pessoas possam sentir orgulho de viver ali”, disse.

Moradores participam das atividades em suas localidades. Foto: Ascom Sudes

Além do plantio de mudas de árvores, os locais mapeados passam por recolhimento de resíduos e seu entorno recebe ações de educação ambiental porta a porta, visando implementar mais consciência e práticas sustentáveis nas comunidades. O objetivo da ação é inibir o descarte irregular de resíduos na região e conscientizar a população a viver de forma mais sustentável.

A equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) conta com cerca de 15 servidores, que levam aos logradouros informações sobre a coleta domiciliar e coleta de volumosos, além de orientações do que descartar nos Ecopontos e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela capital.

“A atividade porta a porta que realizamos em diversos bairros é muito importante para orientar e, com isso, trazer o cidadão para o nosso lado na manutenção da cidade limpa. Fazendo a população entender o funcionamento dos equipamentos públicos ofertados pela Prefeitura, teremos aliados no descarte correto dos resíduos”, destacou Ivens.

“Fazendo o plantio de árvores, a limpeza e a educação ambiental queremos influenciar os residentes para que eles possam descartar de forma correta seus resíduos e preservar ainda mais seu bairro e sua cidade”, completou o superintendente.

Para informações sobre a coleta domiciliar, coleta de volumosos, Ecopontos e PEVs o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do número 0800 082 2600 ou no WhatsApp 98802-4834.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h