feed

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Fone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Artistas destacam importância do edital de muralismo para a paisagem da cidade

Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) tem oportunizado aos artistas locais a divulgação de suas artes

Com o objetivo de desenvolver e potencializar as intervenções culturais da cidade, a Prefeitura de Maceió lançou – pela primeira vez na história da gestão pública municipal -, um edital voltado para o muralismo, denominado de “Colorir é Legal”.

Artistas visuais, grafiteiros e artistas plásticos vão ser credenciados para realizar intervenções nas ruas da cidade, levando arte para muros, viadutos e fachadas de prédios públicos, sendo remunerados com R$ 120 de cachê para cada metro quadrado da intervenção. No total, serão mais de mil metros quadrados de intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade.

A artista visual e arquiteta Juliana Mendonça, que irá participar do edital, destaca que o projeto vem para agregar na paisagem da cidade. “Maceió é uma cidade de belezas naturais diversas e encantadoras, mas também é essencial difundir as expressões dos artistas locais no nosso ambiente urbano, gerando dessa forma reflexão e encantamento para a população. Foi uma iniciativa pioneira da Prefeitura, que busca um diferencial para a classe artística, que já foi muito desvalorizada pelo estado”, enfatiza a artista.

Para a artista, grafiteira e ilustradora URSA, o “Colorir é Legal” vai garantir que as expressões artísticas sejam divulgadas de uma forma mais extensiva. “O edital é importante porque vai possibilitar que Maceió ganhe elementos visuais, ligados às culturas e identidades locais em seus espaços públicos, e vai propiciar que tais artes sejam memoradas de uma forma mais ampla. E também, porque ajuda a gerar a valorização de artistas da cidade”, afirma.

O primeiro sorteio dos credenciados do edital será realizado no dia 25 de outubro para a primeira ação do edital. O credenciamento terá validade de doze meses, e os demais sorteios vão acontecer durante esse período.

Gabriela Lyra / Ascom FMAC

bg azul