feed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Fone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

BEM alcança quase 41 mil pessoas e mães destacam importância da transferência de renda

Benefício da Prefeitura de Maceió tem alcançado mais de 40 mil pessoas e tem garantido a permanência de 53 mil alunos em sala de aula

Aproximadamente 40.700 mil pessoas estão recebendo o benefício do Programa Bolsa Escola Municipal (BEM), uma importante iniciativa da Prefeitura de Maceió na transferência de renda, com valores que iniciam em R$ 70,00 e chegam a R$ 300,00. A importância do benefício é destacada pelas mães dos estudantes, sobretudo neste momento de retomada das aulas e pandemia.

Os pagamentos são autorizados todos os meses pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e no final de setembro, o prefeito de Maceió, JHC, garantiu a prorrogação do BEM até dezembro deste ano.

Para Valéria Alves, moradora da Grota do Cigano, no Jacintinho, e mãe da aluna Kauany Vitória da Silva Ferreira, de 11 anos, do 6° ano da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, do Jacintinho, as três parcelas do BEM já recebidas causaram um impacto positivo no orçamento familiar e educativo.

“Estou desempregada há cinco anos, sou chefe de família e o Bolsa Escola Municipal tem sido fundamental para manutenção da casa, contribuindo diretamente para a compra dos lanches para minha filha e materiais escolares. Está sendo uma ótima ajuda”, ressalta.

Doméstica, Daniela Rodrigues é mãe de Alex Gutemberg, aluno do 7º ano da Escola Kátia Assunção, do Jacintinho. Ela destaca a importância do programa e como tem ajudado dentro de casa.

“A minha única renda era o Bolsa Família e às vezes eu faço faxina para ganhar mais alguma coisa. E o BEM tem me ajudado muito porque é um dinheiro a mais no final do mês”, pontuou.

A prorrogação do pagamento do Bolsa Escola Municipal também é comentada e, ao mesmo tempo, comemorada por Valéria Alves, mãe de Kauany. “Uma benção, uma maravilha, porque é uma ajuda importante para a gente. Só temos a agradecer”.

Alunos na escola – A manutenção dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino é uma das principais propostas do Bolsa Escola Municipal. De acordo com o secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, a transferência de renda às famílias tem surtido um excelente efeito.

“O BEM tem o objetivo de manter os estudantes na nossa rede municipal. Mesmo antes do lançamento, havíamos expandido as matrículas e, agora, em razão do BEM, notamos maior presença nas escolas. O benefício contempla quase 41 mil pessoas e contamos com 53 mil alunos matriculados nas escolas”, afirmou o secretário, que também revelou um aumento de 10% no número de matrículas em comparação a 2020.

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

bg azul