Centro de Referência Favela 3D vai promover transformações sociais a moradores da orla lagunar

Redação 22/10/2021 às 16:00
Centro de Referência Favela 3D vai promover transformações sociais a moradores da orla lagunar

Projeto é fruto da parceria entre Prefeitura e ONG e ofertará capacitação profissional à comunidade

A Prefeitura de Maceió, em parceria com a ONG Gerando Falcões, inaugurou um Centro de Referência Favela 3D no bairro do Vergel do Lago. A ação faz parte do complexo educativo e cultural do Instituto Mandaver, cuja importância está na criação de mais um espaço que ofertará para a comunidade local cursos de capacitação profissional e acesso a oficinas de cultura e esporte, sendo o local de referência sobre atividades e ações do projeto.

A iniciativa é mais um passo da gestão municipal para transformar a região da orla lagunar, garantindo moradia digna, segurança pública e desenvolvimento econômico às famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. O espaço está em funcionamento desde a última sexta-feira (22).

Inauguração do Centro de Referência Favela 3D. Foto: Ascom Mandaver

A parceria com o Município ocorre através do Gabinete de Governança (Ggov) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que são essenciais para implementação das ações. No caso da Assistência Social, as soluções de desenvolvimento social passam, primeiramente, na compreensão, de forma holística, das necessidades das famílias do território, para, então, propor soluções integradas.

Secretário de Governança, Antonio Carvalho. Foto: Ascom Mandaver

Já a participação da Governança garante a promoção da articulação intersetorial das pastas, fomentando a articulação das soluções existentes e também na criação de novas.

“O Favela 3D foi desenvolvido para promover uma transformação completa, permitindo o acesso à saúde, cidadania, cultura, educação e rompendo o ciclo de pobreza nas favelas. Com muita luta, vamos transformar Maceió, melhorando a vida dos cidadãos em situação de vulnerabilidade no bairro do Vergel”, pontuou o secretário de Governança, Antonio Carvalho.

Secretário de Assistência Social, Carlos Jorge. Foto: Ascom Mandaver

Para o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, é de suma importância para o Município a integração setorial entre a iniciativa privada, a organização social e a sociedade civil, junto com a gestão do prefeito JHC. Somente assim será possível colocar em prática estratégias efetivas para territórios de vulnerabilidade social, trazendo geração de renda e tecnologia social.

“Essa iniciativa impacta positivamente temas que antes nunca foram vistos dentro desses territórios e agora atuam capacitando a comunidade para essa nova mentalidade. Isso vai impactar diretamente as próximas gerações, ampliando suas oportunidades no mercado profissional”, enfatizou Carlos Jorge.

Jéssica Viturino (estagiária)/Ascom Ggov

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850