feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Cerest realiza ação de saúde com ambulantes da orla marítima de Maceió

Atividade ocorreu em parceria com a Semas e buscou falar/tratar da importância dos cuidados com a saúde e identificar casos de trabalho infantil

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Município realizou, na tarde dessa terça-feira (14), uma ação voltada para vendedores ambulantes fixos das praias de Maceió. Objetivo foi levantar dados sobre os principais fatores de adoecimento desses trabalhadores, visando a elaboração de planos de intervenção. A ação contou com a parceria do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que buscaram detectar casos de trabalho infantil para tomar as providências necessárias.

Ação foi realizada na orla de Maceió. Foto: Ascom SMS

O projeto será conduzido por uma equipe multidisciplinar do Cerest, composta por médicos do trabalho, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Após esse primeiro contato, com a aplicação de questionários junto aos trabalhadores, o grupo fará um trabalho de promoção, prevenção e vigilância.

Segundo Sthefane Melo, coordenadora do Cerest Maceió, esse será um projeto a longo prazo. “Ao iniciar esse trabalho, buscamos fortalecer o Centro como um polo irradiador de pesquisa na área de saúde do trabalhador, fornecendo elementos para a formulação de políticas públicas adequadas a esta população, prevenindo seu adoecimento”, destaca.

Foto: Ascom SMS

Durante esse primeiro contato, os técnicos do Cerest detectaram que a exposição solar sem a devida proteção — que pode ocasionar câncer de pele —, o consumo de pouca água — que pode causar comprometimento dos órgãos por conta de desidratação —, além dos cuidados com a voz, são os principais fatores de risco encontrados.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

bg azul