feed

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá.
CEP 57022-180 // Fone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Chuvas: prefeito JHC afirma que prioridade é salvar vidas

Gestor esteve na Defesa Civil onde comandou ações de enfrentamento do temporal que atinge a capital

O prefeito de Maceió, JHC, esteve nesta quinta-feira (5) na Defesa Civil comandando a reunião da sala de situação montada para definir as ações de enfrentamento aos impactos das chuvas que atingem a cidade desde o último fim de semana e que já ultrapassam o volume esperado para todo o mês de agosto. O gestor destacou que a prioridade do município é salvar vidas. 

“Maceió cresceu de forma desordenada e toda vez que chove passamos por grandes problemas, e a Defesa Civil, a Infraestrutura e todas as pastas estão em alerta. Todo mundo está na rua. A Prefeitura está redirecionando todos os esforços para dar total apoio a essas famílias. Estamos orientando que as famílias saiam das áreas de risco”, disse JHC.

Prefeito JHC durante a coordenação de ações com prioridade em salvar vidas. Foto: Edvan Ferreira

Maceió registrou nestes primeiros cinco dias do mês um acumulado médio de 227 milímetros de chuva apenas na região da Chã da Jaqueira. O volume supera a expectativa para todo o mês de agosto que, segundo previsão da Normal Climatológica, era de 202 milímetros.

Devido a grande quantidade de chuva, a Defesa Civil de Maceió emitiu mensagens via SMS orientando a população para o risco alto de deslizamento de terra. Dois alertas emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reforçam a necessidade de maior atenção às áreas de risco.

Defesa Civil Maceió tem emitido alertas devido à grande quantidade de chuvas. Foto: Edvan Ferreira

A Defesa Civil registrou através do 199 mais de 110 acionamentos de ocorrências na capital nos últimos dois dias, sendo 22 deles por deslizamento, além chamados para queda de árvore, ameaça de queda de árvore, ameaça de deslizamento e desabamentos (edificações e muros).

Planejamento e prevenção

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está de prontidão para atendimento de possíveis desabrigados ou desalojados com a chuva e conta com dois equipamentos disponíveis para acolhimento das famílias. Até o momento, apenas uma família necessitou de abrigamento institucional.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) atenderam a população com ações de limpeza e desobstrução de galerias e canais e seguem atendendo as demandas para diminuir os transtornos causados pela chuva.

Maceió registrou nestes primeiros cinco dias do mês um acumulado médio de 227 milímetros de chuva apenas na região da Chã da Jaqueira. Foto: Edvan Ferreira

As equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão monitorando as ruas e avenidas e realizando rondas por toda a capital para checar possíveis ocorrências de vias alagadas e indisponíveis para a circulação de veículos. O intuito é garantir segurança viária aos condutores, ciclistas e pedestres que transitam pela malha viária da capital.

A SMTT reforça que, em casos de acidentes, semáforos intermitentes ou demais ocorrências de trânsito, os maceioenses devem acionar as equipes da Superintendência pelo telefone 3312-5340 ou pelo aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, disponível para os usuários do sistema operacional Android. Os canais funcionam todos os dias da semana e são operados no Núcleo de Operações Integradas (NOI), que funciona 24 horas com equipes de prontidão.

A coordenação da Defesa Civil recomenda que a população de áreas de risco busque abrigos seguros e  acionem o órgão através do telefone 199 para realização de vistorias de avaliação de riscos, o serviço é gratuito e funciona durante 24 horas.

Secom Maceió

bg azul