Página Inicial

Coleta legal

Participar da coleta seletiva é uma forma de ajudar a cuidar de Maceió, do meio ambiente e também de beneficiar famílias que sobrevivem da venda de materiais recicláveis. Hoje, quatro cooperativas de catadores prestam o serviço gratuitamente por meio da contratação com a Prefeitura de Maceió, sendo responsável pelo recolhimento dos resíduos na porta do cidadão. São 18 mil unidades habitacionais atendidas pela Coleta Seletiva Domiciliar feita pela Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Cooplum e Coopvila, que se dividem entre os bairros Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Jardim Petrópolis.

Para participar é simples: basta separar, em casa, o resíduo reciclável (seco) e o resíduo “molhado” em compartimentos diferentes. O reciclável deve ser coletado pelas cooperativas – caso a região não seja atendida pelo serviço porta a porta, o cidadão pode realizar o descarte em um dos 18 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados pela cidade. Já o resíduo “molhado”, será recolhido pela coleta convencional.

Quais resíduos são recicláveis?

Papel

Recicláveis: folhas e aparas de papel; jornais; revistas; caixas; papelão; formulários de computador; cartolinas; cartões; envelopes; rascunhos escritos; fotocópias; folhetos; impressos em geral; tetra Pak.

Não Recicláveis: adesivos; etiquetas; fita crepe; papel carbono; fotografias; papel toalha; papel higiênico; papéis engordurados; metalizados; parafinados; plastificados; papel de fax.

Cuidados especiais: devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar, de preferência, desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.

Metal

Recicláveis: latas de alumínio; latas de aço( óleo, sardinha, molho de tomate); ferragens; canos; esquadrias; arame.

Não recicláveis: clipes; grampos; esponja de aço; latas de tinta ou veneno; latas de combustível; pilhas; baterias.

Cuidados especiais: devem estar limpos e, se possível, reduzidos a um menor volume (amassados).

Plástico

Recicláveis: tampas; potes de alimentos; pet; garrafas de água mineral; recipientes de limpeza; pvc; sacos plásticos; brinquedos; baldes, isopor.

Não recicláveis: cabo de panela; tomadas; adesivos; espuma; teclados de computador, acrílicos.

Cuidados especiais: Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximos ao local de armazenamento.

Vidro

Recicláveis: potes de vidro; copos; garrafas; embalagens de molho; frascos de vidro.

Não recicláveis: planos; espelhos; lâmpadas; cerâmicas; porcelanas; cristal; ampolas de medicamentos.

Cuidados especiais: Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).

Resíduos molhados (não recicláveis): restos de alimentos, resíduos de vegetação, etc.

Como participar da coleta seletiva?

Para o cidadão que tem o interesse em colaborar com a coleta seletiva, o primeiro passo é entrar em contato com a Central de Limpeza da Slum por meio do número 0800 082 2600 ou pelo Whatsapp (82) 98802-4834. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Ao ser atendido, deve-se informar o bairro onde reside para que seja verificado se há coleta seletiva porta a porta e qual a cooperativa que atende a região. Após a solicitação, é feito um cadastro para inclusão na rota de coleta e o cidadão recebe a visita de uma equipe de educação ambiental para orientações sobre a forma adequada de separar os resíduos.

No caso das regiões que não são atendidas porta a porta, o cidadão pode colaborar levando o resíduo até um PEV. Eles estão situados nas seguintes localidades:

  • Praça do Centenário, no Farol;
  • Praça Genésio de Carvalho, na Gruta;
  • Praça da Faculdade, no Trapiche;
  • Praça do Skate, na Ponta Verde
  • Terminal do Graciliano Ramos;
  • Praça do Colégio Atheneu, no Salvador Lyra;
  • Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro;
  • Terminal do Benedito Bentes;
  • Terminal de Ônibus do Fernão Velho;
  • Praça Padre Cícero, no Vergel;
  • Praça do Mirante (Rua da Caixa), no Jacintinho;
  • Praça dois leões, no Jaraguá;
  • Praça do Terminal, no Trapiche.
  • Na via principal do Bom Parto;
  • Praça principal do Colina dos Eucaliptos;
  • Praça do Conjunto Gurguri (Guaxuma).

bg azul