Página Inicial

Coronavírus: Fato ou Fake

Espaço reservado para checagem de informações sobre o combate ao novo coronavírus em Maceió. Antes de compartilhar, cheque os fatos em canais oficiais, faça uma busca.  Compartilhe apenas informações verídicas e ajude a salvar vidas.


“Prefeitura está alugando cada grade a R$ 90 por dia para isolar a orla”

Começaram a circular notícias falsas sobre o valor das grades (disciplinador) de contenção da orla de Maceió. Fique atento: cada grade NÃO custa R$ 90,00 por dia ao Município. Essa informação é FALSA. O valor real é de R$ 1,93 por dia. O valor FALSO, divulgado nas redes sociais, é 4.563% maior que o real, pois os R$ 90 citados se referem a 100 metros de grades, o que equivale a cerca de 46,5 unidades do equipamento. Este investimento precisou ser feito para reforçar o combate às aglomerações de pessoas que insistiam em não respeitar as medidas de isolamento social na região da orla. #MaceióContraOCoronavírus


“Proibição do acesso de pessoas do grupo de risco aos supermercados”:

Circulou nas redes sociais que pessoas do grupo de risco estavam proibidas de entrar em supermercados. A informação É FALSA!🚫

O que o Decreto Municipal, publicado no dia 7 de maio, traz é a obrigatoriedade de limitação no acesso em supermercados, hipermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, lojas de suplementos, lojas de alimentos funcionais e estabelecimentos congêneres de apenas uma pessoa por núcleo familiar. 📄 Essa pessoa deve ser, preferencialmente, fora do grupo de risco. 🛒

✅ Apenas será permitida a entrada conjunta quando se tratar de pessoas com dificuldades motoras ou absoluta impossibilidade da presença desacompanhada. 😉

Saiba mais aqui.


“Prefeitura tá vigiando quem sai de casa e ameaçando multar”:

Circulou nas redes sociais um print de uma mensagem sms junto com um áudio de um indivíduo que diz ter saído para fazer exercícios e a Prefeitura enviou uma mensagem de que estaria monitorando os maceioenses que não estão cumprindo o isolamento e ameaçando de autuação pela reincidência. É FAKE! 🚫

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que NÃO realiza esse tipo de fiscalização e, consequentemente, não envia mensagens de textos aos usuários para falar sobre possíveis infrações aos decretos em vigor. Além disso, a SMS ressalta que este número não pertence à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informa que o número indicado na mensagem pertence ao órgão, mas também NÃO realiza esse tipo de fiscalização e não envia mensagens de textos aos cidadãos. A Semscs reforça que atua junto com outros órgãos municipais e estaduais no trabalho de campo para assegurar o cumprimento dos decretos em vigor.

As secretarias alertam para o perigo de divulgação de informações falsas, principalmente em um momento como este, destacando que a população deve estar atenta aos canais oficiais do Município para esclarecer suas dúvidas.

A Prefeitura vai encaminhar os relatos às autoridades para que seja coibida qualquer tentativa de desqualificar o trabalho desenvolvido na prevenção e combate à Covid-19.


“Prefeito vai cortar 20% do salário dos servidores que ficarem em quarentena”:

FALSO! 🚫 Essa é mais uma daquelas fake news que só aparecem em momentos de crise, que vêm para assustar a população. Não acredite nelas, sempre busque fontes confiáveis de informação. Antes de compartilhar, cheque os fatos, faça uma busca. Sobre o combate ao coronavírus em Maceió, a Prefeitura de Maceió criou um site com informações sobre decretos e orientações de prevenção. Acesse www.maceio.al.gov.br/coronavirus e compartilhe notícias verídicas!

bg azul