Defesa Civil de Maceió abre inscrições de curso voltado à formação de Núcleos Comunitários

Redação 03/09/2021 às 13:50
Defesa Civil de Maceió abre inscrições de curso voltado à formação de Núcleos Comunitários

Curso é parte das etapas de habilitação para se candidatar a vaga de agente voluntário de Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió (DCM) abre, na próxima segunda-feira (6), as inscrições para o curso de formação de voluntariado dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s). O curso é parte do processo seletivo para composição dos Núcleos, que deverá ocorrer ainda este ano. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 13 de setembro através https://forms.gle/y3bPdnob6kBnSU757.

Curso será parte da habilitação para se candidatar a uma vaga nos Nudecs. Foto: Defesa Civil de Maceió

De acordo com o diretor social da Defesa Civil, Eugênio Dantas, após o curso, haverá uma seleção para os números de vagas de cada território. “Há uma comissão formada por membros da Defesa Civil. Os candidatos têm que obedecer aos critérios como: a participação no curso, comprovação que é residente naquela comunidade para qual está se candidatando e ter interesse de ser voluntário”, explicou.

O edital para chamamento pode ser acessado em /uploads/imagens/wp-content/uploads/2021/09/pdf/2021/09/A-EDITAL-DE-CHAMAMENTO_NUDEC-v6.pdf

Objetivos do curso

• Estimular a participação de movimentos sociais, líderes comunitários, instituições que compõe o território e a sociedade civil em ações de segurança social e preservação ambiental;

• Capacitar as lideranças dos NUDEC´s para colaborar ações de respostas que minimizem os danos e as perdas decorrentes dos desastres;

• Planejar em conjunto com os NUDEC´s um plano de ação que vise mitigar os riscos no período da quadra chuvosa;

Os Núcleos propõem a ser uma ponte entre a Defesa Civil e a comunidade, onde os voluntários identificarão os riscos e apontarão soluções ao órgão para que encaminhamentos sejam realizados as secretarias municipais.

“Eles vão sinalizar os principais problemas e vão construir um plano de ação apontando os pontos e suas principais ameaças. A Defesa Civil deve atuar encaminhando para as pastas as demandas das comunidades. Nós acreditamos que por meio da atuação deles, essas problemáticas apareçam de forma mais nítidas e que as soluções sejam mais céleres”, defende o diretor.

Reuniões comunitárias foram o primeiro passo para retomada dos núcleos. Foto: Defesa Civil de Maceió.

O que é Nudec?

Os Núcleos têm como finalidade implementar a integração de todo o Sistema de Defesa Civil, empresas, estabelecimentos de ensino, comunidade e instituições de segurança pública para garantir uma ação conjunta de toda a sociedade nas ações de segurança social.

Essas ações se dão através de programas de mudança cultural e treinamento, através do engajamento de comunidades participativas, informadas, preparadas e cientes de seus direitos e deveres relativos à segurança comunitária.

É no Nudec que poderão acontecer os debates acerca da questão da segurança da localidade numa perspectiva da Segurança Global da População, pois os acidentes e desastres acontecem prioritariamente nos espaços locais.

Com ele, é possível envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres.

O diretor conclui convocando a população para participar dos cursos. “Se você quer ser esse Nudec faça a inscrição no curso para que possamos ampliar as possibilidades de solução dos problemas das comunidades”, convida Eugênio.

Erik Maia/Secom Maceió