Página Inicial

Boletins de acompanhamento

Para evitar o compartilhamento de informações falsas, a Prefeitura de Maceió publica boletins periódicos sobre a situação no bairro Pinheiro. Fique por dentro das notícias. Esse é o canal oficial da Defesa Civil Municipal.

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue convocando os moradores do bairro Pinheiro inseridos no lote 7 da Ajuda Humanitária do Governo Federal para o processo de renovação do benefício. Nesta quarta-feira (30), será feito o atendimento dos moradores cujos nomes iniciam com as letras de I a M. O cronograma de renovação, dividido de acordo com a primeira letra no nome do titular do auxílio-moradia social, teve início nessa terça-feira (29). Ao todo, 379 pessoas são esperadas para fazer a renovação do lote 7 até a próxima segunda-feira (04/11). O atendimento está sendo realizado das 9h às 14h, na sede da Defesa Civil de Maceió, localizada na Rua Cônego João Barros Pinho, 107, no bairro do Pinheiro.

28/10/2019 às 08h

Os 80 beneficiários do lote 1 da Ajuda Humanitária do Governo Federal poderão sacar a décima parcela do auxílio-moradia social a partir desta terça-feira (29), um dia antes da previsão de pagamento para o mês de outubro.

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) orienta que o acionamento do órgão municipal neste sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28) – Dia do Servidor Público – deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193. As chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.

Os moradores do bairro Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal e estão inseridos no lote 7 já podem sacar a sexta parcela do benefício, liberada nesta quinta-feira (24). Os beneficiários cadastrados neste lote podem fazer a retirada do valor em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.

Os beneficiários do lote 6 da Ajuda Humanitária do Governo Federal podem fazer a renovação do benefício federal até as 14h desta quarta-feira (23), quando encerra o atendimento para este lote. O atendimento está aberto para todos os beneficiários que perderam o prazo anterior. Leia mais.

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que o cronograma de renovação da Ajuda Humanitária do Governo Federal para os moradores do bairro Pinheiro que fazem parte do lote 7 foi alterado. Confira a mudança aqui.

Os beneficiários do lote 4 da Ajuda Humanitária do Governo Federal poderão sacar a oitava parcela do benefício nesta quarta-feira (23). O saque pode ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Segundo informações da Secretaria Municipal de Economia (Semec), a previsão era que o benefício estivesse disponível para saque na última sexta-feira (18), mas um problema na operação bancária inviabilizou a liberação.

Conduzidos pela Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec), representantes do Ministério da Cidadania conheceram nesta sexta-feira (18) as áreas afetadas pela instabilidade em decorrência da mineração nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A visita técnica fecha a capacitação sobre atendimento em situação de calamidade e desastre promovida aos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e  faz parte das ações do Plano de Ações Integradas (PAI). Saiba mais.

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) orienta que o acionamento do órgão municipal neste sábado (19) e domingo (20) deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193. As chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió. Nesta sexta-feira (18), a previsão do tempo é de chuvas isoladas e variação de nebulosidade. A Defesa Civil de Maceió segue o atendimento através do 0800 030 6205 até as 18h. Confira a previsão do tempo para o fim de semana aqui.

Os beneficiários dos lotes 2 e 4 da Ajuda Humanitária do Governo Federal podem sacar novas parcelas do auxílio-moradia social a partir desta sexta-feira (18). O saque pode ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Estarão disponíveis para saque a nona parcela do lote 2 e oitava parcela do lote 4.

15/10/2019 às 19h32

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está convocando os moradores do Pinheiro inseridos nos lotes 6 e 7 da Ajuda Humanitária do Governo Federal para a renovação do benefício. O cronograma tem início nesta quinta-feira (17) e será dividido de acordo com a letra inicial no nome do titular do auxílio-moradia social. Saiba mais.

15/10/2019 às 09h50

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apresentaram os trabalhos que a Prefeitura de Maceió vem realizando nos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, afetados pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração. A reunião aconteceu nessa segunda-feira (14) com a secretária nacional de Assistência Social, Mariana Neris, e deputados membros da Comissão Externa do Pinheiro, criada pela Câmara Federal para tratar de assuntos relacionados aos quatro bairros atingidos. Leia a matéria.

Nesta segunda-feira (14), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) inicia um trabalho para a substituição de 930 metros de rede de distribuição de água na Rua Miguel Palmeira, no bairro Pinheiro, em Maceió. O objetivo da implantação é a melhoria do abastecimento para a comunidade. Confira os detalhes.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que chamados para o órgão neste sábado (12) e domingo (13) devem ser feitos para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.


Os moradores do bairro Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal e estão inseridos nos lotes 5 e 6 já podem sacar, respectivamente, a sétima e a sexta parcelas do benefício, liberadas nessa sexta-feira (11). A retirada do valor pode ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está promovendo uma capacitação para qualificar o fluxo de atendimento da Diretoria Operacional. A atualização, com foco nos procedimentos diários, teve início nessa quarta-feira (09) e segue até esta sexta-feira (11) na sede da Defesa Civil, no bairro Pinheiro. Confira a matéria.


Os moradores do Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal e estão inseridos nos lotes 5 e 6 poderão sacar nova parcela do benefício a partir desta sexta-feira (11). O saque pode ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Leia mais.


A secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, reuniu-se nesta quinta-feira(04), na Prefeitura de Maceió, com representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público (MP), Gabinete de Governança da Prefeitura, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil Defesa Civil para apresentar o Relatório Socioeconômico e Educacional das Escolas Situadas nos Bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Saiba mais.


04/10/2019 às 12h34

Os beneficiários dos lotes 3 e 11 da Ajuda Humanitária do Governo Federal poderão fazer o saque do valor a partir desta segunda-feira (7), quando a oitava e primeira parcelas, respectivamente, estarão disponíveis nos bancos. Veja os detalhes aqui.


03/10/2019 às 13h58

O prefeito Rui Palmeira reuniu-se nesta quinta-feira (03), em Brasília, com o ministro Gustavo Canuto, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para tratar da situação dos moradores da encosta do bairro do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. Na reunião, ficou definido que assessores técnicos do Ministério virão a Maceió para as tratativas de realocação dessas famílias para residenciais do programa Minha Casa Minha Vida construídos em Maceió. Leia a matéria.


As pessoas inseridas na Ajuda Humanitária do Governo Federal devem ficar atentas às datas previstas de pagamento do benefício no mês de outubro. No calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Economia (Semec), o benefício federal começa a ser liberado para saque na próxima terça-feira (1º). Confira o cronograma aqui.


26/09/2019 às 17h36

Técnicos da Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) estão em Minas Gerais realizando visitas técnicas para conhecer experiências em riscos e desastres e, assim, qualificar o trabalho do órgão municipal em Maceió. Leia aqui.


25/09/2019 às 19h13

O assessor de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Thales Queiroz Sampaio, esteve, na tarde desta quarta-feira (25), na sede da Defesa Civil de Maceió para atualizar o novo comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada Francisco Barreto de Menezes sobre o estudo feito na capital alagoana sobre a região do Pinheiro. Confira a matéria.


25/09/2019 às 08h24

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, renovou por mais seis meses o Decreto de Calamidade Pública para os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, afetados por instabilidade de solo que tem provocado fissuras e subsidência. O documento, publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (25), inclui ainda o bairro do Bom Parto que, após levantamento realizado pela Defesa Civil Municipal com base nos estudos do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, também vem sendo afetado com fissuras e subsidência. Leia mais.


Os moradores do Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal e estão inseridos nos lotes 2 e 7 podem sacar nova parcela do benefício a partir desta terça-feira (24). O saque pode ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Segundo informações da Secretaria Municipal de Economia (Semec), serão liberadas para saque nesta terça a oitava parcela do lote 2 e a quinta parcela do lote 7. Já nesta segunda-feira (23), está disponível o saque da oitava parcela do lote 1 da Ajuda Humanitária.


Os moradores do bairro Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal e estão inseridos no lote 4 podem sacar a sétima parcela do benefício, liberada nesta sexta-feira (20). Ao todo, os 119 beneficiários cadastrados neste lote podem fazer a retirada do valor em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. O pagamento da parcela estava previsto para acontecer nessa quinta-feira (19), mas um problema na operação bancária inviabilizou a liberação para saque.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que está monitorando as chuvas que caem em Maceió e orienta a população que o acionamento do órgão municipal nestes sábado (21) e domingo (20) devem ser feitos por meio do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.


Em aula prática do Treinamento Integrado em Gestão de Risco e Desastre, profissionais da Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) estiveram nesta quinta-feira (19) recebendo orientações em campo sobre o monitoramento de fissuras e rachaduras no bairro do Pinheiro. Saiba mais.


Profissionais da Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) estão passando por um treinamento para qualificar as análises de risco durante o trabalho diário em Maceió. O Treinamento Integrado em Gestão de Risco e Desastre acontece durante toda a semana, com experiências teóricas e práticas. Leia mais.


18/09/2019 às 12h36

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que o trabalho de vistoria realizado pelos profissionais do órgão acontece sempre com agendamento prévio com o solicitante do Registro de Ocorrência (RO). O procedimento é padrão e todos servidores trabalham devidamente uniformizados. O alerta da Defesa Civil se deve ao fato de que nos últimos dias alguns moradores do bairro Pinheiro relataram a presença de pessoas solicitando uma vistoria nos imóveis que estão dentro da área afetada pela instabilidade de solo. Confira a matéria.


Um problema na operação bancária inviabilizou a liberação para saque da sétima parcela do lote 3 da Ajuda Humanitária do Governo Federal nesta terça-feira (17), como estava previsto. Segundo informações da Secretaria Municipal de Economia (Semec), o valor estará disponível para saque na próxima quinta (19). O saque pode ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. 


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está convocando os moradores do bairro Pinheiro inseridos no lote 5 da Ajuda Humanitária do Governo Federal para a renovação do benefício federal na próxima terça e quarta-feira (17 e 18). O atendimento será realizado das 9h às 14h, na sede da Defesa Civil de Maceió, localizada na Rua Cônego João Barros Pinho, 107, no bairro do Pinheiro. Leia mais aqui.


14/09/2019 às 08h

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que chamados para o órgão neste sábado (14), domingo (15) e no feriado de segunda-feira (16) – em comemoração à Emancipação Política de Alagoas, devem ser feitos por meio do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.


Os moradores do bairro Pinheiro que estão inseridos no lote 2 da Ajuda Humanitária do Governo Federal já podem sacar a sétima parcela do benefício, liberada nesta sexta-feira (13).  Segundo a Secretaria Municipal de Economia (Semec), a retirada do benefício deve ser feita no prazo de até 30 dias para evitar o bloqueio automático do valor pelo sistema de pagamento, havendo necessidade de nova autorização de crédito para liberação da Ajuda Humanitária.


12/09/2019 às 11h05

Os moradores do bairro Pinheiro que estão inseridos no lote 6 da Ajuda Humanitária do Governo Federal estão com o saque liberado para a quinta parcela do benefício. A liberação aconteceu nesta quinta-feira (12). Os 379 beneficiários que fazem parte deste lote podem fazer a retirada do valor em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


Os moradores do bairro Pinheiro inseridos na Ajuda Humanitária do Governo Federal devem ficar atentos às datas previstas para o pagamento da renovação do benefício para os lotes 1, 2, 3 e 4. A Secretaria Municipal de Economia (Semec) divulgou calendário de pagamento dos lotes neste mês de setembro. Confira aqui.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que está monitorando as chuvas que caem na capital e orienta que o órgão pode ser acionado pelo telefone 0800 030 6205. A previsão para esta quarta-feira (11) e quinta-feira (12) é de nebulosidade variável e chuva ocasional, segundo informações da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).


A Prefeitura de Maceió informa que o pagamento das parcelas da renovação da Ajuda Humanitária do Governo Federal deverá ser feito ainda esta semana. A medida depende da chegada de cartão bancário em nome do órgão municipal, o que deve ocorrer até amanhã (11). A partir de então, o Banco do Brasil deverá creditar, em 48h, os benefícios nas contas dos moradores cadastrados. Saiba mais aqui.


Será liberado nesta terça-feira (10) o saque de parcelas dos lotes 5, 8 e 9 da Ajuda Humanitária do Governo Federal para os moradores do Pinheiro. O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que o acionamento do órgão neste sábado (7) e domingo (8), em caso de ocorrência, deve ser feito para o número do Corpo de Bombeiros, o 193. As chamadas serão encaminhadas para o órgão municipal.


Os moradores do bairro Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal e estão inseridos nos lotes 5, 8 e 9 poderão sacar a parcela do benefício na próxima terça-feira (10). O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


Está liberada para saque, a partir desta sexta-feira (6), a primeira parcela do lote 10 da Ajuda Humanitária do Governo Federal para os moradores do bairro Pinheiro. Ao todo, 55 pessoas estão cadastradas neste lote e podem fazer a retirada do valor em qualquer agência do Banco do Brasil.


06/09/2019 às 09h42

O trabalho de monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec) da Defesa Civil de Maceió nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro – afetados pela instabilidade de solo – foi tema de palestra na última quarta-feira (4) para estudantes de Engenharia Civil do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Farol. Confira a matéria


02/09/2019 às 14h12

Os moradores do bairro Pinheiro inseridos na Ajuda Humanitária do Governo Federal devem ficar atentos às datas previstas de pagamento do benefício no mês de setembro. A Secretaria Municipal de Economia (Semec) divulgou calendário de pagamento dos lotes. O cronograma prevê que nesta sexta-feira (6) será liberado para saque a sexta parcela do lote 5. Já no dia 10, está previsto o pagamento da quarta parcela dos lotes 8 e 9 do benefício federal. O calendário segue no dia 12, com a liberação da quinta parcela do lote 6 e no dia 24, a quinta parcela do lote 7. O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


A Prefeitura de Maceió solicitou a vinda de técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) a Maceió para estudar o aparecimento de fissuras em casas no bairro Bom Parto nos últimos meses. A Defesa Civil Municipal realiza levantamentos na região, que servirão de base para os estudos do órgão nacional. O aparecimento de fissuras aumentou o número de abertura de Registros de Ocorrência (RO) no Bom Parto, levando a Defesa Civil de Maceió a encaminhar equipes com engenheiros, geólogo e geógrafo para análise do problema. Leia aqui.


Os moradores do bairro Pinheiro inseridos no lote 4 da Ajuda Humanitária do Governo Federal devem passar pelo processo de renovação do benefício nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29. O atendimento será realizado das 9h às 14h, na sede da Defesa Civil de Maceió, localizada na Rua Cônego João Barros Pinho, 107, no bairro do Pinheiro. Confira os detalhes.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que nesta terça-feira (27), feriado municipal pelo Dia de Nossa Senhora dos Prazeres – Padroeira de Maceió, o acionado da Defesa Civil deve ser feito através do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. A previsão do tempo para este feriado é de variação de nebulosidade com possibilidade de pancadas chuvas leve, segundo informações da Sala de Alerta da Semarh. A Defesa Civil estará monitorando as áreas de risco de Maceió.


Os moradores do bairro do Pinheiro que estão inseridos no lote 7 da Ajuda Humanitária do Governo Federal já podem sacar a quarta parcela do benefício, liberada nesta segunda-feira (26). Neste lote, estão inseridos 379 beneficiários, que podem realizar o saque em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


Representantes de diversas instituições públicas conheceram, nesta sexta-feira (23), o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), na sede da Defesa Civil de Maceió. O espaço possibilita uma análise detalhada das regiões do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, além das outras áreas de risco da cidade, e é equipado com instrumentos tecnológicos de monitoramento. Leia mais.


O prefeito Rui Palmeira visitou nesta sexta-feira (23) o Residencial Vale do Parnaíba, localizado no bairro Rio Novo. Acompanhado de secretários municipais e de representantes de instituições públicas como o Ministério Público Estadual e Federal e a Defensoria Pública Estadual e da União, o prefeito informou que as  240 unidades habitacionais construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida deverão ser destinadas a moradores da encosta do Mutange. Confira aqui.


O prefeito Rui Palmeira e o coordenador especial de Proteção e Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (22), com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para solicitar novos estudos para os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também participaram do encontro na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília. Saiba mais.


Com o objetivo de esclarecer e orientar a população sobre as ações de Defesa Civil em Maceió, a Coordenação Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) ministrou palestras sobre os trabalhos desenvolvidos nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, afetados pela instabilidade de solo, em escolas da capital. Mais de 100 alunos de escolas particulares puderam tirar sobre o tema. Leia a matéria aqui.


Segue nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) o processo de renovação da Ajuda Humanitária do Governo Federal para os moradores do bairro Pinheiro inseridos no lote 3. Para a renovação, os beneficiários deverão confirmar os dados cadastrais e assinar um Termo de Responsabilidade informando que permanecem fora da área de risco e que utilizam o recurso federal para fins de moradia.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está convocando os moradores do bairro Pinheiro inseridos na Ajuda Humanitária do Governo Federal, e que já receberam a sexta parcela do recurso, para a renovação do benefício federal. As novas regras para renovação foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (19), atendendo recomendação da Defesa Civil Nacional e Defensoria Pública do Estado. Leia a matéria.


19/08/2019 às 13h43

Os moradores do bairro Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal e que estão inseridos no lote 4 poderão sacar a sexta parcela do benefício a partir desta terça-feira (20). O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


O Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (19) trouxe a alteração das regras para a renovação da Ajuda Humanitária do Governo Federal disponibilizada aos moradores do bairro Pinheiro que foram afetados pela instabilidade de solo. Saiba mais.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que está monitorando as chuvas que caem na capital e orienta que em caso de ocorrências neste sábado (17) e domingo (18), o acionamento deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros através do número 193. As chamadas serão encaminhadas para o órgão municipal.


Os moradores do bairro do Pinheiro que estão inseridos no lote 6 da Ajuda Humanitária do Governo Federal estão com saque disponível para a quarta parcela do benefício. A liberação aconteceu nesta terça-feira (13).


Os moradores do bairro Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal e estão inseridos nos lotes 8 e 9 poderão sacar a terceira parcela do benefício na próxima segunda-feira (12). O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


06/08/2019 às 15h09

Os moradores do bairro do Pinheiro que estão inseridos nos lotes 3 e 5 da Ajuda Humanitária do Governo Federal já podem sacar novas parcelas do benefício a partir desta terça-feira (6). O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Estão disponíveis o saque da sexta parcela do lote 3 (que tem 124 beneficiários) e a quinta parcela do lote 5 (com 47 beneficiários) do benefício federal.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue monitorando as chuvas em Maceió, trabalhando em Nível Operacional de Observação, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil. De acordo com o informações da Sala de Alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para esta segunda-feira (05) é de tempo instável com possibilidades de chuvas leves ao longo do dia. Para terça-feira (06), a previsão é de dia nublado com possibilidades de pancadas de chuvas leves à moderadas durante a madrugada e o começo da manhã.


Cerca de 100 pessoas já acessaram a Declaração de Localização no Mapa de Setorização de Danos emitida pela Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O documento foi formulado com orientação da Procuradoria Geral do Município (PGM), para dar suporte às famílias afetadas pela instabilidade de solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Leia a matéria.


Os moradores do bairro Pinheiro inseridos na Ajuda Humanitária do Governo Federal devem ficar atentos às datas previstas de pagamento do benefício no mês de agosto. A Secretaria Municipal de Economia (Semec) divulgou calendário de pagamento dos lotes. Leia mais.


02/08/2019 às 17h00

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que o acionamento do órgão neste sábado (3) e domingo (4), em caso de ocorrência, deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros no número 193. As chamadas serão encaminhadas para o órgão municipal.


02/08/2019 às 15h02

O Tribunal de Justiça de Alagoas informa que os trabalhos de vistoria nas residências do bairro do Pinheiro para garantir futuras indenizações terão início neste sábado (3), das 8h às 17h. O proprietário ou o representante precisa ter em mãos a cópia da documentação do imóvel, CPF e RG. Confira os detalhes aqui.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que está trabalhando em nível operacional de Atenção dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil nesta quinta-feira (1º). Segundo Aviso Meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para esta quinta é de chuvas de intensidade moderada e algumas pancadas intensas, podendo se estender até a manhã de sexta-feira (2). 


31/07/2019 às 07h52

As pessoas que recebem Ajuda Humanitária do Governo Federal em decorrência da instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro terão que apresentar o contrato de locação do imóvel para onde se mudaram para renovar o acesso ao benefício. Portaria publicada nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial do Município detalha os critérios para renovação. Saiba mais.


30/07/2019 às 18h54

Nesta terça-feira (30), o Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de Maceió se reuniu com a Defensoria Pública Estadual para alinhar o Plano de Operação para a Evacuação dos Moradores das encostas do Mutange e do Jardim Alagoas. As ações integradas do Município para a realocação das famílias serão divulgadas na próxima semana. A desocupação acontecerá após pagamento da primeira parcela do aluguel social no valor mensal de R$ 1 mil. Leia a matéria.


30/07/2019 às 12h59

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) monitora as chuvas na capital nesta terça-feira (30) e orienta a população sobre como acionar o órgão em casos de ocorrência. O acionamento da Defesa Civil Municipal deve ser feito pelo 0800 030 6205, no horário de 8h às 18h. Após este período, a população deve ligar para o Corpo de Bombeiros, no número 193, que a ocorrência será encaminhada para o órgão municipal.


Segue até quinta-feira (1º de agosto) o cadastro que dá acesso a Ajuda Humanitária do Governo Federal para moradores de Bebedouro que se encontram na área azul clara do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, com recomendação de realocação. Os trabalhos seguem cronograma específico e o atendimento acontece na sede da Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec), no bairro do Pinheiro. Saiba os detalhes aqui.


A Justiça concedeu, nesta sexta-feira (26), o alvará que autoriza a liberação de 15 milhões dos valores da Braskem que estão bloqueados para o pagamento do aluguel social de 2.500 famílias das encostas do Mutange e do Jardim Alagoas. O juiz Ivan Vasconcelos de Brito Júnior, da 2ª Vara Cível da Capital, e o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira, assinaram o documento que permite a transferência do valor para o Município, que realizará o pagamento durante seis meses no valor de R$ 1 mil. Confira a matéria.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) orienta a população que o acionamento do órgão no final de semana deve ser feito através do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. A previsão é de chuva moderada para esta sexta-feira (26) e sábado (27) – segundo aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Leia mais.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) inicia na próxima segunda-feira (29) o cadastro dos moradores de Bebedouro que se encontram na área azul clara do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, com recomendação de realocação. O cadastro dará acesso a Ajuda Humanitária do Governo Federal e segue cronograma específico. Confira a matéria.


Os moradores do bairro do Pinheiro que estão inseridos no lote 7 da Ajuda Humanitária do Governo Federal já podem sacar a terceira parcela do benefício a partir desta quinta-feira (25). O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. A orientação da Defesa Civil Municipal é para que, em caso de dúvidas, o cidadão entre em contato com o órgão pelo telefone 0800 030 6205, com a informação do nome e número do CPF. 


24/07/2019 às 15h57

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue monitorando as chuvas nesta quarta-feira (24) na capital alagoana e trabalha em Nível Operacional de Observação, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil. Saiba mais.


24/07/2019 às 12h44

O prefeito Rui Palmeira visitou, nesta quarta-feira (24), o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), na sede da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), no bairro Pinheiro. O espaço está equipado com novos instrumentos e vai possibilitar a análise mais detalhada da região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Leia mais.


A Prefeitura de Maceió finalizou no último sábado (20) o cadastramento de moradores das áreas de encosta do Mutange e do Jardim Alagoas para concessão do aluguel social. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) traçou o perfil dos moradores, com base nas informações prestadas nos 1.249 cadastros efetuados. Veja aqui.


Assistentes sociais, líderes comunitários e moradores do Mutange e do Jardim Alagoas movimentam a Escola Municipal Edécio Lopes desde o dia 10. É no local que está sendo realizado o cadastramento para o recebimento do aluguel social dos moradores das regiões. A ação foi finalizada neste sábado (20). Confira a matéria.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue monitorando as chuvas que caem na capital alagoana. A previsão é que a chuva continue até domingo (21). No final de semana, em caso de ocorrência, a população deve ligar para o Corpo de Bombeiros, no número 193, e as chamadas serão encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.


Este sábado (20) é o último dia para os moradores das encostas do Mutange e do Jardim Alagoas realizarem o cadastramento para o recebimento do aluguel social. Até agora, 1.084 pessoas foram registradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), mas outras 581 ainda precisam se cadastrar. Saiba os detalhes aqui.


Neste sábado (20), os moradores do Pinheiro que recebem a Ajuda Humanitária do Governo Federal inseridos nos lotes 2 e 4 poderão sacar as novas parcelas do benefício. Segundo a Secretaria Municipal de Economia (Semec), serão disponibilizadas a sexta parcela do lote 2, que atende 114 moradores, e a quinta parcela do lote 4 com 125 beneficiários. O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.


19/07/2019 às 08h

Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Maceió segue com o cadastramento dos moradores das encostas do Mutange e do Jardim Alagoas para o recebimento do aluguel social. Nesta quinta-feira (18) 153 pessoas foram registradas, contabilizando um total de 980 moradores já cadastrados. Leia mais.


18/07/2019 às 10h36

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, esteve na tarde de quarta-feira (17) em Brasília, onde participou de reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e com o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas. A agenda discutiu a liberação de recursos para o pagamento do aluguel social aos moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A solicitação de recursos para execução de projetos de infraestrutura também entrou na pauta da reunião. Saiba mais.


Desde o dia 10 de julho, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza o cadastramento para o aluguel social dos moradores do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. Até a terça-feira (16), 627 moradores haviam sido registrados, mas 1.040 pessoas ainda precisam se cadastrar. Confira os detalhes aqui.


O prazo de cadastramento para o aluguel social dos moradores do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas foi prorrogado até o sábado (20). O atendimento será dedicado a todos os moradores das casas listadas no levantamento populacional que perderam o prazo e segue durante toda a semana, das 9h às 15h, na Escola Municipal Edécio Lopes, localizada na Rua Pedro Suruagy – antiga Antônio Procópio, no Pinheiro. Leia mais.


16/07/2019 às 11h06

A Prefeitura de Maceió segue fazendo o cadastramento para o aluguel social dos moradores da encosta do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. Nesta terça-feira (16), serão atendidos os moradores das Ruas Ernesto Gilmar, São Pedro e Padre Cícero, Travessa São Pedro, Rua Tereza de Azevedo, Travessa Jardim Alagoas I e Rua Francisco Freire Ribeiro. Saiba mais.


14/07/2019 às 17h34

O cadastramento dos moradores do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas para o recebimento do aluguel social continua. Nesta segunda-feira (15) é a vez das famílias que residem na Rua Delmiro Gouveia, na Travessa Delmiro Gouveia e na Travessa Jardim Alagoas se inscreverem. Continue lendo aqui.


14/07/2019 às 12h03

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) faz o atendimento para o cadastro do aluguel social até o dia 17 de julho, das 9h às 15h, na Escola Municipal Edécio Lopes, localizada na Rua Pedro Suruagy – antiga Antônio Procópio, no Pinheiro. Neste domingo (14) foram atendidos os moradores da Rua Delmiro Gouveia, no Mutange, sob o código DG. Leia mais.


13/07/2019 às 18h56

A ação da Prefeitura de Maceió para cadastramento das famílias do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas para o recebimento de aluguel social realizou o registro de 411 atendimentos com o cadastro de 128 moradores neste sábado. Ao todo, 241 moradores foram cadastrados. O atendimento prossegue age a próxima quarta-feira (17). As equipes estāo  mobilizadas, inclusive, no domingo (14). Saiba mais.


A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) divulga a lista de moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do Mapa de Feições do bairro do Pinheiro aptos para a habilitação ao saque de recursos do FGTS. Confira a relação dos nomes aqui.


13/07/2019 às 10h10

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que trabalha em nível operacional de atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, e orienta a população a ligar para o Corpo de Bombeiros em caso de ocorrência. Leia mais aqui.


13/07/2019 às 7h

Neste domingo (14), a ação da Prefeitura de Maceió para cadastramento das famílias do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas para o recebimento de aluguel social segue com o registro dos moradores da Rua Delmiro Gouveia. Saiba mais.


12/07/2019 às 09h40

Os moradores do bairro do Pinheiro que estão inseridos nos lotes 2, 4 e 6 da Ajuda Humanitária do Governo Federal poderão sacar as novas parcelas do benefício nos dias 15 e 18. O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Leia mais.


12/07/2019 às 09h

A Prefeitura de Maceió segue com a ação de cadastramento das famílias do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas para o recebimento de aluguel social. Neste sábado (13) devem se cadastrar os moradores da Rua do Arame, Rua Santa Helena, Rua Pantaleão Silva e Rua Paulo Afonso. Confira aqui.


A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), segue nesta sexta-feira (12) com o cadastramento dos moradores do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas para o recebimento de aluguel social. Saiba mais.


O Comitê de Gestão de Crise, criado pela Prefeitura de Maceió por meio do Decreto nº 8.755, teve sua primeira reunião oficial nesta quarta-feira (10). O grupo é vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito Rui Palmeira e é responsável pelas ações voltadas aos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, que estão em situação de calamidade pública. Leia a matéria.


10/07/2019 às 11h

A Prefeitura de Maceió dá sequência, nesta quinta-feira (11), ao cadastramento para o aluguel social dos moradores da encosta do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. Iniciado na quarta-feira (10), o cadastramento é feito na Escola Municipal Edécio Lopes, localizada na Rua Pedro Suruagy – antiga Antônio Procópio, no bairro Pinheiro. Veja o calendário aqui.


09/07/2019 às 19h

Representantes da Prefeitura de Maceió participaram, nesta terça-feira (09), de uma reunião do Comitê de Acompanhamento das Ações para os Bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Desta vez, as lideranças comunitárias e membros de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudesc) foram informados sobre o cadastramento para o aluguel social dos moradores da encosta do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. A reunião aconteceu na sede da Prefeitura, em Jaraguá. Leia mais.


09/07/2019 às 14h09

Termina nesta quinta-feira (11) o trabalho de cadastro para habilitação ao saque do FGTS para os moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do Mapa de Feições do bairro Pinheiro. A liberação do FGTS atende a uma decisão judicial decorrente de uma Ação Civil Pública. Saiba mais.


A Coordenaria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que devido à manutenção de rede na sede do órgão, localizado no bairro do Pinheiro, o atendimento à população através do 0800 030 6205 estará suspenso a partir das 14h desta terça-feira (9). Confira aqui o que fazer em caso de ocorrências emergenciais.


A Defesa Civil de Maceió inicia nesta quarta-feira (10), o cadastramento para o aluguel social dos moradores da encosta do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. O cadastramento será feito na Escola Municipal Edécio Lopes, localizada na Rua Pedro Suruagy – antiga Antônio Procópio, no bairro Pinheiro. Leia mais.


08/07/2019 às 15h

Os moradores do Pinheiro inseridos nos lotes 3 e 5 da Ajuda Humanitária do Governo Federal podem fazer o saque de novas parcelas do benefício a partir desta segunda-feira (8). O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Já a partir desta terça-feira (9), os beneficiários dos lotes 8 e 9 terão a segunda parcela do auxílio-moradia social liberadas para saque. A orientação da Defesa Civil Municipal é para que, em caso de dúvidas, o cidadão entre em contato com o órgão pelo telefone 0800 030 6205 com a informação do nome e número do CPF.


08/07/2019 às 10h32

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) monitora as chuvas em Maceió e informa que está trabalhando em nível operacional de Atenção, dentro do Protocolo de de Proteção e Ação de Defesa Civil, devido à previsão de chuvas moderadas previstas para os próximos dias. Mais informações.


06/07/2019 às 14h22

Após dois dias de treinamento teórico e de simulados de mesa, representantes do Município, Estado e do Governo Federal participaram de um Atendimento Pré-Hospital (APH) em casos de incidentes com múltiplas vítimas. A ação aconteceu neste sábado (6) no Estacionamento do Jaraguá. As atividades foram conduzidas pela Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde. Leia os detalhes aqui.


05/07/2019 às 15h57

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) orienta a população sobre o acionamento do órgão durante o final de semana, que deve ser feito por meio do Corpo de Bombeiros. Em caso de ocorrência, as chamadas serão encaminhadas para o órgão municipal. Saiba mais.


04/07/2019 às 8h06

A Prefeitura de Maceió, por meio da Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec), conseguiu a liberação de R$ 11,3 milhões para obras de engenharia em sete encostas da capital alagoana. O recurso é da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Confira os detalhes.


03/07/2019 às 14h20

Nesta quarta-feira (03), o prefeito em exercício Marcelo Palmeira esteve na sede da Defesa Civil Municipal reunido com representantes do órgão, da Força Nacional do Sistema Único de Saúde, do Comitê Operativo de Emergência em Saúde (Coes) e da Secretaria Municipal de Saúde. A pauta da reunião foram as atividades relacionadas à saúde nos bairros em estado de calamidade: Pinheiro, Bebedouro e Mutange. Continue lendo aqui.


02/07/2019 às 18h21

O prefeito em exercício Marcelo Palmeira se reuniu nesta terça-feira (2) com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan, para discutir ações de assistência às famílias do bairro Mutange, uma das áreas mais afetadas pela instabilidade de solo decorrente da mineração. Saiba mais.


02/07/2019 às 14h01

Representantes do Comitê de Gestão de Crise instituído pela Prefeitura de Maceió reuniram-se, nessa segunda-feira (1º) para avaliar o trabalho desenvolvido e definir as próximas ações de prevenção, preparação, monitoramento e respostas à população dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Leia a matéria.


01/07/2019 às 15h12

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está monitorando as áreas de risco de Maceió e vem trabalhando em nível operacional de Atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil. O órgão deve ser acionado pelo telefone 0800 030 6205. Mais informações.


01/07/2019 às 11h12

A Prefeitura de Maceió atualizou, por meio do Decreto nº 8.755, a composição do Comitê de Gestão de Crise responsável pelas ações voltadas para prevenção, preparação, monitoramento e respostas à movimentação de solo nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A publicação foi feita no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (01), leva em consideração a situação de calamidade pública (já atestada no Decreto Municipal nº. 8.699/2019), que atinge os bairros, e adequa a composição gestora à minirreforma administrativa instituída pela Lei nº 6.881, de 04 de abril de 2019. Leia aqui.


29/06/2019 às 10h57

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) apresentou os trabalhos que a Prefeitura de Maceió vem realizando nos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange após a Divulgação do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, durante da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), para tratar de assuntos relacionados aos três bairros atingidos por uma instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração. Confira os detalhes.


28/06/2019 às 15h02

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil está monitorando as chuvas em Maceió. De acordo com informações da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para o final de semana é de chuva intercalada com períodos secos na capital. Leia aqui.


28/06/2019 às 14h58

Está previsto para o dia 05 de julho o pagamento da segunda parcela do lote 7 e a sexta parcela do lote 1 da Ajuda Humanitária do Governo Federal para os moradores do Pinheiro inseridos no Mapa de Feições. O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Saiba mais.


25/06/2019 às 18h24

A instabilidade de solo que afeta os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro será acompanhada pelo Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão e passa a ser discutida por representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A primeira reunião para discussão do tema aconteceu segunda-feira (24) em Brasília. Confira a matéria.


23/06/2019 às 12h37

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil está monitorando as chuvas em Maceió e informa, que neste domingo (23) e no feriado desta segunda-feira (24), o acionamento das equipes de plantão deve ser feito ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Leia aqui.


21/06/2019 às 15h27

Segue até o dia 11 de julho o cadastro para habilitação ao saque do FGTS para os moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do Mapa de Feições do bairro Pinheiro. A liberação do FGTS atende a uma decisão judicial decorrente de uma Ação Civil Pública. Saiba mais.


19/06/2019 às 18h05

Na tarde desta quarta-feira (19), o prefeito Rui Palmeira sancionou a Lei Nº. 6.900, de autoria do Executivo, que garante a isenção de tributos como IPTU e ISS para moradores e comerciantes dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A isenção é valida pelos próximos cinco anos. Leia a matéria aqui.


19/06/2019 às 15h50

Os moradores do Pinheiro que estão incluídos no oitavo lote da Ajuda Humanitária do Governo Federal já podem retirar os cartões de saque no posto do Banco do Brasil que fica no prédio das Varas do Tribunal Regional do Trabalho, na praia da Avenida. A retirada deve ser feita das 9h às 14h. Confira os detalhes.


18/06/2019 às 13h02

Nesta terça-feira (18), houve a terceira reunião do Comitê de Acompanhamento das Ações para os Bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, que é formado por lideranças comunitárias, membros de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudesc) e representantes da Prefeitura de Maceió. O encontro aconteceu na sede do Executivo municipal. Leia mais aqui.


A Defesa Civil Municipal informa que está monitorando as chuvas na capital nesta segunda-feira (17) e opera em Nível de Alerta dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil. Saiba mais.


A Defesa Civil Municipal informa que está monitorando as chuvas na capital alagoana. De acordo com Aviso Meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para esta segunda-feira (17) é de chuva moderada em Maceió. Chuvas mais intensas estão previstas para o litoral norte do Estado. Leia mais.


Os moradores do bairro Pinheiro inseridos nos lotes 1, 2, 3, 4 e 5 da Ajuda Humanitária do Governo Federal podem buscar o Cartão Saque do benefício. Com o cartão, a retirada do valor do auxílio-moradia social pode ser feito nos terminais de autoatendimento. Confira os detalhes.


14/06/2019 às 19h

O prefeito Rui Palmeira envia, nesta segunda-feira (17), à Câmara Municipal de Maceió (CMM) o Projeto de Lei  que concede benefícios fiscais a pessoas físicas e empresas que foram atingidas por rachaduras e afundamentos ocorridos nos bairros do Bebedouro, Mutange e Pinheiro. De acordo com o texto, que será publicado na edição desta segunda do Diário Oficial do Município (DOM), ficam isentos dos tributos municipais, pelo período de cinco anos, os imóveis urbanos – independentemente da forma de utilização – e as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, além de profissionais autônomos localizados na região. O projeto também prevê a remissão dos débitos dos tributos municipais relativos ao exercício deste ano. Saiba mais aqui.


A Defesa Civil de Maceió segue monitorando as áreas de risco de Maceió, mesmo com o cessar do Aviso Meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), uma vez que há previsão de chuvas ocasionais. Leia mais.


14/06/2019 às 17h40

Com o objetivo de executar ações e facilitar a resposta no cuidado com a população dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) instituíram o Comitê de Operações de Emergências em Saúde (Coes).  A portaria foi assinada pelos secretários José Thomaz Nonô e Alexandre Ayres, e publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (14). Confira a matéria.


14/06/2019 às 13h19

Os moradores do Pinheiro inseridos nos lotes 1, 2 e 4 da Ajuda Humanitária do Governo Federal podem fazer o saque de novas parcelas do benefício a partir desta sexta-feira (14). O saque pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque. Saiba mais aqui.


A Defesa Civil Municipal deu início, nesta quinta-feira (13), aos trabalhos de isolamento no entorno de cinco blocos do Conjunto Jardim Acácia e parte da Rua Professor Mário Marroquim, no bairro do Pinheiro. Clique aqui e leia mais.


13/06/2019 às 15h

A Defesa Civil de Maceió informa que está em Nível Operacional de Observação dentro do Protocolo de Prevenção e Ação da Defesa Civil, que faz o monitoramento da chuva na capital. De acordo com Aviso Meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é de chuvas de intensidade moderada em pontos isolados, em especial na região metropolitana, até a madrugada de sexta-feira (14). Leia mais.


12/06/2019 às 17h10

Os moradores do Pinheiro que estão incluídos no lote 6 da Ajuda Humanitária do Governo Federal podem fazer o saque da segunda parcela do benefício a partir desta quarta-feira (12). Já na sexta-feira (14), será liberada a quinta parcela referente ao lote 2 (que tem 114 beneficiários) e a quarta parcela do lote 4 (125 beneficiários). Confira os detalhes aqui.


10/06/2019 às 18h40

Os moradores do Pinheiro que estão incluídos nos lotes 8 e 9 da Ajuda Humanitária do Governo Federal – como passou a ser denominado o auxílio-moradia social – podem sacar o dinheiro a partir desta terça-feira (11). Clique aqui e leia mais.


10/06/2019 às 15h59

Representantes da Prefeitura de Maceió estiveram reunidos, nesta segunda-feira (10), com membros do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública do Estado para discutir que ações estão sendo adotadas após a divulgação do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias. Saiba mais.


07/06/2019 às 16h09

O Plano de Ações Integradas para Maceió já está sendo construído por representantes dos governos Municipal, Estadual e Federal. Os trabalhos, divididos por eixos temáticos, buscam linhas de ações para as áreas dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, afetados pela instabilidade de solo e destacado no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias. Leia mais.


07/06/2019 às 10h

O Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias abrange áreas dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Elaborado por técnicos da Defesa Civil Nacional e da Defesa Civil de Maceió, o Mapa é dividido em setores, conforme características técnicas e a gravidade – criticidade – dos danos observados e aponta as linhas de ações prioritárias para cada área e de atenção à população afetada. O documento é validado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Veja aqui.


06/06/2019 às 17h46

A Central de Monitoramento da Defesa Civil de Maceió no Bairro do Pinheiro recebeu novos equipamentos nesta quinta-feira, 6 de junho. Os 40 rádios, completa infraestrutura de rede e aparelhos para a realização de videoconferência foram doados e já começaram a ser instalados pela Braskem. A previsão é de que todos os materiais estejam funcionando no próximo dia 19. Confira a matéria.


06/06/2019 às 13h23

A Prefeitura de Maceió, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), divulga na próxima sexta-feira (07), a partir das 10h, o Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, que abrange os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A divulgação atende recomendação do Ministério Público Federal. Confira aqui.


04/06/2019 às 18h05

Dezoito lideranças comunitárias e membros de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudesc) e representantes da Prefeitura de Maceió participaram, nesta terça-feira (04), da primeira reunião do Comitê de Acompanhamento das Ações para os Bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O grupo de trabalho foi criado para aproximar a população no acompanhamento das ações nos três bairros afetados pela instabilidade de solo. Saiba mais aqui.


A partir desta terça-feira (04), devido às obras de recuperação de pavimento que serão realizadas pela Braskem na Rua Luiz Rizzo, no bairro do Pinheiro, equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) modificarão o fluxo de veículos que circulam pelo local. Os serviços têm previsão de término em até 15 dias e serão executados pela empresa responsável no horário de 8h às 18h. Leia mais.


Os moradores do bairro Pinheiro inseridos nos lotes 4 e 5 da Ajuda Humanitária do Governo Federal já podem buscar o Cartão Saque do benefício. A retirada do cartão deve ser feita na agência do Banco do Brasil, localizada na Rua do Livramento, no Centro de Maceió. Confira a matéria aqui.


O Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública decretado pela Prefeitura de Maceió em decorrência da subsidência que atinge os bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange. A portariade número 1.311 foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e publicada na edição dessa quinta-feira (30) do Diário Oficial da União (DOU). Saiba mais.


A partir desta segunda-feira (3), serão liberadas para saque novas parcelas dos lotes 1, 3 e 5 da Ajuda Humanitária para as famílias do bairro Pinheiro. Ao todo, 251 proprietários de imóveis inseridos no Mapa de Feições receberão o benefício nestes três lotes. Leia os detalhes aqui.


31/05/2019 às 09h56

O prefeito Rui Palmeira encaminhou, nesta quinta-feira (30), ofício ao governador de Alagoas, Renan Filho, solicitando apoio do Governo do Estado na execução de um plano estratégico de atuação nos bairros de Bebedouro, Pinheiro e Mutange, atingidos por rachaduras, tremores e afundamentos. No documento, o prefeito afirma que o relatório divulgado no último dia 8 pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) “não deixa dúvidas quanto à necessidade de atuação imediata e coordenada dos órgãos públicos nos mais diferentes níveis federativos para resguardar moradores, bens e instalações da região”. Confira a matéria.


29/05/2019 às 19h20

A Prefeitura de Maceió, por meio da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está contribuindo com a construção do Plano de Contingência de Resgate e Proteção Animal para os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, atingidos pela instabilidade de solo. Leia a matéria aqui.


29/05/2019 às 18h21

Fortalecendo as ações voltadas aos moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, a Defesa Civil Municipal promoveu mais um encontro com os representantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) para compartilhar as medidas que vêm sendo tomadas pela Prefeitura de Maceió. Leia mais. 


28/05/2019 às 18h54

A Defesa Civil Municipal divulga a quarta lista de moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do mapa de feições do bairro Pinheiro aptos para a habilitação ao saque de recursos do FGTS. Estas pessoas já podem procurar as agências da Caixa Econômica Federal a partir desta quarta-feira (29). Saiba mais.


28/05/2019 às 18h49

Um Comitê de Acompanhamento vai aproximar as comunidades dos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange, afetados por instabilidade de solo, das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió.  Leia a matéria.


28/05/2019 às 17h25

A Prefeitura de Maceió iniciou a elaboração do plano operacional integrado de assistência e resposta à população dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, atingidos por subsidências provocadas pela mineração, conforme relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Confira mais informações.


28/05/2019 às 08h10

A Defesa Civil Municipal apresentou os trabalhos que a Prefeitura de Maceió vem realizando nos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange – atingidos por uma instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração, durante audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) nessa segunda-feira (27). Saiba mais.


24/05/2019 às 15h46

Os moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do mapa de feições do bairro Pinheiro, que perderam o prazo de cadastro para habilitação ao saque do FGTS, têm nova data para regularizar a situação. A Defesa Civil de Maceió informa que entre os dias 27 e 31 de maio será realizado o cadastro de todos os retardatários. Leia mais aqui.


23/05/2019 às 18h20

Os moradores do Pinheiro incluídos no sétimo lote do auxílio-moradia social podem sacar a primeira parcela a partir desta sexta-feira (24). Desta vez, o benefício traz duas novidades: o dinheiro pode ser retirado em qualquer agência do Banco do Brasil e a agência localizada na rua do Livramento, no Centro, vai abrir às 9h. Confira a matéria.


23/05/2019 às 15h03

Os moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do mapa de feições do bairro Pinheiro que querem fazer o saque do FGTS têm até esta sexta-feira (24) para procurar o setor de cadastro da Defesa Civil de Maceió, que valida a habilitação ao saque pela Caixa Econômica. Leia mais.


22/05/2019 às 21h47

Os órgãos do Sistema Federal de Defesa Civil que atuam nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió (AL), reuniram-se nesta quarta-feira (22), no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília. Durante o encontro, equipes compartilharam informações sobre iniciativas que estão em implementação, alinharam ações conjuntas e planejaram as próximas medidas. Saiba mais aqui.


22/05/2019 às 12h07

O prefeito Rui Palmeira está reunido, em Brasília, com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, para discutir um plano integrado de ações para os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Técnicos da Defesa Civil Nacional e Municipal também participam da reunião.


22/05/2019 às 08h59

A Defesa Civil de Maceió informa que, diante do volume de chuva registrado durante a madrugada na capital, a Prefeitura, por meio das secretarias de serviço, está em alerta para prestar assistência à população, sobretudo no bairro Pinheiro e demais áreas de risco.  Leia aqui.


21/05/2019 às 17h03

Os moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do mapa de feições do bairro Pinheiro que querem fazer o saque do FGTS têm até a sexta-feira (24) para procurar o setor de cadastro da Defesa Civil de Maceió, que valida a habilitação ao saque pela Caixa Econômica. Saiba mais aqui.


20/05/2019 às 17h11

Na segunda-feira (20), a Defesa Civil de Maceió participou de uma reunião no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), para articular a retomada do Programa Posse Legal nos bairros atingidos por afundamento e rachaduras em Maceió. A iniciativa, comandada pelo presidente do TJ/AL, desembargador Tutmés Airan, regulariza gratuitamente a posse de imóveis da região, garantindo direitos aos moradores, como aluguel social e futuras indenizações. Leia mais.


No dia 20/05/2019, a Defesa Civil de Maceió informou que foi liberada a 3° parcela do quarto lote do auxílio-moradia para as famílias do bairro Pinheiro. Os 126 proprietários contemplados nesta etapa de pagamentos poderão realizar o saque do benefício eventual em agências do Banco do Brasil. Os cadastros deste lote foram enviados ao Governo Federal em fevereiro. Confira a lista dos beneficiados.


Em 20/05/2019, a Defesa Civil de Maceió informou que foi liberada a 4° parcela do segundo lote do auxílio-moradia para as famílias do bairro Pinheiro. As 11 famílias contempladas nesta etapa de pagamentos poderão realizar o saque do benefício eventual em agências do Banco do Brasil. Confira a lista dos beneficiados.


16/05/2019 às 15h10

Segue até o dia 23 de maio o cronograma de cadastro para habilitação ao saque do FGTS dos moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do mapa de feições do bairro do Pinheiro. A Defesa Civil Municipal informa que as pessoas que passaram pelo cadastro da Ajuda Humanitária já estão aptas para a habilitação e divulga a relação de moradores que já tiveram a documentação encaminhada para a Caixa Econômica. Saiba mais.


15/05/2019 às 11h43

Técnicos da Defesa Civil Nacional e Municipal e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) iniciaram os trabalhos de elaboração do Mapa de Áreas de Risco dos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro. Nessa terça-feira, 13, e na manhã desta quarta-feira (15), na sede da Defesa Civil, no bairro do Pinheiro, os profissionais se reuniram para discutir os dados apresentados no laudo da CPRM e definir quais as áreas mais críticas. Leia mais.


15/05/2019 às 10h49

Os conjuntos habitacionais Divaldo Suruagy e Jardim Acácia, as escolas municipais Padre Brandão Lima, Radialista Edécio Lopes, Luiz Calheiros Júnior, além da  Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, em Bebedouro, vão passar por uma inspeção de engenharia. O objetivo do trabalho técnico, de acordo com a petroquímica Braskem, é avaliar a integridade das estruturas das edificações no bairro de Pinheiro, em Maceió. Saiba mais aqui.


13/05/2019 às 15h32

O sexto lote do auxílio-moradia social poderá ser sacado pelos moradores do Pinheiro a partir desta terça-feira (14) na agência do Banco do Brasil localizada na Rua do Livramento, no Centro. São 373 pessoas beneficiadas, que vão receber R$ 1 mil por um período de seis meses, podendo ser prorrogado. Para realizar o primeiro saque, o cidadão deve apresentar a documentação pessoal na agência bancária. Após o liberação do cartão bancário, o saque poderá ser feito em qualquer agência do BB. Leia mais.


11/05/2019 às 09h08

A Defesa Civil Municipal continua realizando o cadastro para habilitação ao saque do FGTS para os moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do mapa de feições do bairro do Pinheiro. Nesta segunda-feira (13), segue o cronograma de atendimento na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), localizada no bairro do Poço. Confira a matéria aqui.


10/05/2019 às 12h51

O prefeito Rui Palmeira recebeu técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na manhã desta sexta-feira (10), na sede da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá. Durante o encontro, foram apresentados os detalhes do relatório técnico divulgado na última quarta-feira (08) e que serão utilizados pela Defesa Civil Nacional e Municipal para definição das novas ações a serem executadas nos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro. A atividade de mineração foi apontada pela CPRM como a principal responsável pelos problemas na região. Leia mais.


08/05/2019 às 15h05

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, estuda com a Procuradoria Geral do Município que medidas jurídicas serão adotadas para garantir a reparação às perdas sofridas pelos moradores dos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange. O relatório apresentado nesta quarta-feira (8) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) aponta a atividade de mineração como a principal responsável pelos problemas na região. Confira os documentos aqui.


08/05/2019 às 12h03

A Defesa Civil Municipal está antecipando o cronograma do cadastro para habilitação ao saque do FGTS para os moradores das áreas vermelha, amarela e laranja do mapa de feições do bairro do Pinheiro. A partir desta quinta-feira (9), além dos apartamentos de conjuntos residenciais, estará sendo disponibilizado o atendimento para casas do bairro inseridas nas áreas afetadas.


07/05/2019 às 17h36

A audiência pública para divulgação do resultado dos estudos sobre a Instabilidade do Terreno nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió (AL), agendada para amanhã (8/5), inicia-se às 8h com o credenciamento de autoridades, moradores e imprensa. O evento acontece no auditório da Justiça Federal, situado na Avenida Menino Marcelo, Bairro Serraria. Confira a matéria aqui.


06/05/2019, às 15h30

Foi instalada uma estação meteorológica de última geração dentro do Quartel do Exército, na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. Com a chegada do equipamento, o objetivo é tornar as previsões de tempo mais precisas no bairro do Pinheiro, calculando com maior antecedência a quantidade de chuva prevista para a região. Saiba mais.


06/05/2019, às 10h

Cães e gatos de moradores do Pinheiro, Bebedouro e Mutange passaram pelo procedimento de chipagem durante uma iniciativa da Unidade de Vigilância do Zoonoses (UVZ), que aconteceu no sábado (04). A ação atendeu 212 cães e gatos domésticos da região, no PAM Bebedouro e na sede do 3º Distrito Sanitário, no Pinheiro. Saiba mais.


06/05/2019, às 10h41

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou link para o credenciamento dos profissionais de imprensa que vão trabalhar na cobertura da audiência para divulgação do Relatório da CPRM sobre os estudos realizados para identificar as causas dos eventos geológicos no bairro Pinheiro e regiões do entorno. A audiência está marcada para quarta-feira, dia 8 de maio, às 9 horas, no auditório da Justiça Federal, na Avenida Menino Marcelo, s/n, Serraria. Saiba mais.


03/05/2019 às 17h55

Em razão de decisão judicial em tutela de urgência decorrente da Ação Civil Pública de nº 0801772-78.2019.4.05.8000, os moradores que tenham saldo disponível em suas contas vinculadas do FGTS e que sejam residentes nas zonas do bairro Pinheiro delimitadas no mapa divulgado pela Defesa Civil Municipal poderão realizar saque FGTS nas formas e limites constantes do Decreto Federal nº 5.113/04, limitado a R$ 6.220,00 por conta vinculada. Saiba mais.


03/05/2019 às 17h16

A Prefeitura de Maceió e a Braskem assinaram, na tarde desta sexta-feira (03), o Plano de Trabalho relativo às ações que a empresa vai realizar na região do Pinheiro, com o objetivo de monitorar o bairro e reduzir os efeitos da chuva nas vias e imóveis atingidos pelas rachaduras. O plano faz parte do Termo de Cooperação Técnica, assinado pela Braskem e o Município no dia 8 de abril, mediado pelos ministérios públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado de Alagoas (MPE). Leia mais aqui.


02/05/2019 às 16h35

Os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continuam realizando, na sede do órgão, o cadastro para habilitação ao saque do FGTS dos moradores das áreas de risco (vermelha, laranja e amarela) no bairro do Pinheiro. A liberação é exclusiva para os moradores destas áreas e atende a uma determinação do juiz Frederico Wildo Dantas, da Terceira Vara da Justiça Federal. Confira a matéria.


02/05/2019 às 12h18

Caso haja necessidade de evacuação de moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará pronta para contribuir. A garantia foi da secretária Ana Dayse Dorea, na manhã desta quinta-feira (02), durante reunião promovida pela Defesa Civil e voluntários, que se cadastraram para o caso de uma necessidade de atuar neste trabalho. A Semed irá disponibilizar, além dos voluntários, no mínimo, 83 ônibus para fazer o transporte de pessoas dos pontos de apoio para o local destinado a abrigar as pessoas, que é o Ginásio do Sesi, no Trapiche. Saiba mais.


30/04/2019 às  17h45

O Ministério e Minas e Energia (MME) comunicou que realizará audiência aberta para divulgação do respectivo Relatório da CPRM, no dia 08 de maio, às 9 horas, no auditório da Justiça Federal, situado na Avenida Menino Marcelo, s/n, Serraria. Leia a nota na íntegra aqui.


30/04/2019 às 08h45

Com o objetivo de garantir a segurança dos animais domésticos e a localização dos donos caso seja necessário, a Unidade de Vigilância de Zoonoses realizará a chipagem de cães e gatos de moradores dos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro. A ação será neste sábado (4), na Sede do 3º Distrito Sanitário, localizado no Pinheiro, e no PAM Bebedouro, das 8h às 14h. Saiba mais.


27/04/2019, às 12h23

Integrados, órgãos da Prefeitura de Maceió, Governo de Alagoas e o Ministério da Saúde (MS) discutiram e simularam cenários envolvendo o Plano de Evacuação dos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro para estabelecer a atuação dos serviços de saúde. As atividades aconteceram de quinta (25) a sábado (27), no Centro Universitário Tiradentes (Unit), durante a visita do órgão federal. Leia mais. 


26/04/2019 às 14h40

A partir desta sexta-feira (26) a população dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro conta com a identificação visual nos pontos de apoio previstos no Plano de Contingência numa possível evacuação das áreas críticas. A evacuação acontecerá caso o acumulado de chuva atinja entre 30 e 40 milímetros em uma hora. Saiba mais.


25/04/2019 às 17h45

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão reunidos no escritório do Rio de Janeiro para a consolidação dos dados, debate dos resultados e elaboração do relatório sobre as origens da instabilidade do bairro Pinheiro. O documento deve ficar pronto na próxima semana, dentro do prazo previsto, dando prioridade nas ações para o diagnóstico e monitoramento da instabilidade geológica, conforme determinação do Ministério de Minas e Energia (MME) a CPRM. Confira a matéria aqui.


25/04/2019 às 14h50

Os alunos das escolas municipais Luiz Calheiros Júnior, Brandão Lima e Edécio Lopes, localizadas no bairro Pinheiro, foram alocados temporariamente em outras escolas da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes estão, provisoriamente, nas escolas Octávio Brandão e José Correira Costa, localizadas nos bairros Tabuleiro do Martins e Serraria. O transporte até as unidades temporárias está assegurado pela Prefeitura. Leia mais.


24/04/2019 às 16h30

Representantes da Prefeitura de Maceió, do Governo de Alagoas e do Ministério da Saúde (MS) discutem esta semana o fortalecimento das ações de saúde dentro do Plano de Evacuação para os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Nesta quarta-feira (24), técnicos do MS avaliam o plano  de trabalho desenvolvido pelos agentes públicos estaduais e municipais para o caso de uma eventual evacuação da área, com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade de resposta no atendimento à população. Veja a matéria aqui.


22/04/2019 às 17h55

A Defesa Civil de Maceió inicia nesta semana a distribuição de um guia com informações úteis para os moradores de Bebedouro, Mutange e Pinheiro. O livreto tem 12 páginas, foi produzido pela Prefeitura de Maceió e pelo Governo do Estado e explica, em linguagem simples e objetiva, questões sobre a situação de risco nos bairros, os serviços oferecidos pelos órgãos públicos, e os canais de comunicação oficiais em que população pode obter informações confiáveis. Saiba mais. 


18/04/2019 às 13h18

A gerência do Banco do Brasil informa que os cartões dos beneficiários do auxílio-moradia social do Pinheiro inscritos até o 4º lote já estão disponíveis. Para retirá-los, basta se dirigir ao sexto andar da agência Central  do Banco do Brasil, na Rua do Livramento, com documento de identificação. Leia mais.


18/04/2019 às 10h05

Moradores de Bebedouro, Mutange e Pinheiro podem consultar um mapa interativo, elaborado pelo Governo do Estado, com os cinco pontos de apoio incluídos no Plano de Contingência apresentado nessa quarta-feira (17) pela Defesa Civil de Maceió. O mapa traz ainda as áreas de análise realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o posto de comando do Plano, que ficará no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada. Veja o mapa.


17/05/2019 às 15h10

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou o aviso meteorológico com a previsão do tempo para a Semana Santa. Confira.


17/04/2019 às 12h30

O prefeito Rui Palmeira apresentou, nesta quarta-feira (17), a atualização do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Compdec) dos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro. O documento, com cerca de 100 páginas, foi elaborado com a participação das defesas civis Estadual e Nacional, e detalha a atuação de órgãos, instituições e empresas na preparação, no monitoramento e nas respostas para ações preventivas e também em caso de desastre. Saiba mais. 


15/04/2019 às 17h40

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Maceió, por meio da Defesa Civil de Maceió e da Secretaria Municipal de Governo (SMG), se reuniu com o Ministério Público Estadual (MPE), na sede do MPE, no bairro Poço, para apresentar as atualizações no Plano de Contingência para a região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Confira a matéria.


14/04/2019 às 12h49

Para garantir a segurança viária durante a realização do serviço de inspeção do sistema de drenagem no bairro do Pinheiro, equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditarão, nesta segunda-feira (15), das 8h às 17h, o cruzamento da Rua Manoel Menezes com a Alameda São Benedito. Confira os detalhes.


13/04/2019 às 13h10

Neste sábado (13), o prefeito Rui Palmeira visitou a nova sede administrativa da Defesa Civil Municipal, no Pinheiro, que passa a funcionar a partir de segunda-feira (15). De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a intenção da Prefeitura de Maceió é ficar mais perto dos moradores e estreitar a relação com os órgãos envolvidos nas atividades do bairro. Leia mais.


11/04/2019 às 18h19

Os donos de imóveis das áreas laranja e amarela do bairro do Pinheiro que ainda não fizeram o cadastro no auxílio-moradia social vão ser atendidos pela Defesa Civil de Maceió até a próxima semana. O cadastramento seria encerrado nesta sexta-feira (12), mas o órgão decidiu continuar realizando o serviço até a próxima quarta-feira (17) para aqueles que perderam o prazo. Saiba mais.


11/04/2019 às 15h45

A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) já identificou um dos autores de fake news (notícias falsas) que estão sendo divulgadas nas redes sociais sobre a situação dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. As fake news vêm sendo divulgadas em aplicativos de conversas e causando pânico à população. Leia mais.


11/04/2019 às 08h25

A Braskem iniciará a inspeção no sistema de drenagem do Bairro do Pinheiro. O diagnóstico servirá para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realize os reparos emergenciais no sistema. A empresa Tecnopoços, contratada pela Braskem, realizará as análises com a utilização de câmeras robotizadas, que possuem alta tecnologia para monitoramento interno de tubulações horizontais como galerias, redes de esgoto e drenagem. Saiba mais.


11/04/2019 às 07h45

A Defesa Civil de Maceió vai ganhar um novo endereço. A partir de segunda-feira (15), o órgão passa a funcionar na Rua João Barros Pinho, no Pinheiro, em uma casa espaçosa que vai facilitar o trabalho dos técnicos e permitir o atendimento à população com mais conforto.  Saiba mais.


10/04/2019 às 15h25

A Defesa Civil de Maceió informa que está mudando a sede administrativa para o bairro do Pinheiro. Em consequência da instalação das linhas telefônicas e do sistema de internet na nova sede, em execução, haverá instabilidade na operação do call center, que funciona por meio do número 0800 030 6205, podendo haver perda de sinal. Leia mais.


09/04/2019 às 16h52

A Prefeitura de Maceió começou o levantamento populacional que vai coletar dados em residências no Mutange, Alto do Céu e parte do Bebedouro, para que sirvam de base para o Plano de Contingência, numa possível evacuação, em casos de chuvas intensas. A ação está sendo realizada pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Saiba mais aqui.


09/04/2019 às 15h24

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) divulgou que priorizará os procedimentos referentes aos processos de pessoas moradoras dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, regiões afetadas por subsidências e colapsos que provocaram tremor de terra, fissuras em imóveis e vias públicas. A medida foi adotada pela presidente e pelo vice-presidente e corregedor do TRT/AL, desembargadores Anne Inojosa e Marcelo Vieira, por meio da Recomendação Conjunta nº 01, a ser publicada na quarta-feira (10.04). Leia mais aqui.


09/04/2019 às 12h33

O quinto lote do auxílio-moradia aos moradores do bairro Pinheiro foi liberado pelo Governo Federal e está disponível para saque a partir desta terça-feira, dia 09, em agências do Banco do Brasil. Nesta etapa, o pagamento do benefício eventual contempla 47 proprietários, conforme cadastros realizados pela Defesa Civil de Maceió. Leia mais aqui.


08/04/2019 às 16h36

As famílias do bairro Pinheiro que estão fazendo o cadastramento para receber o aluguel social na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) receberão acolhimento psicológico, caso haja necessidade ou interesse, no local de atendimento. Psicólogos voluntários do Conselho Regional de Psicologia (CRP) da 15ª Região farão esse atendimento diariamente na unidade localizada no bairro do Poço. Saiba mais.


04/04/2019 às 18h30

Nesta sexta-feira (05), a Defesa Civil de Maceió conclui o cadastramento dos moradores de oito residenciais no bairro Pinheiro para recebimento do auxílio-moradia social. O atendimento será dedicado aos proprietários de apartamentos nos conjuntos Divaldo Suruagy e Jardim Acácia, nos residenciais Tibério Rocha e Governador José Tavares, no condomínio Praça dos Poetas e nos edifícios Barcelos, Albarello e Rodrigo, que perderam o prazo do cadastro. Leia mais aqui.


05/04/2019 às 17h07

A Defesa Civil de Maceió inicia na próxima segunda-feira (8) o cadastramento dos proprietários de casas das áreas amarela e laranja no bairro Pinheiro para recebimento do auxílio-moradia social. Desta vez o órgão vai atender a um número maior de ruas, mas só deve ir à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) quem possuir imóvel nas áreas identificadas no mapa de feições. Saiba os detalhes. 


04/04/2019 às 18h30

Nesta sexta-feira (05), a Defesa Civil de Maceió conclui o cadastramento dos moradores de oito residenciais no bairro Pinheiro para recebimento do auxílio-moradia social. O atendimento será dedicado aos proprietários de apartamentos nos conjuntos Divaldo Suruagy e Jardim Acácia, nos residenciais Tibério Rocha e Governador José Tavares, no condomínio Praça dos Poetas e nos edifícios Barcelos, Albarello e Rodrigo, que perderam o prazo do cadastro. A Defesa Civil também vai antecipar para esta sexta-feira o início do cadastramento dos moradores do Condomínio Jardim Alagoas, que seguirá nos dias 8 e 9 de abril, próximas segunda e terça-feiras.  Leia mais. 


04/04/2019 às 16h21

A Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) receberá o reforço de quatro bolsistas que deverão atuar no monitoramento climático e geológico dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. As bolsas foram outorgadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), com início previsto para este mês de abril. Confira mais informações aqui.


03/04/2019 às 18h25

Técnicos da Defesa Civil de Maceió retomaram as vistorias a residências que registram fissuras em paredes e pisos localizadas no bairro de Bebedouro. Uma relação de imóveis com avarias foi apresentada na noite de terça-feira (2) durante encontro com moradores do bairro. Organizada pelo vereador Francisco Salles (PPL), a reunião contou com a participação do vice-prefeito Marcelo Palmeira, do secretário-adjunto especial de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, e da secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha. Leia a matéria.


03/04/2019 às 17h32

Nesta quinta-feira (4), a Defesa Civil de Maceió segue realizando o cadastramento para recebimento do auxílio-moradia social dos moradores do Residencial Governador José Tavares, do Condomínio Praça dos Poetas e do Edifício Rodrigo, que estão nas áreas laranja e amarela do mapa de feições do Pinheiro. Saiba os detalhes.


03/04/2019 às 08:59

O vice-prefeito Marcelo Palmeira esteve no bairro de Bebedouro, na noite dessa terça-feira (2), ao lado do vereador Francisco Sales, do secretário-adjunto especial de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, e da secretaria de Assistência Social, Celiany Rocha. A visita teve como objetivo ouvir e responder às principais dúvidas dos moradores, além de solucionar demandas urgentes da população. Leia mais.


02/04/2019 às 18h08

A Defesa Civil de Maceió já cadastrou mais de mil e cem imóveis localizados no bairro do Pinheiro para o recebimento do auxílio-moradia social. Os números se referem aos cadastros feitos até o dia 1º deste mês, e incluem casas e apartamentos localizados nas áreas vermelha, laranja e amarela. Confira a matéria.


01/04/2019 às 16h50

Os moradores das áreas laranja e amarela do Pinheiro continuam sendo cadastrados pela Defesa Civil de Maceió para recebimento do auxílio-moradia social. Nesta terça-feira (02), será a continuação do Jardim Acácia, Residencial Tibério Rocha, Edifício Albarello e Edifício Barcelos. O cadastramento está sendo realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que fica na Avenida Comendador Leão, nº 1383, Poço, das 9h às 15h. Leia mais.


30/03/2019 às 19h09

A equipe da Defesa Civil de Maceió permanece mobilizada neste sábado (30) em decorrência do volume de chuva registrado na capital desde a madrugada. De acordo com o acompanhamento do órgão feito por meio de 14 pluviômetros, o acumulado na região do bairro Pinheiro nas últimas 24 horas é de 21 milímetros. Já em outras áreas da cidade o volume é superior, como nos bairros Clima Bom (43mm), Pitanguinha (30mm) e Tabuleiro do Martins (33mm). Saiba mais.


30/03/2019 às 10h07

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, no início da manhã deste sábado (30), um aviso meteorológico especial sobre a possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada. Leia mais.


29/03/2019 às 17h02

Os moradores das áreas laranja e amarela do Pinheiro continuam sendo cadastrados pela Defesa Civil de Maceió para recebimento do auxílio-moradia. Na próxima segunda-feira (1º), será a vez de quem mora no Residencial Tibério Rocha e nos edifícios Albarello e Barcelos, além da continuação do cadastro dos moradores do Jardim Acácia. O cadastramento está sendo realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que fica na Avenida Comendador Leão, nº 1383, Poço, das 9h às 15h. Confira a matéria.


29/03/2019 às 14:27

A Procuradoria Geral do Município (PGM) está empenhada em agilizar os processos jurídicos que envolvem a assistência da Prefeitura à população dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A Procuradoria Especializada Urbanística e Ambiental, por meio dos procuradores Gustavo Esteves e Bruno Kiefer, acompanha de perto o trabalho coordenado pela Defesa Civil de Maceió, com o intuito de dar segurança jurídica às ações que são necessárias. Após a publicação do decreto de situação de calamidade pública, no último dia 26, a Prefeitura aguarda o reconhecimento pelo Governo Federal. Leia mais.


28/03/2019 às 16h09

O prefeito Rui Palmeira e o secretário de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, estiveram no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na quinta-feira (28), para discutir encaminhamentos sobre a situação dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro.  O encontro em Brasília reuniu representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Nacional de Habitação, Secretaria Nacional de Saneamento e Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Saiba mais.


28/03/2019 às 13:13

Por meio de sua assessoria de comunicação, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) emitiu nota sobre “um suposto relatório” acerca da situação do Pinheiro, que vem sendo divulgado pela imprensa. Segundo o órgão, o documento, apresentado durante audiência pública no Senado, trata apenas de uma das metodologias que estão sendo empregadas nos estudos realizados do bairro. Confira.


27/03/2019 às 18h47

Nesta quarta-feira (27), o prefeito Rui Palmeira se reuniu, em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional. A pauta dos encontros foi cobrar celeridade no processo de reconhecimento do estado de calamidade pública nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Leia mais. 


27/03/2019 às 16h16

A Defesa Civil de Maceió concluiu antes do prazo o cadastramento no auxílio-moradia social dos moradores do conjunto Divaldo Suruagy, no Pinheiro, e por isso decidiu antecipar o cadastro de quem mora em outras unidades do bairro localizadas nas áreas laranja e amarela. A partir desta quinta-feira (28), moradores do conjunto Jardim Acácia vão poder se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro do Poço, para realizar o cadastramento. Saiba mais.


27/03/2019 às 13h52

A Prefeitura de Maceió suspendeu a cobrança de todos os tributos municipais para os moradores e empresários dos bairros Mutange e Bebedouro. A decisão, que inicialmente beneficiava os contribuintes do Pinheiro, foi estendida aos outros dois bairros incluídos no decreto de estado de calamidade pública. Novo decreto será publicado no Diário Oficial do Município. Leia mais.


26/03/2019 às 19h03

O secretário-adjunto especial da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, reuniu-se nesta terça-feira (26), em Brasília (DF), com integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para discutir as ações que o Governo Federal planeja para as áreas afetadas pelas fissuras na região do Pinheiro. Mais detalhes.


26/03/2019 às 17h12

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), informa que mantém a suspensão da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os moradores das áreas vermelha, laranja e amarela do bairro Pinheiro, apontadas no mapa de feições elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Defesa Civil de Maceió. Saiba mais.


26/03/2019 às 8h

O Diário Oficial de Maceió traz, na edição desta terça-feira (26), o decreto de estado de calamidade pública nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro em decorrência do agravamento das fissuras em imóveis e vias públicas nestas regiões. A decisão foi comunicada pelo prefeito Rui Palmeira ao Ministério Público do Estado, no último sábado (23). Leia o decreto na íntegra.


25/03/2019 às 16h

A Prefeitura de Maceió, por meio da Defesa Civil Municipal, inicia na terça-feira (26) o cadastramento das famílias do Pinheiro que moram nas áreas amarela e laranja para o recebimento do auxílio-moradia. Saiba mais.


23/03/2019 às 15h17

O prefeito Rui Palmeira comunicou, neste sábado (23), ao Ministério Público do Estado, que decretará calamidade pública nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro em decorrência do agravamento das fissuras em imóveis e vias públicas nestas regiões. O comunicado foi feito ao procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, durante reunião na manhã de hoje na sede do órgão ministerial, no bairro do Poço. Leia mais.


22/03/2019 às 17h15

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou o aviso meteorológico com a previsão do tempo para a noite desta sexta-feira (22) e madrugada de sábado (23). Segundo explica o aviso, a formação de instabilidade decorrente da forte umidade e calor sobre o Alagoas poderá provocar chuvas de intensidade moderada. Leia mais.


22/03/2019 às 14h40

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, autorizou, nesta sexta-feira (22), o repasse financeiro de R$ 11,5 milhões à Prefeitura de Maceió para a concessão do auxílio-moradia às famílias do bairro Pinheiro com imóveis situados nas áreas laranja e amarela. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em atendimento à solicitação protocolada pela Defesa Civil de Maceió no sistema do Governo Federal no dia 02 de março de 2019. Saiba mais.


21/03/2019 às 20h10

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) publicou, na noite desta quinta-feira (21), um aviso meteorológico para as próximas horas. Segundo o monitoramento, acompanhado também pela Defesa Civil de Maceió, há a previsão de probabilidade de pancadas rápidas de chuva forte. Mais informações.


21/03/2019 às 11h20

A partir desta sexta-feira, dia 22 de março, o quarto lote do auxílio-moradia para as famílias do bairro Pinheiro estará liberado e os 126 proprietários contemplados nesta etapa de pagamentos poderão realizar o saque do benefício eventual em agências do Banco do Brasil. Os cadastros deste lote foram enviados ao Governo Federal em fevereiro e, após avaliação, os recursos foram liberados nesta semana. Leia mais.


20/03/2019 às 15h05

Nesta quinta-feira (21), técnicos do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) estarão na Rua Santa Júlia para a execução de mais uma etapa de estudos no bairro do Pinheiro. Os trabalhos vão acontecer das 8h às 18h e contarão com o auxílio viário dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Saiba mais.


19/03/2019 às 14h18

A Prefeitura de Maceió empossou 23 novos membros dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), nesta terça-feira (19).  Todos serão representantes do Pinheiro e estarão em constante contato com os órgãos municipais sobre a situação do bairro. A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura, no Jaraguá. Confira os detalhes.


19/03/2019 às 14h03

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditarão, nesta quarta-feira (20), a Alameda São Benedito, no bairro do Pinheiro, para a realização de mais uma etapa de estudos geológicos na região. Os trabalhos serão executados pelas equipes do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e estão previstos para acontecer das 8h às 18h. Leia mais.


18/03/2019 às 17h35

Os estudos que têm como objetivo identificar o motivo do surgimento de fissuras no bairro do Pinheiro continuam. Nesta terça-feira (19), equipes do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) estarão, das 8h às 18h, na Avenida Francisco Freire Ribeiro para mais uma etapa dos trabalhos. Durante a operação, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) farão o bloqueio total da pista para garantir a segurança viária dos condutores e pedestres que circulam diariamente pela região. Saiba mais.


17/03/2019 às 11h

Nesta segunda-feira (18), equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estarão na Rua Sabino Romariz para a realização de mais uma etapa de estudos no bairro do Pinheiro. Das 8h às 18h, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) farão o bloqueio do trecho que vai desde o cruzamento com a Rua Carteiro João Firmino até o encontro com a Rua Professor José da Silveira Camerino. Leia mais.


15/03/2019 às 17h40

Equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) seguem com os estudos no bairro do Pinheiro. Neste sábado (16), para prestar apoio viário durante a execução dos trabalhos, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditarão, das 8h às 18h, o fluxo de veículos na Rua Manoel Menezes. Mais informações.


14/03/2019 às 15h10

Seguindo o cronograma de estudos que têm como objetivo identificar o motivo do surgimento de fissuras no bairro do Pinheiro, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estará, nesta sexta-feira (15), na Rua Jornalista Augusto Vaz Filho. Para garantir a segurança viária durante a operação, que está prevista acontecer das 8h às 18h, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) farão o bloqueio total da via. Leia mais. 


13/03/2019 às 16h32

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) dá continuidade aos estudos de eletrorresistividade realizados no bairro do Pinheiro. Como parte destes trabalhos, as Ruas Jornalista Augusto Vaz Filho e Joaquim Gouveia de Albuquerque serão totalmente interditadas nesta quinta-feira (14), das 8h às 18h, pelas equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Confira todas as informações aqui.


12/03/2019 às 15h30

Equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) seguem com os estudos no bairro do Pinheiro. Nesta quarta-feira (13), para prestar apoio viário durante a execução dos trabalhos, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditarão, das 8h às 18h, o fluxo de veículos na Rua Manoel Menezes. Saiba mais.


12/03/2019 às 13h12

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh) e a Defesa Civil de Maceió informam previsão do tempo para esta terça-feira (12), a partir das próximas horas. Pancadas de chuva forte e curta duração, acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios, podem ocorrer em Maceió. A Defesa Civil reforça que está mobilizada no monitoramento da situação.


11/03/2019 às 17h30

A partir desta terça-feira (12), equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) iniciam uma nova etapa de estudos no bairro do Pinheiro. O trabalho conta com o apoio da Defesa Civil e da Guarda Municipal. Para garantir a execução dos serviços na região, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) prestarão assistência viária durante a operação, que está prevista para acontecer das 8h às 18h. Leia mais.


08/03/2019 –  às 19h22

A Defesa Civil de Maceió informa que o pagamento do auxílio-moradia aos moradores do Pinheiro contemplados no terceiro lote será concluído na próxima semana. O órgão esclarece que parte dos pagamentos não foi liberada em decorrência de inconsistências nas informações cadastrais. Os dados já foram corrigidos e reenviados ao Banco do Brasil para que a primeira parcela seja liberada aos beneficiários. A previsão é de que os pagamentos pendentes do terceiro lote sejam efetivados até quarta-feira, dia 13 de março.


06/03/2019 – 13h34

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) retoma nesta quinta-feira (7) os trabalhos de levantamento populacional no bairro do Pinheiro. Até sexta-feira (8) mais oito ruas serão visitadas para identificar as condições de vulnerabilidade das famílias e pessoas que trabalham na região. Confira.


06/03/2019 – 12h02

Equipes de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e de empresa de geofísica mantiveram o trabalho no Pinheiro durante o Carnaval. A análise do subsolo pelos métodos audiomagnetotelúrico (AMT) e mapeamento das estruturas geológicas já alcançou 43% das áreas a serem avaliadas – o que equivale a 45 pontos em todo bairro –, e continua até o dia 10 de março, data prevista para conclusão dos levantamentos. Saiba mais aqui.


05/03/2019 – 08h

Um trabalho paciente, realizado casa a casa, algumas vezes em áreas distantes umas das outras. Desde o início do ano, psicólogos, assistentes sociais e técnicos da Prefeitura de Maceió percorrem as ruas do Pinheiro realizando atendimento a moradores que aguardam, com expectativa, os resultados dos estudos que nortearão as decisões sobre o destino do bairro. Confira.


04/03/2019 – 07h56

Os moradores do bairro do Pinheiro inseridos no terceiro lote do auxílio-moradia poderão sacar o dinheiro da primeira parcela a partir da próxima quarta-feira (6). Para isso, eles precisam ir à agência do Banco do Brasil localizada à Rua do Livramento, no Centro de Maceió, portando os documentos pessoais. Cento e vinte e uma pessoas foram beneficiadas nesse lote. Saiba mais aqui.


01/03/2019 às 17h10

Os moradores do bairro do Pinheiro inseridos no terceiro lote do auxílio-moradia poderão sacar o dinheiro da primeira parcela a partir da próxima quarta-feira (6). Para isso, eles precisam ir à agência do Banco do Brasil localizada à Rua do Livramento, no Centro de Maceió, portando os documentos pessoais. Cento e vinte e uma pessoas foram beneficiadas nesse lote. Já no próximo dia 11 será liberada a segunda parcela do primeiro lote, beneficiando 80 pessoas. Leia mais aqui.


01/03/2019 – 10h57

No sábado (02/03), a partir das 8 horas, será iniciado um estudo de sísmica no bairro do Pinheiro e em ruas de bairros próximos, que se estenderá até o dia 12 de março. A análise é uma exigência da Agência Nacional de Mineração (ANM) à Braskem, e será realizada pela empresa americana Panamerican Geophysical, especializada em pesquisas geofísicas e reconhecida internacionalmente. Trata-se de um processo necessário e importante para complementar os estudos que visam apontar as causas dos eventos na região. Saiba mais sobre o estudo.


28/02/2019 às 11h12

A Eletrobras Distribuição Alagoas continua com os desligamentos na rede elétrica que passa pelo bairro do Pinheiro, em Maceió. A ação continua e será feita diariamente até o dia 10 de março. Os desligamentos foram solicitados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com o objetivo de diminuir a interferência nos dados dos estudos que estão sendo realizados com o método geofísico Áudio Magnetotelúrico (AMT). Confira o cronograma da Eletrobras para esse final de semana.


28/02/2019 às 10h38

O secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, recebeu na quarta-feira (27) representantes da classe empresarial da região do bairro do Pinheiro para ouvir seus pleitos e esclarecer dúvidas sobre o projeto de lei que deve ser encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, tratando das questões tributárias para os contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, daquela região. Confira aqui como foi.


27/02/2019 às 18h18

Nesta quinta-feira (28), a Eletrobras Distribuição Alagoas segue com o cronograma de desligamentos na rede elétrica no bairro do Pinheiro, conforme solicitado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O fornecimento será interrompido por duas a cinco horas, no período das 6h às 16h. A ação segue até o dia 10 de março e é uma medida para diminuir a interferência nos dados dos estudos que estão sendo realizados com o método geofísico Áudio Magnetotelúrico (AMT). Confira aqui.


27/02/2019 às 12:58

Os trabalhos de Levantamento Populacional, realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), avançam no bairro do Pinheiro. Até sexta-feira (1º/03), os profissionais realizarão visitas em 15 ruas para identificar as condições de vulnerabilidade das famílias e pessoas que trabalham na região. Saiba mais aqui.


26/02/2019 às 16h07

Os moradores do bairro do Pinheiro devem ficar atentos aos desligamentos de energia, nesta quarta-feira (27). A Eletrobras Distribuição Alagoas segue até o dia 10 de março com o cronograma de interrupção da rede elétrica após solicitação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A medida serve para diminuir a interferência nos dados dos estudos que estão sendo realizados com o método geofísico Áudio Magnetotelúrico (AMT). A ação acontece por duas a cinco horas, no período das 6h às 16h. Confira aqui o cronograma.


25/02/2019 às 18h15

A Eletrobras Distribuição Alagoas segue com o cronograma de desligamentos na rede elétrica no bairro do Pinheiro e localidades adjacentes. O fornecimento será interrompido, nesta terça-feira (26), em ruas do Pinheiro e do Farol por duas a cinco horas, no período das 6h às 16h. A ação, até o dia 10 de março, foi solicitada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para diminuir a interferência nos dados dos estudos que estão sendo realizados com o método geofísico Áudio Magnetotelúrico (AMT). Confira os locais aqui.


25/02/2019 às 17h55

O prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, recebeu o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, para conversar a respeito do andamento dos estudos no bairro Pinheiro. Confira como foi.


25/02/2019 às 13h58

Os desligamentos na rede elétrica no bairro do Pinheiro, em Maceió, continuam nesta segunda-feira (25). A ação da Eletrobras Distribuição Alagoas é para diminuir a interferência nos dados dos estudos que estão sendo realizados pelo Serviço Geológico do Brasil. Confira.


22/02/2019 às 13h40

Uma equipe engenheiros e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), acompanhada de membros da Defesa Civil municipal e de conselheiros tutelares, acompanhou na manhã desta sexta-feira (22), o defensor público Carlos Eduardo de Paula em uma visita a três escolas situadas no bairro do Pinheiro. Confira.


22/02/2019 às 12h25 

A Eletrobras Distribuição Alagoas e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que a partir de domingo (24), a Distribuidora realizará desligamentos na rede elétrica que passa pelo bairro do Pinheiro, em Maceió, diariamente até o dia 10 de março. Os desligamentos foram solicitados pelo Serviço Geológico do Brasil com o objetivo de diminuir a interferência nos dados dos estudos que estão sendo realizados com o Método Geofísico Áudio Magnetotelúrico (AMT). Confira.


21/02/2019 às 17h06

Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está trabalhando nesta quinta-feira (21) na Rua Mário Marroquim, no bairro do Pinheiro. O objetivo da ação é substituir uma tubulação de drenagem que foi afetada por uma das fissuras apresentadas na via, fenômeno que está sendo investigado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Entenda a obra.


21/02/2019 às 13h52

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continua realizando o levantamento populacional no bairro do Pinheiro. Nesta quinta e sexta-feiras, dias 21 e 22, os profissionais realizam visitas em seis ruas para identificar as condições de vulnerabilidade das famílias e pessoas que trabalham na região. Saiba mais.


21/02/2019 às 8h15

Disponibilizada a primeira parcela do auxílio-moradia aos moradores do bairro Pinheiro para o segundo lote de moradores cadastrados. O benefício é proveniente do Governo Federal e destinado aos proprietários que tiveram de deixar seus imóveis após recomendação preventiva emitida pela Defesa Civil de Maceió em decorrência do surgimento de fissuras em imóveis. Os valores estão liberados para os cadastrados contemplados no segundo lote, que devem comparecer a uma agência do Banco do Brasil e apresentar documentação pessoal para realizar o saque. Saiba mais.


20/02/2019 às 15h12

Nesta quarta-feira (20), representantes da Prefeitura de Maceió, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defesa Civil Estadual, da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), da Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea) e moradores do Pinheiro se reuniram para debater questões sociais e econômicas do bairro. Leia mais.


20/02/2019 às 13h26

Servidores das unidades de saúde localizadas no bairro do Pinheiro estiveram reunidos com representantes de setores da Secretaria Municipal de Saúde, da Defesa Civil de Maceió e moradores do bairro para discutir as orientações de trabalho na região. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), na Associação Planalto do Jacutinga, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde São Vicente de Paula, no Pinheiro. Leia mais.


19/02/2019 às 10h51

A Defesa Civil de Maceió encaminhou ao Governo Federal, nesta terça-feira (19), o quarto lote de cadastros para a concessão de auxílio-moradia às famílias do bairro do Pinheiro que receberam a recomendação de evacuação preventiva em decorrência das fissuras que atingem imóveis e vias públicas da região. Leia mais.


18/02/2019 às 16h11

A Defesa Civil de Maceió e demais órgãos estaduais e federais envolvidos nas ações do bairro do Pinheiro têm atuado conjuntamente em apoio ao Serviço Geológico do Brasil nos estudos que buscam identificar as causas do surgimento de fissuras em vias públicas e imóveis. Em meio a este trabalho, informações falsas divulgadas por meio de redes sociais têm causando pânico nos moradores, a exemplo de áudios que circulam no Whatsapp desde o final de semana. Leia mais.


18/02/2019 às 14h:10

O Levantamento Populacional do bairro do Pinheiro segue nesta segunda-feira (18) nas ruas Luiz Rizzo e Jornalista Augusto Vaz Filho. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) irão nas unidades residenciais e comerciais para identificar as condições de vulnerabilidade das famílias e pessoas que trabalham no espaço. Já nesta terça-feira (19), o Levantamento Populacional seguirá para as ruas Pedro Suruagy (antiga rua Antônio Procópio) e Juvino Lopes Lira. Leia mais.


18/02/2019 às 10h55

A Eletrobras Distribuição Alagoas orienta os moradores e comerciantes do bairro do Pinheiro, que estejam deixando imóveis residenciais ou comerciais localizados em área de risco, a solicitar o pedido de desligamento da unidade consumidora. A solicitação é necessária para a desativação do cadastro junto à Distribuidora e o encerramento da geração de novas faturas de energia. A empresa informa que o pedido de desligamento pode ser feito por meio do call center 0800 082 0196, ou em um dos postos de atendimento presenciais da Eletrobras. Leia mais.


16/02/2019 às 17h35

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na tarde deste sábado (16), do simulado de evacuação do Pinheiro. Quatro equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e supervisores da rede de urgência e emergência estiveram espalhados pelos pontos de apoio da ação, auxiliando na demandas da área. Leia mais.


16/02/2019 às 17h30

Órgãos da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado e da União realizaram, neste sábado (16), o simulado de evacuação do bairro Pinheiro, ação estratégica e preventiva que é uma das etapas previstas na elaboração do Plano de Contingência de Defesa Civil e Proteção (Placon). Mais de 700 pessoas trabalharam durante o treinamento. Confira como foi.


15/02/2019 às 15h20

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) divulgou as vias que serão interditadas durante o simulado no Pinheiro, neste sábado (16). O itinerário dos ônibus que atendem o bairro também vai ter alteração das 14h30 às 16h30. Agentes estarão nos locais orientando os condutores. Saiba mais.


14/02/2019 às 18h35

A Prefeitura de Maceió já definiu o planejamento para o simulado de evacuação do bairro do Pinheiro, que será realizado no próximo sábado (16), a partir das 15 horas. Os trabalhos têm caráter preventivo e vão se concentrar nos quatro pontos de apoio definidos pelo plano de ação: terminal rodoviário do Sanatório, estacionamento da Casa Vieira, na rua ao lado da Importadora Veículos e no primeiro ginásio de esportes do Cepa. As quatro áreas vão receber equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Semed) e Assistência Social (Semas), que oferecerão apoio aos moradores. A coordenação geral ficará a cargo da Defesa Civil de Maceió. Saiba mais.


14/02/2019 às 17h10

As visitas domiciliares para levantamento populacional do bairro do Pinheiro chegam nesta sexta-feira (15) à Rua Comendador Francisco Amorim Leão. Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) farão atendimento porta a porta para identificar as condições de vulnerabilidade das famílias. Esta semana, as equipes já realizaram o levantamento na Alameda São Benedito, Alameda Joaquim Gouveia de Albuquerque e Rua Mário Marroquim. Saiba mais.


14/02/2019 às 14h10

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continua realizando o Levantamento Populacional no bairro do Pinheiro. E para agilizar os atendimentos de identificação das famílias em condições de vulnerabilidade nas áreas amarela, laranja e vermelha do mapa de feições, a Semas instalou um ponto de informações sobre o trabalho na Igreja Menino Jesus de Praga – localizada na Rua Mário Marroquim, Pinheiro. Saiba mais.


14/02/2019 às 14h

O prefeito Rui Palmeira se reuniu com representantes do movimento SOS Pinheiro, na manhã desta quinta-feira (14), em encontro mediado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan. A reunião aconteceu na sede do TJ/AL com o objetivo de atualizar as informações sobre as ações no bairro, além de tirar dúvidas e ouvir propostas da população. Saiba mais.


14/02/2019 às 09h58

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) reuniu, nessa quarta-feira (13), servidores administrativos e diretores das escolas situadas na região administrativa III, que compreende o bairro do Pinheiro. A reunião teve o objetivo de explicar o Plano de Contingência e orientá-los sobre a participação de voluntários da Educação no simulado de evacuação do bairro, que acontece no próximo sábado (16). Leia mais aqui.


13/02/2019 às 19h

Órgãos municipais de Maceió estiveram, na tarde desta quinta-feira (13), nos quatro pontos de apoio que serão utilizados durante o simulado de evacuação do bairro do Pinheiro, que ocorre no sábado (16).  As visitas foram realizadas na Praça do Sanatório, no estacionamento da Casa Vieira, na rua da Importadora e no ginásio do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Saiba mais.


13/02/2019 às 16h50

Representantes da Defesa Civil de Maceió e do Gabinete de Governança (GGOV) participaram de uma reunião com a direção da Cruz Vermelha Brasileira, na tarde dessa terça-feira (12). Um termo de cooperação será assinado com a entidade, que vai participar do Plano de Contingência elaborado para o bairro do Pinheiro. A Cruz Vermelha vai auxiliar a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no Levantamento Populacional iniciado na última segunda-feira (11). Saiba mais.


13/02/2019 às 09h22

Técnicos da Defesa Civil de Maceió estiveram reunidos, na noite dessa terça-feira (12), com integrantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do bairro Pinheiro. A pauta do encontro foi o Plano de Contingência, incluindo o simulado que acontece no próximo sábado (16), a partir das 15 horas, reunindo cerca de 600 profissionais dos órgãos públicos envolvidos na elaboração do documento. Leia mais aqui.


11/02/2019 às 17h06

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciaram, nesta segunda-feira (11), o Levantamento Populacional no bairro do Pinheiro para identificar as famílias em condições de vulnerabilidade nas áreas amarela, laranja e vermelha do mapa de feições do bairro. O levantamento servirá como base para que os órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no Plano de Contingência saibam onde é necessário priorizar o auxílio à população no caso de uma possível evacuação do bairro. Leia mais aqui.


10/02/2019 às 14h06

A Defesa Civil de Maceió segue com o cadastro de famílias no bairro Pinheiro para a inclusão na ajuda humanitária cedida pelo Governo Federal, que tem liberado o pagamento de auxílio-moradia aos que tiveram imóveis com danos em decorrência do surgimento de fissuras. Após o repasse dos recursos para as 80 primeiras famílias, realizado na semana passada, a Defesa Civil aguarda a liberação de dois novos lotes, que contemplam 240 proprietários cadastrados. Confira.


09/02/2019 às 08h58

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esclarece que está atualizando o mapa de feições, a partir de novas evidências observadas na superfície do bairro do Pinheiro, especialmente após as fortes chuvas registradas na madrugada do último dia 28 de janeiro, quando surgiram novas fissuras na região. Leia mais.


08/02/2019 às 19h13

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) iniciaram uma nova e importante etapa de trabalho para investigação do subsolo no bairro Pinheiro. Para explicar os novos métodos, uma coletiva de imprensa com o coordenador das ações, o geólogo Thales Sampaio, e a Defesa Civil de Maceió foi realizada, na sexta-feira (08), na sede da Prefeitura, em Jaraguá. Leia mais sobre os estudos.


05/02/2019 às 13h22

A Sala de Alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu alerta de chuva, no final da manhã desta terça-feira, 5. A previsão é de chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas e rajadas de vento em pontos isolados do litoral, especialmente no Litoral Norte. O tempo chuvoso pode se estender até esta quarta-feira, 6. De acordo com a Semarh, é importante ressaltar que essa chuva mais intensa não deve impactar diretamente a região do Bairro do Pinheiro.


04/02/2019 às 16h40

Os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) entram na quinta semana de trabalhos na investigação do subsolo no bairro Pinheiro. Até o momento foram cumpridas todas as etapas previstas no cronograma. Os técnicos estiveram na região e foram finalizadas as primeiras etapas de batimetria, eletrorresistividade,  sondagem geotécnica e instalação das seis estações da Rede Sismográfica Brasileira. Saiba mais sobre os trabalhos.


04/02/2019 às 11h53

O prefeito Rui Palmeira recebeu a imprensa, na manhã desta segunda-feira (04), para atualização das informações sobre o trabalho que é realizado no bairro Pinheiro. Durante a coletiva, o prefeito esclareceu dúvidas, destacou as ações mais recentes do Município e falou da viagem da semana passada, a Brasília, onde voltou a tratar da ação emergencial no bairro. Confira como foi a coletiva.


04/02/2019 às 10h26

Os técnicos da Defesa Civil de Maceió seguem com trabalhos no bairro do Pinheiro para avaliar imóveis com danos em decorrência do surgimento de fissuras, além do cadastro de famílias para o recebimento do auxílio-moradia, por meio de recursos provenientes do Governo Federal. Até hoje (04) foram emitidas 317 recomendações de evacuação preventiva de imóveis, sendo 42 casas e 275 apartamentos. Saiba mais aqui.


31/01/2019 às 19h50

A Defesa Civil Municipal e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM)  divulgaram material informativo explicando a diferença entre o  Mapa de Feições e o Mapa de Risco do bairro do Pinheiro. Confira


30/01/2019 às 17h05

A Prefeitura de Maceió divulgou que o auxílio-moradia será pago, nesta quinta-feira (31), a 80 famílias do Pinheiro. As agências do Banco do Brasil Farol e Livramento vão abrir, às 8h, exclusivamente para o pagamento da primeira parcela do benefício às primeiras famílias que deixaram suas moradias e fizeram o cadastro na Defesa Civil Municipal. Os beneficiários também poderão ir a qualquer outra, em seu horário normal de atendimento, das 9h às 15h, e se identificar para receber o auxílio, no valor de R$ 1 mil. Saiba mais aqui.


30/01/2019 às 11h05

A coleta de resíduos no bairro Pinheiro permanecerá regular, de segunda-feira a sábado no período noturno. De acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), houve alteração na logística de coleta nas ruas que foram interditadas preventivamente por tempo indeterminado, no entanto o recolhimento permanecerá normalmente. Confira aqui a notícia completa.


28/01/2019 às 19h32

Devido às fortes chuvas que atingiram a capital alagoana nesta segunda-feira (28), agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditaram quatro ruas localizadas no bairro do Pinheiro. Os bloqueios serão por tempo indeterminado e ocorrem após recomendação dos técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e das equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual. Confira aqui.


28/01/2019 às 19h29

O prefeito Rui Palmeira esteve reunido, na tarde desta segunda-feira (28), em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Bento Costa, e com o secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal. O encontro teve o objetivo de buscar mais apoio do Governo Federal para o bairro do Pinheiro. Representantes do Município, da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) também participaram da reunião. Saiba mais aqui.


28/01/2019 às 11h45

O Governo Federal autorizou o repasse financeiro para a ajuda humanitária para mais 413 famílias do bairro Pinheiro, que tiveram recomendação para deixar seus imóveis em decorrência do agravamento das fissuras identificadas na região. A liberação dos recursos foi oficializada nesta segunda-feira (28), por meio de portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), publicada no Diário Oficial da União (DOU). Saiba mais aqui.


28/01/2019 às 9h22

O prefeito Rui Palmeira determinou, por meio do decreto nº8.685, publicado nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial, a suspensão do envio dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 e das taxas de serviços urbanos para os imóveis do bairro do Pinheiro, reconhecidos pela Defesa Civil como de risco iminente, baseando-se no mapa de feições elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil. Confira aqui.


28/01/2019 –  às 8h03

Equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual foram mobilizadas e estão em alerta desde a madrugada desta segunda-feira (28) em decorrência do volume de chuvas. De acordo com os registros dos pluviômetros instalados em pontos estratégicos da capital, a chuva já ultrapassou os 100 milímetros no bairro Cambona e segue em maior intensidade em regiões como Chã da Jaqueira (83.8 mm), Trapiche da Barra (79.19 mm), Cruz das Almas (78.16 mm) e Farol (71.77 mm). Para qualquer ocorrência, a orientação é que a população acione a Defesa Civil de Maceió por meio do número 0800 030 6205 ou o Corpo de Bombeiros no 193. Saiba mais aqui.


26/01/2019 às 14h59

Os trabalhos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que buscam identificar as causas das fissuras no bairro do Pinheiro continuaram, neste sábado (26). A Prefeitura de Maceió segue acompanhando de perto a situação do local. Os técnicos da Defesa Civil de Maceió permanecem atendendo ocorrências e vistoriam imóveis, para coletar informações e tirar dúvidas de moradores. Veja mais aqui.


25/01/2019 – 17h20

A equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou, nesta sexta-feira (25), o trabalho de Sondagem à Percussão na Praça Gertrudes Amorim Leão, na Avenida Francisco Freire Ribeiro. O local é o quinto ponto dos oito escolhidos para passar pelo processo de amostragem do subsolo do bairro. O estudo consiste em identificar a resistência do solo em profundidade à perfuração.


25/01/2019 – 13h30

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, anunciou a aprovação para liberação de mais R$ 2,4 milhões para garantir o auxílio-moradia a 413 famílias do bairro Pinheiro. A confirmação foi feita durante reunião com o prefeito Rui Palmeira, na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Prefeitura de Maceió. O apoio financeiro faz parte das ações de assistência às famílias e é de R$ 1.000,00 mensais por residência, durante seis meses, que pode ser renovado por mais seis meses. A portaria será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. Leia mais.


25/01/2019 – às 8h28

O prefeito Rui Palmeira esteve reunido, na noite dessa quinta-feira (24), com o chefe do Ministério Público Estadual (MPE), o procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, para apresentar detalhes sobre ações que o Município tem desenvolvido em assistência aos moradores do bairro do Pinheiro. Os secretários de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, de Governo, Tácio Melo, e a procuradora Raquel Teixeira, do Ministério Público Federal (MPF), também participaram da reunião.  Saiba aqui mais detalhes.


24/01/2019 – às 19h33

O prefeito Rui Palmeira anunciou, na noite dessa quinta-feira (24), que vai encaminhar um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores propondo a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outros tributos municipais para proprietários de imóveis no bairro Pinheiro. O anúncio foi feito durante reunião no Ministério Público Estadual, quando Rui expôs ao órgão as ações realizadas em atenção à população do bairro. Confira aqui.


23/01/2019 – às 17h30

O prefeito Rui Palmeira assinou, na tarde desta quarta-feira (23), o repasse da ajuda humanitária de R$ 480 mil destinada a 80 famílias do bairro do Pinheiro que receberam a recomendação para deixar seus imóveis. Inicialmente, cada família vai receber mensalmente R$ 1 mil no período de seis meses. A primeira parcela será paga na próxima semana. O cadastro das famílias continua e, ainda nesta semana, cerca de 80 novos proprietários terão seus dados encaminhados ao Governo Federal para que o recurso seja liberado. Confira a matéria.


23/01/2019 – às 15h

Os pesquisadores do Serviço Geólogico do Brasil (CPRM) seguem com os trabalhos com o objetivo de identificar as causas de fissuras e afundamentos no bairro do Pinheiro. O método de estudo no subsolo de Sondagem a Percussão foi concluído no espaço do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) e, nesta quarta-feira (23), a pesquisa foi iniciada na Rua Joaquim Gouveia de Albuquerque. Já o Levantamento Geofísico de Eletrorresistividade foi realizado em sete ruas e está em execução na Rua Pedro Suruagy. Confira os detalhes aqui.


22/01/2019 – às 8h43

CPRM e Defesa Civil Municipal reafirmam transparência em ações: uma série de estudos necessários está em andamento, em decorrência da complexidade e raridade do fenômeno no Brasil, por isso as causas ainda não foram esclarecidas. Atualmente, estão sendo executados Levantamentos Geofísicos de Eletrorresistividade e Sondagens a Percussão no bairro Pinheiro, assim como Levantamentos de Batimetria e Sísmica na Lagoa Mundaú e Manguaba. Saiba mais sobre as ações aqui.


21/01/2019 – às 19h

Os pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) começaram, nesta segunda-feira (21), a trabalhar com mais uma metodologia de investigação do subsolo no bairro Pinheiro. O objetivo principal é identificar, por intermédio de sondagens a percussão, as características das camadas de solo e sedimentos que compõem o terreno em profundidade. Saiba mais sobre a nova etapa de estudos aqui.


21/01/2019 – às 19h

O Serviço Geológico do Brasil disponibilizou para consulta pública o mapa de feições de instabilidade do bairro Pinheiro, onde é possível identificar as regiões com maior incidência de rachaduras. Agora, é possível localizar as áreas por meio do nome de ruas e avenidas, o que deve facilitar a busca dos moradores.

Confira o mapa aqui.


18/01/19às 19h49

Na noite desta sexta-feira (18), a Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal emitiu uma nota oficial sobre os estudos no bairro do Pinheiro. Confira a nota.


18/01/19às 14h36

O Plano de Contingência, que é o instrumento legal determinado pelo Governo Federal para qualquer situação de risco à população e uma das ações articuladas pela Prefeitura de Maceió dentro do trabalho para identificar as causas do surgimento de fissuras no bairro Pinheiro, foi apresentado nesta sexta-feira (18), no Palácio República dos Palmares. Multidisciplinar e interinstitucional, o documento vem sendo elaborado desde o ano passado, quando o Município iniciou as tratativas com a União a fim de esclarecer o fenômeno. O Plano conta com contribuições de órgãos federais, estaduais e municipais. Saiba mais aqui.


18/01/19 – às 08h13

O Governo Federal autorizou, nesta sexta-feira (18), o início do repasse financeiro para a ajuda humanitária às famílias do bairro Pinheiro que tiveram recomendação para deixar seus imóveis em decorrência do agravamento das fissuras identificadas na região. A liberação dos recursos foi oficializada hoje por meio de portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicada no Diário Oficial da União. O repasse inicial é de R$ 480 mil que contemplam, no primeiro lote, as 80 famílias que tiveram os imóveis mais danificados e que, portanto, foram classificados como de maior risco. O valor para cada proprietário é de R$ 1 mil mensal por seis meses, segundo o MDR. Além destas famílias, outros moradores devem receber o benefício, visto que a previsão é de que nos próximos dias ocorra a liberação de mais recursos para atender a população conforme a evolução dos danos. Leia a matéria completa aqui.


17/01/19 – às 16h57

Uma das ações articuladas pela Prefeitura de Maceió dentro do trabalho para identificar as causas do surgimento de fissuras no bairro Pinheiro é a elaboração do Plano de Contingência, que é um instrumento legal determinado pelo Governo Federal para qualquer situação de risco à população. Multidisciplinar e interinstitucional, o Plano vem sendo elaborado desde o ano passado, quando o Município iniciou as tratativas com a União a fim de esclarecer o fenômeno. O Plano de Contingência foi elaborado com contribuições de órgãos federais, estaduais e municipais, e será apresentado nesta sexta-feira (18), às 09 horas, no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió. Leia a matéria completa aqui.


17/01/19 –  às 14h49

Para proporcionar mais segurança viária e auxiliar nos estudos que têm como objetivo descobrir o motivo do surgimento de fissuras no bairro do Pinheiro, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) farão a interdição de importantes vias na comunidade nos próximos dias. Confira todos os pontos de interdição e saiba mais aqui.


16/01/2019 – às 14h

Os pesquisadores designados pelo Governo Federal para os estudos na região do Pinheiro estiveram reunidos, nesta quarta-feira (16), com representantes dos moradores do bairro e instituições envolvidas no caso. Durante encontro técnico realizado na sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, foram divulgados os detalhes das etapas já realizadas e o que vem sendo programado para os próximos meses. Os moradores esclareceram dúvidas e fizeram solicitações aos órgãos presentes. Também foi realizada uma coletiva de imprensa. Leia a matéria completa aqui.

Apresentação das atividades realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil 

Apresentação Agência Nacional de Mineração – Lavra Subterrânea de Sal-gema em Maceió-AL


15/01/2019 – às 13h29

Para fortalecer as ações no bairro do Pinheiro em relação ao surgimento das fissuras, representantes do Poder Executivo Municipal, Estadual e Federal estão reunidos para viabilizar a conclusão dos estudos e, posteriormente, a adoção de medidas estratégicas. O alinhamento deste trabalho foi a pauta da reunião realizada nesta terça-feira (15), na sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, com a participação de técnicos da Defesa Civil Municipal, Estadual e Nacional, além de representantes do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Nacional de Mineração, que são órgãos vinculados ao Ministério de Minas e Energias. Leia a matéria completa aqui.


15/01/2019 – às 9h

O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, oficializou nessa segunda-feira (14) a determinação já anunciada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação à atenção prioritária de órgãos vinculados ao Executivo para os estudos que buscam identificar as causas do surgimento de fissuras no bairro Pinheiro. A oficialização foi publicada no Diário Oficial da União, na edição de ontem, em portaria assinada pelo ministro Bento Albuquerque. Leia a matéria completa aqui.


14/01/2019 – às 17h47

Uma nova etapa do estudo que busca esclarecer o surgimento de fissuras no bairro Pinheiro tem início nesta segunda-feira (14). Com a chegada de pesquisadores a Maceió, o Serviço Geológico do Brasil segue com o levantamento no Complexo Lagunar e começa hoje o estudo de eletrorresistividade, etapa cujas informações devem colaborar para o esclarecimento em relação ao fenômeno. Leia a matéria completa aqui.


14/01/2019 – às 13h40

A Defesa Civil de Maceió e o Serviço Geológico do Brasil, que coordena os trabalhos de pesquisa no bairro Pinheiro, alertam a população em relação às informações oficiais quanto aos estudos que buscam esclarecer o surgimento de fissuras na região. Após o surgimento de boatos por meio de aplicativos de redes sociais, os órgãos públicos orientam que qualquer informação ou dúvida sobre o caso deve ser esclarecida por meio dos canais da Prefeitura. Leia matéria completa aqui.


14/01/2019 às 10h.

A Defesa Civil de Maceió e o Serviço Geológico do Brasil informam que não há qualquer relatório conclusivo que aponte a causa do surgimento de fissuras no bairro Pinheiro. Os estudos na região estão em andamento com especialistas de diversas áreas designados pelo Governo Federal, ainda sem previsão de encerramento, e são complexos devido à raridade do fenômeno. Sendo assim, é inverídica qualquer informação que aborde uma suposta situação de colapso no bairro. A Defesa Civil de Maceió orienta que, para qualquer esclarecimento, o cidadão busque canais oficiais de informação, seja no site da Prefeitura de Maceió por meio do link www.maceio.al.gov.br/defesacivil ou pelo número 0800 030 6205.

 

bg azul