Dia do Secretário Escolar: servidores contam experiência de trabalho em escolas da Rede Municipal

Redação 30/09/2021 às 13:50
Dia do Secretário Escolar: servidores contam experiência de trabalho em escolas da Rede Municipal

Profissionais são responsáveis por atividades administrativas fundamentais para o funcionamento de uma escola

No dia 30 de setembro é comemorado o Dia do Secretário Escolar, profissional responsável por funções basilares em uma gestão administrativa eficiente. São eles que cuidam de registros, alimentam dados e despacham documentos responsáveis por gerir o plano pedagógico proposto pelos educadores e pedagogos. Hoje, já são 92 secretários escolares que fazem parte das Escolas de Ensino Fundamental da Rede.

Secretária da Escola Olavo Bilac, Juliana define como essêncial os serviços prestados pelo secretário escolar. Foto: Ascom Semed

Todos os dias, a secretária escolar Juliana Pinho da Escola Municipal Olavo Bilac, no Feitosa, se senta à sua mesa onde realiza as mais diversas funções administrativas. A servidora, que já possui 13 anos nesse ofício, define como fundamental todo o trabalho realizado por esses profissionais.

“Considero esse um serviço essencial para escolas. É por meio da secretaria que ocorre a dinâmica escolar e o acompanhamento da vida estudantil do aluno. Nós articulamos toda a logística de organização da escrituração, formação de turmas e alimentação de dados para o Ministério da Educação por meio do Censo Escolar”, conta Juliana.

Todo o trabalho realizado pelos secretários da Rede é feito pensando no melhor para os estudantes e detém um olhar diferenciado para cada pai e aluno. “O secretário, além de tudo, é a ponte direta com a comunidade, atendendo os seus anseios sempre com um olhar altruísta para compreender a necessidade de quem nos procura”, concluiu a secretária.

Secretário Luciano Andrade pontuou as responsabilidades do setor administrativo. Foto: Ascom Semed

Já na Escola Municipal Professora Jarede Viana, no Clima Bom, o secretário escolar Luciano Andrade, descreve a secretaria como “o coração da escola” e pontua as responsabilidades do setor administrativo. “Nós atendemos a comunidade, ao corpo docente e acompanhamos os alunos diante de toda a vida escolar”, completou Luciano.

O servidor não esconde o entusiasmo em falar de sua profissão e reafirma que a responsabilidade que detém o secretário é muito grande. “Sem a existência de secretários escolares em uma escola, haveria uma grande possibilidade da escola não conseguir realizar seus projetos”, finalizou Luciano.

O coordenador geral de Normas e Lesgislação da Educação Municipal (Semed) celebra a data destacando com bons elogios a atuação desses profissionais. “Todos são essenciais para organizar, sistematizar, registrar e documentar o que acontece em cada unidade de ensino pela qual é responsável. Queremos que todos se sintam apoiados pelo Município e sigam desempenhando esse papel com alegria. Parabenizo a todos pelo seu dia e pelo empenho diário”, ponderou Roberdouglas Rocha.

Nathan Araujo (estagiário)/Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.