Escolas da rede municipal passam por serviços de manutenção e melhorias

Redação 12/08/2021 às 10:22
Escolas da rede municipal passam por serviços de manutenção e melhorias

Atualmente, 36 unidades escolares recebem serviço de pintura, manutenção e ampliação da Semed e todas as escolas devem ser contempladas

Na esteira dos preparativos para o retorno das aulas presenciais na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem realizando uma série de serviços de manutenção e melhorias nas escolas. Ao todo, 36 unidades estão sendo revitalizadas simultaneamente, e mais devem ser incluídas nas ações nos próximos dias.

Ao todo, 36 unidades estão sendo revitalizadas simultaneamenteFoto: Luan Oliveira

Os serviços incluem retelhamento, para acabar com infiltrações e problemas na estrutura, repintura, ampliações e reparos. De acordo com Hellyomar Martins, engenheiro responsável pelo setor de manutenção da Semed, o objetivo é contemplar todas as escolas.

“Queremos melhorar a qualidade do ambiente para atender todos os alunos da melhor forma. Estamos fazendo vistorias na parte elétrica, hidráulica e estrutural de todas as escolas, e já iniciamos as novas pinturas”, conta.

Atualmente, estão recebendo novas cores as escolas da Região Administrativa 1, que inclui os bairros de Mangabeiras, Jatiúca, Poço, Ponta Verde, Ponta da Terra, Jaraguá e Pajuçara. Com a finalização dos serviços, as demais regiões serão contempladas.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Casa da Amizade, no Tabuleiro dos Martins, uma obra de ampliação irá colocar uma nova sala de aula na unidade e expandir a secretaria da escola, assim como criar um novo depósito para os materiais. Uma das salas do Cmei será convertida em uma sala de leitura, onde as crianças poderão exercitar sua imaginação.

Outra escola beneficiada é a Escola Municipal Pedro Café, no Rio Novo – Foto: Luan Oliveira

Segundo Danyelle Leal, diretora do Cmei Casa da Amizade, a ampliação vai ser muito positiva para as cerca de 190 crianças matriculadas na unidade. “Vai ser bem enriquecedor, vai ter uma salinha de leitura, com o espaço deles e um lugar para eles associarem à leitura”, diz a diretora, que antes cedia o espaço da secretaria para o momento de leitura dos estudantes.

Outra escola beneficiada é a Escola Municipal Pedro Café, no Rio Novo, que tinha uma reivindicação antiga de troca das janelas da escola. De acordo com a diretora Eliana Correia, o pleito da comunidade agora foi atendido e treze novas janelas serão colocadas, aumentando a circulação do ar nas salas, ponto importante no retorno às aulas devido à pandemia da Covid-19.

Atualmente, estão recebendo novas cores as escolas da Região Administrativa 1 – Foto: Luan Oliveira

“Tudo isso são conquistas muito positivas que estamos tendo nessa gestão. O Rio Novo, por ser um bairro muito afastado e com famílias muito carentes, por vezes é esquecido. Mas não tem nada melhor para essas crianças do que chegar na escola e encontrar um ambiente bem estruturado e acolhedor”, avalia a diretora.

Com cerca de 240 estudantes, a escola deve receber também uma ampliação no telhado, que cobrirá a parte externa da escola e permitirá maior conforto aos familiares que aguardam atendimento ou o encerramento do turno para recolherem suas crianças.

Luan Oliveira (Estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.