Prefeitura de Maceióhttps://maceio.al.gov.br/pt-BRFri, 26 Apr 2024 10:00:11 -0300Fri, 26 Apr 2024 10:00:11 -0300Moradores do Riacho Doce recebem USF Maria Vanderli de Andrade totalmente reformadahttps://maceio.al.gov.br/noticias/sms/moradores-do-riacho-doce-recebem-usf-maria-vanderli-de-andrade-totalmente-reformadaThu, 25 Apr 2024 23:14:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/moradores-do-riacho-doce-recebem-usf-maria-vanderli-de-andrade-totalmente-reformadaA Prefeitura de Maceió realizou mais uma importante entrega para a população na noite dessa quinta-feira (25). Foi a vez das obras de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Vanderli Maria de Andrade, em Riacho Doce. Além dos atendimentos prestados durante o dia, a Unidade é mais uma que conta com o Corujão da Saúde, que leva atendimento à população até às 21h, beneficiando moradores de diversos bairros do litoral norte de Maceió.

Uma das usuárias beneficiadas com a reforma da Unidade e com os atendimentos no Corujão da Saúde foi Ana Maria da Silva, moradora do Riacho Doce. Ela conta que o horário estendido facilitou muito a vida de quem trabalha durante o dia e não pode ir até um posto cuidar de sua saúde.

Ana Maria da Silva é moradora do Riacho Doce e é atendida pelo Corujão da Saúde. Foto: Ascom SMS
Ana Maria da Silva é moradora do Riacho Doce e é atendida pelo Corujão da Saúde. Foto: Ascom SMS

"Hoje a noite eu consegui marcar meus exames, fazer atendimento com dentista, buscar meus remédios. E tudo graças a esse horário noturno, que só veio para facilitar a vida da gente. E agora com a unidade bonita e reformada, ficou ainda melhor", destaca a usuária.

A USF Vanderli Maria passou por uma reestruturação completa, incluindo fachada, sinalização, pintura interna e externa, rede elétrica, hidráulica, reforço estrutural, telhado e impermeabilização. O investimento realizado no local foi de R$ 231.376,53. Com essas obras e a extensão do horário, moradores do Riacho Doce, Garça Torta, Mirante da Sereia, Guaxuma e bairros adjacentes serão beneficiados com atendimentos mais qualificados.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destaca que a entrega reforça a capacidade de atendimento da saúde da capital. "Fizemos aqui uma reforma mais abrangente, ampliamos a quantidade de profissionais para melhor atender à população com os mais diversos tipos de serviços, como consultas, pré-natal, vacinas, odontologia. Além disso, encontramos profissionais dedicados, comprometidos e que gostam do que fazem e estão prontos para atender à população cada vez melhor", afirma.

Luiz Romero Farias, secretário de Saúde de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Luiz Romero Farias, secretário de Saúde de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Serviços para a população

Na USF Maria Vanderli a população pode contar com consultas médicas, odontologia, psicologia, nutrição, consulta de enfermagem, dispensação de medicamentos, citologia, puericultura, pré-natal, pré consulta, agendamento Pronto!, planejamento familiar, teste rápido (Sífilis, HIV, Hepatite B e C), teste rápido para Covid-19, teste do pezinho, curativo, vacinação, retirada de pontos, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher e do Homem.

Novas instalações odontológicas da Unidade de Saúde. Foto: Itawi Albuquerque - Secom Maceió.
Novas instalações odontológicas da Unidade de Saúde. Foto: Itawi Albuquerque - Secom Maceió.

Ana Patrícia de Andrade, gerente da USF Vanderli Maria de Andrade, destaca que esse é um novo momento da saúde para a população do Riacho Doce. "Com essa reforma e com o Corujão ampliamos nossas equipes, aumentamos o número de médicos, antes tínhamos só um, agora temos três durante o dia e um a noite, dentistas, psicólogos e diversos serviços que só vem para que possamos cuidar melhor da saúde de nossa população", afirma.

A Unidade tem capacidade para atender 8 mil pessoas com duas equipes de Estratégia em Saúde da Família e mais mil pessoas mensalmente com as equipes do Corujão da Saúde.

]]>
Famílias que solicitaram Carteira do Autista devem comparecer à Semdeshttps://maceio.al.gov.br/noticias/semdes/familias-que-solicitaram-carteira-do-autista-devem-comparecer-a-semdesThu, 25 Apr 2024 18:00:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/semdes/familias-que-solicitaram-carteira-do-autista-devem-comparecer-a-semdesAs famílias que já solicitaram a Carteira de Identificação do Autista de Maceió, e ainda não compareceram para fazer a retirada do documento, devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. A sede da pasta fica na Avenida Comendador Leão, 1383, Poço.

Segundo um levantamento realizado pela Semdes, cerca de 200 carteiras ainda não foram entregues pelo não comparecimento dos responsáveis, gerando uma preocupação sobre a importância de estar identificado para garantir o atendimento preferencial.

A assistente social da Semdes, Rachel Ferreira, alertou sobre a importância da retirada do documento. "A justificativa da necessidade do documento surge para priorizar o atendimento e o acesso aos serviços públicos e privados. É de extrema importância que os pais e responsáveis venham buscar a carteira de identificação, que é direito do autista para receber atendimento prioritário", explicou.

Como solicitar a carteira

A solicitação da Carteira de Identificação do Autista de Maceió também pode ser feita nas instituições que atendem esse público e na sede da Semdes, para quem não é vinculado a nenhuma entidade. 

Documentos necessários

RG e CPF dos pais do usuário;

RG e CPF do usuário;

Comprovante de residência;

Certidão de Nascimento do usuário;

Duas fotos 3X4;

Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do Espectro Autista;

Encaminhamento da instituição ao qual está vinculado (havendo vínculo);

Termo de Responsabilidade assinado na Semdes pelo responsável do usuário (não estando vinculado a nenhuma instituição);

Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário.

Serviço:

A sede da Semdes fica localizada na Avenida Comendador Leão, 1383, Poço. O atendimento para a retirada ou emissão da carteira é feito das 9h às 14h. Mais informações pelo número do telefone (82) 3312-5911.

]]>
Maceió recebe Fórum Internacional IMBRICS para impulsionar turismo global e sustentávelhttps://maceio.al.gov.br/noticias/secom/maceio-recebe-forum-internacional-imbrics-para-impulsionar-turismo-global-e-sustentavelThu, 25 Apr 2024 17:30:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/secom/maceio-recebe-forum-internacional-imbrics-para-impulsionar-turismo-global-e-sustentavelMaceió é a sede, pela 1° vez no Brasil, do Fórum Internacional IMBRICS, que acontece até o dia 27 de abril. O evento reúne o corpo diplomático do BRICS+ e autoridades do turismo mundial para impulsionar o desenvolvimento econômico de um turismo global sustentável. 

O evento é fruto do resultado dos investimentos da Prefeitura de Maceió no turismo, que tem sido responsável pelo crescimento exponencial da capital alagoana nos cenários nacional e internacional.

Participam do fórum players do turismo internacional, que inclui representantes empresariais, investidores, autoridades do poder público dos países dos BRICS+ e outras 10 nações convidadas. 

A embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Angela Viegas, é uma das participantes do fórum. O país do Sudeste asiático, assim como Maceió, também possui praias paradisíacas e uma natureza singular.

Angela Viegas afirma que uma das grandes apostas do seu país é investir no turismo e que o Fórum é uma ótima oportunidade para estreitar relações. “Ontem estava passeando pela Orla de Ponta Verde e percebi que havia muitos coqueiros, assim como em Díli, capital do meu país. Para além dessas características físicas, podemos nos inspirar nessa orla marítima de Maceió, em que as pessoas passeiam, fazem ginástica e aproveitam a praia até a noite. É uma delícia”, conta.

Embaixadora do Timor Leste no Brasil participa do IMBRICS. Foto: Allison Frazão/ Secom Maceió
Embaixadora do Timor Leste no Brasil participa do IMBRICS. Foto: Allison Frazão/ Secom Maceió

Geração de empregos

O turismo no município de Maceió tem sido responsável por alimentar um ecossistema que possibilita o aumento de receita para investir em serviços que melhoram a qualidade de vida do maceioense, como a saúde e a educação.

O setor turístico contribui para a criação de novos empregos, com Maceió se destacando das demais cidades brasileiras. No último levantamento do Caged, a capital foi responsável por oito dos 10 empregos criados no estado. 

Áreas como a hotelaria, por exemplo, são beneficiadas com a criação de novos empregos através do turismo, criando novas oportunidades de trabalho em áreas como serviços de hospedagem, limpeza, manutenção, alimentação, entre outros. 

A Prefeitura de Maceió tem investido na divulgação do destino para trazer mais visitantes à capital. O trabalho tem trazido resultados significativos.

Em 2023, houve um aumento de 350% do fluxo internacional de passageiros no Aeroporto, sendo eleita pela Azul, Decolar e iCasei a cidade mais procurada como destino turístico.

Gabriel Cedrim ressalta importância de atrair turistas de outros países para a economia de Maceió. Foto: Allison Frazão/ Secom Maceió
Gabriel Cedrim ressalta importância de atrair turistas de outros países para a economia de Maceió. Foto: Allison Frazão/ Secom Maceió

“É uma grande honra celebrar esse evento aqui em Maceió. Temos trabalhado para essa internacionalização do turismo, estabelecendo voos regulares tanto para a Europa, quanto para a América do Sul”, afirma o presidente da Associação de Hotéis de Alagoas, Gabriel Cedrim.

Durante o evento, serão apresentados cases de sucesso, efetivando o intercâmbio de informações e novas conexões entre estados e países.

]]>
Rua no Antares é contemplada com obras de pavimentaçãohttps://maceio.al.gov.br/noticias/seminfra/rua-no-antares-e-contemplada-com-obras-de-pavimentacaoThu, 25 Apr 2024 17:00:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/seminfra/rua-no-antares-e-contemplada-com-obras-de-pavimentacaoMais uma rua está sendo contemplada com obras de pavimentação da Prefeitura de Maceió. Dessa vez, a Rua 10, no bairro Antares, recebe asfalto novo, a partir desta quinta-feira (25).

A via no Antares tem 280 metros de extensão. Os moradores que vivem na localidade sem nenhum tipo de infraestrutura, ao final das obras, poderão desfrutar de um local livre da poeira e da lama.

Somente nesta semana, a Prefeitura de Maceió executa pavimentação na Rua Nosso Senhor do Bonfim, no bairro da Chã da Jaqueira; na Rua Florêncio de Abreu, conhecida também como Rua Rosa Virtebiana de Lima, no conjunto Village Campestre; além de aplicar asfalto nas obras de ampliação da Durval de Góes Monteiro, que fica no Tabuleiro do Martins; e na Avenida Menino Marcelo, no bairro do Antares.

A Prefeitura também, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está com frente de serviços em mais ruas da capital contempladas em pacotes de obras de drenagem e pavimentação. Dentre os bairros estão o São Jorge, Riacho Doce, Santa Lúcia e Cidade Universitária.

]]>
Ações de educação ambiental contribuem para a adesão à coleta seletiva na capitalhttps://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/acoes-de-educacao-ambiental-contribuem-para-a-adesao-a-coleta-seletiva-na-capitalThu, 25 Apr 2024 15:19:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/acoes-de-educacao-ambiental-contribuem-para-a-adesao-a-coleta-seletiva-na-capitalSemanalmente, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) põe suas equipes nas ruas, em conjunto com as cooperativas parceiras, para realizar o Recicla Maceió. A ação consiste em orientar os moradores das regiões escolhidas em relação aos benefícios da reciclagem e ampliar a adesão ao serviço de coleta seletiva.

Nesta quinta-feira (25), a atividade ocorreu no Conjunto Graciliano Ramos, na Cidade Universitária. A localidade é atendida pela cooperativa Cooprel Benedito Bentes. Além dos cooperados, servidores da Alurb e jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, participaram da iniciativa.

Equipe de educação ambiental durante ação do Recicla Maceió. Foto: Walison Vieira/ Ascom Alurb
Equipe de educação ambiental durante ação do Recicla Maceió. Foto: Walison Vieira/ Ascom Alurb

"Hoje, temos um serviço de coleta seletiva que atende 50 mil residências da cidade, mas ainda enfrentamos a falta de adesão da população. Com essa atividade, orientamos como separar os resíduos, os benefícios e a geração de renda ocasionadas pela prática", disse a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares.

Todas as semanas, a Alurb realiza uma edição do Recicla Maceió, sempre em parceria com as cooperativas encarregadas pelo bairros escolhidos, que podem ser a Cooprel Antares, CoopMundaú, Coopvila e Cooplum, além da Cooprel Benedito Bentes.

]]>
Vigilância Sanitária de Maceió participa de operação para remoção de pocilgas na orla lagunarhttps://maceio.al.gov.br/noticias/sms/vigilancia-sanitaria-de-maceio-participa-de-operacao-para-remocao-de-pocilgas-na-orla-lagunarThu, 25 Apr 2024 13:48:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/vigilancia-sanitaria-de-maceio-participa-de-operacao-para-remocao-de-pocilgas-na-orla-lagunarA Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) participou, nesta quinta-feira (25), de uma operação em conjunto com diversos órgãos municipais, para a remoção de baias e pocilgas na região da orla lagunar, no bairro Vergel do Lago.

Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, o objetivo da ação foi garantir a continuação da construção do asfalto e da quadra esportiva, constantes do projeto de revitalização do local.

“Fizemos essa ação para garantir não só a preservação do asfalto e dos espaços de lazer, mas também assegurar a saúde dos moradores da região, pois a criação de suínos na zona urbana é proibida por acarretar prejuízos à saúde pública”, informou.

Além da Visa, participaram da operação, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

]]>
Retornos na Durval de Góes Monteiro vão mudar de local neste sábado (27)https://maceio.al.gov.br/noticias/dmtt/retornos-na-durval-de-goes-monteiro-vao-mudar-de-local-neste-sabado-27Thu, 25 Apr 2024 12:43:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/dmtt/retornos-na-durval-de-goes-monteiro-vao-mudar-de-local-neste-sabado-27Começa no próximo sábado (27), mais uma etapa para proporcionar melhorias no fluxo de veículos e da mobilidade urbana na Avenida Durval de Góes Monteiro. A via passa por obras de ampliação e terá neste final de semana alterações em pontos de retorno localizados no Jardim Petrópolis.

A medida consiste na supressão dos retornos da via, nas proximidades da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mais precisamente em frente à Nutribem (sentido Aeroporto) e em frente à Maqfit (sentido Centro). Dentro das mudanças também está o início do funcionamento dos dois novos retornos vinculados às novas vias marginais.

Com a extinção dos acessos, os movimentos serão realizados a partir da via secundária, que recebeu toda a estrutura para a manobra.

Para o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, André Costa, a medida deve otimizar o tráfego de veículos na região, tornando-o mais seguro para os condutores. “São mudanças que buscam melhorar o tráfego na Durval de Góes Monteiro, um dos principais corredores da cidade, e tê-la em suas melhores condições otimiza o trânsito em diversos bairros e torna-o mais seguro para motoristas e pedestres”, pontuou.

Como fica?

- Quem segue sentido Centro, acessa a via secundária após a Continental, segue até o semáforo em frente à Tecampo Saúde Animal e faz a manobra para pegar a via sentido aeroporto.

- Quem segue sentido Aeroporto de Maceió, acessa a via secundária após a Havan, segue até o semáforo em frente a Agroshop e faz a manobra para pegar a via sentido Centro.

O início da operação será às 5h do sábado, com o desligamento dos semáforos dos retornos próximos à Funasa.

Benefícios

“Os retornos utilizando alças e vias secundárias oferecem vários benefícios, como a redução do congestionamento e a melhoria na segurança para os condutores. Uma vez que as alças de retorno permitem que os motoristas façam curvas em ‘U’ ou retornem na direção oposta de forma segura e suave, evitando interseções adicionais ou manobras complexas”, ressaltou o diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Luciano Martins.

Outro ponto positivo é que as vias marginais facilitam o acesso a propriedades em ambos os lados da via arterial, podendo reduzir o tempo de viagem, especialmente para veículos que precisam mudar de direção e também auxiliam no controle de tráfego, contribuindo para um fluxo mais eficiente. “Isso proporciona um fluxo de tráfego contínuo e reduz o risco de colisões”, finalizou o diretor.

As medidas vão trazer benefícios para o fluxo do trânsito e são complementares a outras já implantadas e em implantação para preparar o principal corredor de transportes para o recebimento do BRT.

Educação e informação

Já nesta quarta-feira (24), dois painéis de LED serão colocados nos retornos já existentes, informando o término de funcionamento dos mesmos no próximo sábado. Os equipamentos terão a mensagem: ATENÇÃO, RETORNO DESATIVADO NO SÁBADO.

Nos dias 25 e 26 de abril, a equipe de Educação no Trânsito do DMTT atuará na região, com abordagem a condutores para orientá-los sobre as mudanças nas vias.

Para além desse período, agentes de trânsito também serão deslocados para atuarem no ordenamento e orientação dos motoristas.

]]>
Procon Maceió fiscaliza concessionárias de veículoshttps://maceio.al.gov.br/noticias/segov/procon-maceio-fiscaliza-concessionarias-de-veiculosThu, 25 Apr 2024 12:24:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/segov/procon-maceio-fiscaliza-concessionarias-de-veiculosO Procon Maceió, órgão responsável pela garantia dos direitos do consumidor, realizou na última quarta-feira (24), uma operação em concessionárias e garagens de veículos novos e usados de Maceió com o intuito de combater ações nocivas ao consumidor.

A operação resultou na autuação de seis estabelecimentos comerciais devido à falta de informação do preço nos produtos (veículos) expostos à comercialização, por não disponibilizar o CDC para consulta e contato do Procon, conforme determinações legais previstas na Lei Federal 8.078/90, Lei Federal 10.962/04, Lei Federal 12.291/10, Decreto 5.903/06 e Lei Municipal 6.315/14.

As empresas autuadas têm prazo de 20 dias para apresentar defesa administrativa e regularizarem as modificações solicitadas. Decorrido este prazo, os autos de infrações serão encaminhados para julgamento, podendo ser impetradas multas que variam de R$ 400,00 a R$ 6.000.000,00.

O Procon Maceió alerta o consumidor para que fique atento na hora da compra. Para isso, é necessário realizar pesquisas de preço, buscar a procedência da empresa nos órgãos e sites de reclamações, além de ler com atenção antes de assinar o contrato de financiamento.

“A orientação que damos é que antes da compra solicite o histórico do veículo para saber das condições gerais, principalmente se for seminovo. Os consumidores têm o direito de fazer a verificação prévia e saber das condições junto ao Detran, antes de realizar o pagamento ou entregar a documentação. Já quem está sofrendo com alguma situação em relação ao atraso da entrega de documento, deve fazer sua denúncia ao Procon Maceió", alertou a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley.

Em casos de reclamações ou denúncias, a população pode entrar em contato com os canais de atendimento do Procon Maceió pelo 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326.

]]>
Prefeitura de Maceió antecipa e paga o salário de abril nesta sexta-feira (26)https://maceio.al.gov.br/noticias/sefaz/prefeitura-de-maceio-antecipa-e-paga-o-salario-de-abril-nesta-sexta-feira-26Thu, 25 Apr 2024 11:44:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/sefaz/prefeitura-de-maceio-antecipa-e-paga-o-salario-de-abril-nesta-sexta-feira-26O salário de abril vai chegar mais cedo este mês. O pagamento folha referente ao mês de abril a todos servidores efetivos, comissionados, aposentados, pensionistas e estagiários, será feito nesta sexta-feira (26). A antecipação é um compromisso mantido pela Prefeitura em pagar o salário dentro do mês trabalhado.

O pagamento antecipado vai injetar mais de R$ 140 milhões de reais na economia do município. Além disso, a Prefeitura também vai pagar o 13º dos servidores que fazem aniversário em abril.

]]>
Prefeitura realiza 1º workshop de prestação de contas para Organizações da Sociedade Civilhttps://maceio.al.gov.br/noticias/cgm/prefeitura-realiza-1o-workshop-de-prestacao-de-contas-para-organizacoes-da-sociedade-civilThu, 25 Apr 2024 11:22:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/cgm/prefeitura-realiza-1o-workshop-de-prestacao-de-contas-para-organizacoes-da-sociedade-civilA Controladoria Geral do Município da Prefeitura de Maceió realizou, nesta quinta-feira (25), o 1º workshop de prestação de contas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O intuito do Município é instruir os membros das entidades sobre prestação de contas e legislação. 

“O workshop de hoje teve como objetivo tratar sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil, especificamente sobre a fase de prestação de contas e o planejamento das parcerias com o terceiro setor. O tema nunca foi antes discutido, o que mostra que a atual gestão é inovadora e disruptiva e adota modelos do direito administrativo moderno. Aproveitamos para ressaltar as grandes parcerias feitas com o terceiro setor na gestão JHC, como o Saúde da Gente, com mais de 800 mil atendimentos já realizados; e o Brota na Grota, maior programa de inclusão social”, explicou o controlador, José Neto. 

Entre os temas abordados no workshop, foram destacados o Manual para Prestação de Contas e o Plano de Trabalho, ambos executados pela CGM para garantir organização entre a gestão e as entidades. 

O manual trata da rotina e procedimentos de controle a serem observados na apresentação da prestação de contas da OSC’s, além de orientar a administração pública para os procedimentos básicos, inerentes nas atividades de análise das contas de parcerias. 

Já o Plano de Trabalho é um documento norteador da execução da parceria, e que deve mostrar como deve resultar o alinhamento entre a organização selecionada e a administração pública. 

Fabíola Gaia é consultora da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis (ABIH) e participou do evento. Ela afirmou que as informações passadas irão contribuir, ainda mais, no seu trabalho. “O evento é importante para atualizar todos os profissionais das organizações. Aqui iremos nos reciclar sobre diversas informações para poder executar todos os projetos em conformidade com a legislação atual”, disse. 

Marco Regulatório das OSC’s

A lei 13.019/2014 é o marco regulatório das organizações da sociedade civil. Foi esta legislação que regulamentou a parceria entre o terceiro setor e a administração pública.  É na lei que estão dispostas as regras de como participar, tipos de parceria, entre outros.

]]>