Feira de Adoção de animais irá ao shopping Pátio e à Rua Aberta no fim de semana

Redação 20/10/2021 às 17:54
Feira de Adoção de animais irá ao shopping Pátio e à Rua Aberta no fim de semana

Ação contará com ONGs Pata Voluntária e SOS Pet e orienta para a adoção responsável

A Feira de Adoção de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió vai chegar a mais pessoas. Isso porque, no próximo sábado (23), no horário das 10h às 16h, ela estará no shopping Pátio Maceió, no bairro Cidade Universitária. A iniciativa conta com a parceria da organização de apoio à causa animal Pata Voluntária. Já no domingo (24), em parceria com o SOS Pet, do Pinheiro, os animais estarão de volta ao projeto “Na Orla é Massa”, na Avenida Silvio Viana, em Ponta Verde. Além dos animais das ONGs, serão levados os que estão na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

No Pátio Shopping, estarão disponíveis para adoção 22 animais, sendo oito cães adultos e quatro filhotes; sete gatos adultos e três filhotes. Na Rua Aberta, estarão expostos dez animais, sendo seis gatos adultos e quatro filhotes.

De acordo com o coordenador geral da UVZ, Marcos Vasconcelos, a parceria com as ONGs estava no planejamento da feira.

“Nossa primeira edição aconteceu no dia 10 de outubro, somente com os nossos animais, mas essa parceria com as ONGs já estava em nosso planejamento. Precisávamos, primeiro, ver como seria a aceitação da população para dar continuidade ao projeto, em parceria com as Organizações de apoio à causa animal. Como as duas edições foram um sucesso, vamos expandir a ação”, explica.

O coordenador convida mais ONGs interessadas em participar das feiras de adoção a firmar parceria com a UVZ.

“Nós estamos dispostos a dar nosso apoio e suporte às ONGs que se interessem por nosso trabalho nas Feiras de Adoção. Se precisar vacinar os animais, nós vacinamos e disponibilizamos a estrutura de transporte adequado, gaiolas, veículos e veterinários”, garante ele.

Todos os animais disponíveis para a adoção passaram por avaliação médico-veterinária, apresentam boas condições de saúde e estão aptos a uma adoção responsável.

Posse responsável

Para prevenir maus tratos e abandono, a UVZ orienta que os candidatos à adoção devem ser maiores de 18 anos e no ato, devem apresentar identificação, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Além disso, os animais recebem um chip de identificação para, caso sejam abandonados, a pessoa que o adotou possa ser responsabilizada.

A Prefeitura de Maceió está estruturando a política pública para os animais e orienta a população para a guarda responsável, de modo que as pessoas que estão interessadas em adotar saibam o que é necessário para que a convivência do animal seja harmoniosa e feliz.

Para isso, é necessário que a pessoa tenha em mente a responsabilidade e disponibilidade para cuidar e dar conforto e saúde para o bichinho que adotar. Além disso, a aceitação dos membros da família é essencial para que a adoção seja saudável e sem arrependimentos.

“A partir do momento que adota, você passa a ter toda a responsabilidade sobre o pet, por isso, antes de adotar, sempre é bom consultar a família, ver se o animal será bem aceito, até porque a adoção também vai gerar um custo a mais no orçamento da família”, completa Marcos Vasconcellos.

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.