Página Inicial

Ações e Projetos – Fmac 2014

GIRO DOS FOLGUEDOS

O projeto GIRO DOS FOLGUEDOS tem como principal objetivo divulgar e incentivar a cultura popular de Maceió. A ação consiste em promover exibições de folguedos e outros grupos típicos da cultura popular maceioense e alagoana em mini palcos dispostos ao longo de uma rua, praça ou calçadão. Em fevereiro a edição foi especialmente inserida no Projeto Xangô Rezado Alto.

MACEIÓ VERÃO

Durante sete semanas – de 4 de janeiro a 15 de fevereiro de 2014 – o MACEIÓ VERÃO reuniu no Alagoinhas o melhor da música contemporânea brasileira em shows gratuitos. Passaram pelo palco 14 artistas alagoanos e sete atrações de renome nacional. Em 2014, as atrações nacionais foram: Cidade Negra, Biquini Cavadão, Ivan Lins, Fernanda Abreu, Arnaldo Antunes, Monobloco e Lenine.

XANGÔ REZADO ALTO

O projeto XANGÔ REZADO ALTO reuniu representantes de comunidades tradicionais e grupos de matriz africana em um grande cortejo que percorreu as ruas do Centro de Maceió e culminou numa série de apresentações culturais, na Praça Floriano Peixoto. A ação acontece em memória do episódio histórico que ficou conhecido como ‘O Quebra de Xangô, ocorrido em Maceió no ano de 1922. A celebração aconteceu pelo terceiro ano consecutivo, mas pela primeira vez foi capitaneada pela Prefeitura de Maceió. Em 2014, o Xangô Rezado Alto teve suas atividades realizadas no dia 31 de janeiro.

CARNAVAL

O CARNAVAL 2014 destaca a retomada dos festejos carnavalescos na capital. Foram nove polos espalhados pela cidade com diversas atrações culturais, blocos e shows musicais. Dentre os polos onde aconteceram as festividades estão: Benedito Bentes, Ponta Grossa, Pontal da Barra, Jacintinho, Clima Bom, Ipioca, Pajuçara e Jatiúca (Posto 7). A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, deu apoio à formação de mais 50 blocos comunitários, através de edital lançado pela Prefeitura. Com isso, 103 blocos foram apoiados. O Carnaval 2014 apoiou o Desfile das Escolas de Samba de Maceió e também as prévias carnavalescas Jaraguá Folia, Pinto da Madrugada e demais blocos que desfilaram na orla da Pajuçara e Ponta Verde no sábado que antecedeu o Carnaval.

DIA DO ARTESÃO

O Dia do Artesão foi celebrado com um encontro das lideranças dos grupos produtivos de artesanato de Alagoas com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (SEPLANDE), Braskem e o Sebrae Alagoas. O evento aconteceu as 8h30, no dia 19 de março, na sede da Associação Comercial de Maceió, no Bairro de Jaraguá. O encontro trouxe oportunidade na ampliação de conhecimentos e desenvolvimento profissional contidas na palestra com a arquiteta e especialista em design estratégico, Mirna Porto, que abordou o tema “Artesanato, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento”, com assuntos desde o desenvolvimento pessoal como caminho para a melhoria do produto artesanal até temáticas ligadas à sustentabilidade e identidade cultural.

DESIGNERS NA CASA COR ALAGOAS

Casa Cor Alagoas 2014 reuniu em um mesmo lugar entretenimento, moda, comportamento e gastronomia, valorizando a cultura e as riquezas do Estado. Profissionais alagoanos foram os artistas escolhidos para compor a primeira edição DA Casa Cor Alagoas com apoio da Prefeitura de Maceió. No dia 25 de março, a Fundação Municipal de Ação Cultural realizou a exposição de trabalhos de 4 designers alagoanos na Praça de Convívio da Casa Cor que estava instalada nas antigas instalações do Colégio Batista do Farol.

FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI

O FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI é tradição garantida em Maceió. Durante o evento, os grupos de bumba meu boi da cidade se enfrentam numa arena festiva para disputar o título de campeão do grupo especial e do grupo de acesso. A ação incentiva e colabora para a manutenção de uma das maiores tradições populares de Maceió e ajuda a fortalecer a identidade e a autoestima não somente dos brincantes, mas de toda a comunidade que assiste, colabora e torce. Em 2014, o Festival de Bumba Meu Boi chegou a sua 22ª edição e foi realizada no mês de abril, na Praça de Multieventos, Pajuçara. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.

ATO SHOW DA LIBERDADE

Em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e a Secretaria de Estado da Cultura, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), relembrou os 50 anos do golpe militar no país. O evento ocorreu na mesma data da implantação da ditadura militar que perdurou o período entre 1964 e 1985. O Show reuniu vários artistas que cantaram e declamaram poemas comprometidos com a liberdade e a democracia. Com participações de Dhyda Lyra, Wilma Miranda, Roberta Aureliano, Igbonam Rocha, Luiz Pompe, Almir Lopes, Leureny e Elaine Kundera.

CONCERTO PARA AS MÃES

O CONCERTO PARA AS MÃES é a homenagem da Prefeitura de Maceió para todas as mães da cidade. Este ano a ação contou com apresentações do maestro alagoano Everaldo Borges e da atração nacional Guilherme Arantes. Em 2014, a homenagem aconteceu no mês de maio, na Praça de Multieventos, Pajuçara.

DIA DO ARTISTA VISUAL

O dia do artista visual foi celebrado por meio de uma intervenção realizada realizada pela Associação dos Artistas Visuais Profissionais de Alagoas (A-VISUAL), com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), na Praça Dois Leões, no bairro de Jaraguá. Participaram da “galeria de arte a céu aberto” pelo menos 20 artistas visuais criadores do processo de concepção e desenvolvimento do trabalho, entre eles estavam: Persivaldo Figueiroa, Adriana Jardim, Rosivaldo Reis, Viviane Duarte, Levy Paz, Everaldo Dantas (Sombra), Achiles Escobar, Eva Cavalcante, Nímia Braga, Gilberto Diniz, Rodrigo Câmara, Adeilton Tenório, José Acioli e Bárbara Lessa.

SÃO JOÃO – São João em Maceió é Festa, Futebol e Forró

O SÃO JOÃO de Maceió reuniu dezenas de artistas locais e diversas atrações de renome nacional para comemorar a festa mais popular do Nordeste. Pelo segundo ano consecutivo, os festejos juninos aconteceram de forma descentralizada com programação espalhada por toda cidade: Arraial Central, no Jaraguá; Forrock, na Jatiúca; Forró no Mercado, em cincos mercados públicos; e 50 Arraiais espalhados por 30 bairros. As atividades do projeto foram desenvolvidas durante todo o mês de junho de 2014.

OFICINA EDITAL CULTURA IMATERIAL

A oficina teve como objetivo esclarecer dúvidas das comunidades tradicionais de matriz africana referentes ao edital do Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana 2014, lançado pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A capacitação, realizada a partir da parceria entre IPHAN e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e ministrada pela técnica do IPHAN, Greiciene Lopes, foi realizada em 10 de julho, no auditório da Superintendência do IPHAN em Alagoas, localizado no Jaraguá.

FESTIVAL MUNDAÚ

O Festival aconteceu em 26 de julho com várias atrações culturais de coco de roda, guerreiro, quadrilha, escola de samba, cultura afro-brasileira, maracatu, bumba meu boi e fandago paralelo ao 35º Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Durante todo o Festival, realizado gratuitamente no centro de interesse comunitário (CIC) da UFAL, oito noites temáticas levaram ao público o melhor da cultura local possibilitando a divulgação dos sons, danças e manifestações populares tipicamente alagoanas para estudantes de todo o Brasil. O Festival Mundaú foi uma realização da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), com o apoio da Universidade Federal de Alagoas; Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e do Governo do Estado.

II SIMPÓSIO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL

O II SIMPÓSIO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL reuniu profissionais nas áreas da música, saúde, pedagogia e psicologia, além de um público diversificado de pessoas com interesse no assunto. A ação oportunizou atividades como palestras, oficinas, apresentações culturais e debates, além da rica troca de experiência entre os participantes. O II Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em agosto de 2014.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TÉCNICA VOCAL

O curso iniciado em 29 de setembro seguiu até o dia quatro de outubro com participações de profissionais do canto, regentes, coralistas e profissionais da voz. Ao todo, o curso ofereceu capacitação para as primeiras 50 pessoas inscritas e foi ministrado pelo barítono Felipe Oliveira, atuante na Europa como preparador vocal e instrutor de dicção das línguas italiana e inglesa. O curso foi promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com o apoio da Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura (Funarte/Minc). A atualização em técnica vocal aconteceu das 15h às 18h, no auditório da FMAC, na Av. da Paz no Jaraguá, com direito a certificado de participação de 20 horas.

OFICINA PRÊMIO HIP HOP

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) firmou parceria com a Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura (Funarte/Minc) para a realização de uma oficina voltada à comunidade Hip Hop de Maceió e vinculada ao lançamento do edital Prêmio Cultura Hip Hop 2014. A oficina aconteceu no dia 13 de setembro, às 15h, no Auditório da Fundação, bairro de Jaraguá, e foi aberta a todos os interessados. Estavam presentes para falar sobre o edital, o diretor do Centro de Música da Funarte, Paulo César Soares, e o representante da Funarte no Nordeste, Naldinho Freire. O prêmio Cultura Hip Hop foi uma iniciativa da Funarte, em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, com o intuito de fortalecer as expressões culturais do Movimento Hip Hop, contribuindo na continuidade e fomento de artistas. Foram distribuídos ao todo 20 prêmios no valor de R$ 20 mil cada, para instituições privadas sem fins lucrativos, e 150 prêmios no valor de R$ 14,3 mil cada, para pessoas físicas e grupos ou coletivos sem constituição jurídica.

CHEFS NA PRAIA

A praia de Ponta Verde foi o cenário escolhido para degustação de vários ingredientes na Feira Gastronômica “Chefs na Praia”, que aconteceu no dia 07 de setembro das 11h às 17h, na rua fechada da Ponta Verde e contou com a participação de Chau do Pife e Luiz Pompe. A presença dos artistas alagoanos no evento foi uma parceria entre a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A feira contou com a participação dos chefs de Alagoas André Generoso (Divina Gula), Jonatas Moreira (Akuaba), Wanderson Medeiros (Picuí), Simone Bert (Wanchako), Ronyeli Lima (Le Sururu) e Jorge Bandeira (Le Corbu). Além de Clóvis Viana (Patuscana) e Flávio Trombino (Xapiri) mineiros. Os curitibanos Felipe Mulato (Cantina do Délio) e Gabriela de Carvalho (Quintana Café) e do Chef do Rio de Janeiro, Pedro Rodrigues (Bartrô).

OFICINAS CULTURAIS

A comunidade cultural de Maceió se reuniu no dia 13 de outubro para a noite de encerramento do primeiro ciclo de atividades do Projeto Oficinas Culturais, com o tema captação de recursos para o setor cultural em debate. O encontro encerrou o primeiro ciclo de trabalhos do projeto, que além de capacitar, incentiva o aperfeiçoamento e o despertar para a importância da institucionalização da cultura. A ação foi fruto da parceria entre o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Quatro oficinas compuseram o primeiro ciclo da ação, que trouxe a tona informações precisas sobre temáticas relacionadas ao universo de quem faz a cultura. Dicas e experiências sobre elaboração de projetos, projetos audiovisuais, formalização de grupos culturais e estratégias para captação de recursos foram compartilhadas durante todos os encontros.

CULTURA NO OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa contou com diversas iniciativas de combate ao câncer de mama durante todo o mês e, para encerrar a campanha, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), preparou um final de semana com ações de cultura, moda e esporte. No dia 30, as praias de Ponta Verde e Pajuçara receberam a Corrida de Rua Maceió Rosa. Na sexta-feira (31), foi a vez do Bazar Solidário Maceió Rosa Chic, realizado na Praça de Multieventos na Pajuçara, onde foram vendidos roupas, sapatos e acessórios, e o valor arrecadado, doado as instituições participantes do Outubro Rosa como a Rede Feminina de Combate ao Câncer. E para encerrar o final de semana, a orla da Pajuçara recebeu dois grandes shows, dia 31 com Wilma Araújo, cantando Roberto Carlos, e dia 1º de novembro com dezenas de vozes do Coretfal, com o espetáculo “Cantando o Brasil”.

GINASTAS DINAMARQUESES

O Grupo de Ginástica SounderJulland Gym Team da Dinamarca apresentou em dois shows gratuitos e abertos ao público, sendo um no Ginásio Arivaldo Maia, Jacintinho, no período da tarde e o outro na Praça de Multieventos, Pajuçara, à noite. Em turnê pelo Brasil, o grupo passou pelo Rio de Janeiro até Alagoas. Em Maceió, a ação conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e do Comitê do Programa Juventude Viva em Maceió.

SAURÊ PALMARES

A segunda edição do projeto SAURÊ PALMARES voltou a celebrar a cultura afro-brasileira no mês em que se comemora do Dia da Consciência Negra. A ação voltou a ocupar a Praça dos Palmares com atividades artísticas e culturais como dança, música, capoeira, exposições, artesanato e comidas típicas. Este ano, o Saurê Palmares teve sua programação expandida para o calçadão do comércio, onde frequentadores e trabalhadores puderam conferir a beleza de grupos populares com temática afro-brasileira. A ação colabora para o fortalecimento do segmento da cultura afro-brasileira por meio do reconhecimento, valorização e divulgação da cultura das comunidades tradicionais de matriz africana e do combate ao racismo. A segunda edição do projeto aconteceu em novembro, na Praça dos Palmares, Centro.

ENCORAL – Natal de Maceió

O ENCONTRO INTERNACIONAL DE COROS DE ALAGOAS 2014 (ENCORAL 2014) transformou a cidade em um grande circuito de corais, espalhando a alegria e harmonia dos cânticos natalinos por vários bairros da cidade durante todo o mês de dezembro. O ponto alto da programação reuniu todos os corais do circuito com a Camerata Ero Dictus e músicos convidados para um grande Concerto Natalino, com participação especial do grupo vocal Venezuelano Siete Palos, no dia 21 de dezembro, na Praça Multieventos, na Pajuçara.

MOSTRA SURURU

Iniciado no dia 11 de dezembro, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano exibiu 28 filmes considerados o melhor da produção audiovisual. Foram distribuídos prêmios no valor de R$ 16 mil aos concorrentes. O evento reuniu produtores e expectadores em atividades paralelas como debates, homenagens e exibições fora da competição. A Mostra Sururu que aconteceu no Centro Cultural Arte Pajuçara é a principal janela de exibição audiovisual dos trabalhos produzidos em Alagoas. A ação foi promovida pela Associação Brasileira de Comentaristas e Curta Metragistas de Alagoas (ABD&C/AL) em convênio com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com patrocínio da Algás.

FESTA DAS ÁGUAS

A Praça de Multieventos, na Pajuçara, foi palco da Festa das Águas, uma celebração a diversidade étnica e cultural de Maceió, que aconteceu, às 16h, no dia oito de dezembro, reunindo turistas, capoeiristas e simpatizantes da religião de matriz africana. A ação foi realizada pela Articulação da Cultura Popular e Afro-alagoana, com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Entre as diversas atrações estavam presentes os grupos Afoxé Odô Iyá, Afoxé Oju Omin Omorewá, Afoxé Povo Exu, Afro Mandela, Ara funfun Omangê (Inaê/Guesb), Civilização Negra, Coletivo Afrocaeté, Maracatu Raízes da Tradição e Orquestra de Tambores, além da presença de Fagner Dubrown, Linete Matias, Rogério Dyas, Sandro Santana e Zeza do Coco.

RÉVEILLON

O RÉVEILLON em Maceió foi marcado pela descentralização e clima de paz. A festa pensada para toda a família aconteceu nos bairros de Ponta Verde, Ipioca, Jacintinho e Clima Bom, onde diversos talentos alagoanos e atrações de renome nacional se apresentaram.

 

bg azul