Página Inicial

Ações e Projetos – Fmac 2015

GIRO DOS FOLGUEDOS

O projeto GIRO DOS FOLGUEDOS tem como principal objetivo divulgar e incentivar a cultura popular de Maceió. A ação consiste em promover exibições de folguedos e outros grupos típicos da cultura popular maceioense e alagoana em mini palcos dispostos ao longo de uma rua, praça ou calçadão.

MACEIÓ VERÃO – Maceió 200 anos de verão

Durante cinco semanas, o MACEIÓ 200 DE VERÃO reuniu na orla de Pajuçara o melhor da música contemporânea brasileira em shows gratuitos. Passaram pelo palco 11 artistas alagoanos e cinco grupos de renome nacional. Em 2015, as atrações foram: Nando Reis, Diogo Nogueira, Frejat, Zeca Baleiro, Os Paralamas do Sucesso, Millane Hora, Fator 4, Orquestra de Gafieira Cai Dentro, Wilma Araújo, Elisa Lemos, Felipe de Vas, Blues Mascavo, Roberta Aureliano, Dydha Lyra, Leureny, Desa e Vitor Pirralho.

GONZAGÃO, A LENDA

O musical GONZAGÃO, A LENDA: A HISTÓRIA DO REI DO BAIÃO foi contada e cantada no mesmo palco montado para o Festival de Verão 2015. O espetáculo, visto por 100 mil pessoas, chegou a Maceió para uma apresentação única e gratuita, na Praça Multieventos, na Pajuçara, no dia 16 de janeiro, às 20h. A ação teve o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

CARNAVAL – Carnaval do Maestro Manezinho

O CARNAVAL 2015 começou no dia 6 de fevereiro, no Jaraguá Folia, com as prévias carnavalescas. Os amantes da folia desfilaram em dezenas de blocos de rua durante o Jaraguá Folia e o Maceió Folia, quando as fantasias e orquestras de frevo tomaram ruas do bairro histórico de Jaraguá e da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na orla de Pajuçara. Durante o Carnaval, o destaque foi para a irreverência do maceioense que protagonizou a festa em diversos bairros da cidade colocando na rua dezenas de blocos. O tradicional desfile de escolas de samba também foi destaque na programação. A Prefeitura de Maceió incentivou a manifestação popular nas prévias e também durante o carnaval oferecendo ajuda de custo a 63 blocos carnavalescos selecionados via edital.

XANGÔ REZADO ALTO

Em sua 4ª edição, o projeto XANGÔ REZADO ALTO reuniu representantes de comunidades tradicionais e grupos de matriz africana em um grande cortejo que percorreu as ruas do Centro de Maceió, a partir da Praça D. Pedro II, e culminou numa série de apresentações culturais, na Praça Floriano Peixoto. A ação acontece em memória do episódio histórico que ficou conhecido como ‘Quebra de Xangô’, ocorrido em Maceió no ano de 1922. Em 2015, o Xangô Rezado Alto teve suas atividades realizadas no dia 02 de fevereiro.

MÊS DA MULHER

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março, Maceió contou com apresentações do espetáculo “Canto por todos os Cantos”, do Coretfal. Três apresentações gratuitas aconteceram no Centro e em escolas públicas da cidade. A ação foi realizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC).

ANIVERSÁRIO DO BENEDITO BENTES

A festividade aconteceu nos dias 28 e 29 de março e foi uma realização da Associação Desportiva Amadora do Benedito Bentes (ASDABBEN), em parceria com empresários da região e com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A festa foi gratuita e aconteceu na Praça de Esportes do Benedito Bentes, às 18h, no sábado, e das 9h às 15h, no domingo. E teve programação cultura afro-brasileira, shows de bandas locais, sorteios de brindes, festival esportivo e os parabéns cantado coletivamente por todos que lá estavam.

DIA DO ARTESÃO

No Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, os profissionais que usam as mãos a favor da arte alagoana ganharam uma homenagem especial da Prefeitura de Maceió: um show especial com Nelson da Rabeca. A apresentação aconteceu às 18h no Espaço Eu Amo Maceió, no Parque Shopping. A ação é fruto do apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia (SEMTABES) e o Parque Shopping.

FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI

O FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI é tradição garantida em Maceió. Durante o evento, os grupos de bumba meu boi da cidade se enfrentam numa arena festiva para disputar o título de campeão do grupo especial e do grupo de acesso. A ação incentiva e colabora para a manutenção de uma das maiores tradições populares de Maceió e ajuda a fortalecer a identidade e a autoestima não somente dos brincantes, mas de toda a comunidade que assiste, colabora e torce. Em 2015, o FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI chegou a sua 23ª edição e foi realizado no mês de abril, na Praça de Multieventos, Pajuçara. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.

OFICINA CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL

O encontro de gestores municipais da cultura aconteceu em 29 de maio, no auditório do Sebrae, em Arapiraca. A iniciativa partiu da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), integra a programação do Governo presente e visa à difusão dos conceitos sobre consórcio cultural entre os gestores dos 102 municípios alagoanos.

SALÃO DE FOTOGRAFIA PIERRE CHALITA

A Fundação Pierre Chalita recebeu durante os meses de abril, março e início de maio inscrições de trabalhos de fotoartistas alagoanos ou residentes em alagoas para o 4ª Salão de Fotografia. O tema foi livre e além do certificado de participação, a mostra oferececeu premiação em dinheiro aos autores das cinco obras melhores avaliadas pela comissão julgadora. A premiação se deu através da parceria entre a Fundação Pierre Chalita com a Braskem, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e o Instituto de Olhos de Maceió.

AFOXÉ ODÔ IYA

Oficinas culturais marcaram os 15 anos do Afoxé Ôdo Iya. A programação festiva teve início no dia 24 de maio com oficinas de dança e percussão gratuitas na rua fechada, na Ponta Verde. E no dia 26, a celebração seguiu no palco do Teatro Deodoro com o espetáculo IGBAXÉ – O SEGREDO DA NOSSA FORÇA. O mais antigo grupo de afoxé alagoano foi contemplado com o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, na categoria dança, em 2014, com o espetáculo IGBAXÉ. A ação contou ainda com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), do Serviço Social do Comércio em Alagoas (Sesc/AL) e da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal).

SÃO JOÃO – São João dos 200 anos: Lembrando Clemilda e Gerson Filho

O SÃO JOÃO reuniu dezenas de artistas locais e diversas atrações de renome nacional para comemorar a festa mais popular do Nordeste. Pelo terceiro ano consecutivo, os festejos juninos aconteceram de forma descentralizada com programação espalhada por toda a cidade: Arraial Central, no Jaraguá; Forrock, também no Jaraguá; Forró nos Mercados, em cincos mercados públicos; e 50 Arraiais espalhados por 26 bairros. As atividades do projeto foram desenvolvidas durante todo o mês de junho de 2015 e fizeram parte do conjunto de ações que homenageia os 200 anos da capital.

LEI DE INCENTIVO À CULTURA E EDITAIS DAS ARTES

A nova LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA, anunciada em junho, trouxe o lançamento de dois EDITAIS para projetos em todos os segmentos culturais. Juntos os certames disponibilizaram 2,3 milhões de reais em prêmios para incentivo à produção cultural e artística no município.

DANÇA DINAMARQUESA

O espetáculo de dança do grupo dinamarquês chamado Breniggard Gym Team – Dinamarca se apresentou em Maceió no dia 11 de julho no Ginásio Tenente Madalena, na Cambona, ao lado da Secretaria de Educação, na Rua General Hermes. A apresentação que foi aberta ao público com entrada gratuita contou com a participação de 30 alunos da rede municipal de ensino que se divertiram e puderam conferir a mistura de ginástica clássica e dança moderna.

OFICINAS DE EDITAIS

Para esclarecer dúvidas dos proponentes interessados em concorrer aos editais da cultura, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) proporcionou à comunidade cultural várias oficinas gratuitas, ministradas por técnicos da própria Fundação. A realização das oficinas aconteceu nos dias 15 e 16 de julho para os segmentos das Artes Cênicas, Cultura Afrobrasileira e Artes Visuais e para Música, Livro, Leitura e Literatura, Arquivos, Patrimônio Material e Imaterial e Museus, respectivamente, e no dia 05 de agosto com o segmento Cultura Popular, Artesanato, Moda e Design, as 18h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara.

FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO

O Festival do Teatro Brasileiro trouxe para a capital uma programação com várias atividades voltadas para a formação de públicos, incentivo à formação de grupos teatrais, ciclo de dramaturgos e workshops de preparação de atores e roteiristas em potencial. Maceió foi sede de uma das etapas do Festival, que percorre diversos estados do Brasil há anos levando ao público de todas as idades pitadas de muita informação e animação. O circuito de atividades durou quase todo o mês de setembro com início em 31 de agosto e encerramento em 26 de setembro. Os cenários escolhidos para a execução de todas as atividades foram o Residencial Villa dos Pescadores, no Trapiche, o Teatro Deodoro, no Centro, e três escolas da rede municipal de ensino: Antídio Vieira, no Trapiche, Padre Pinho, em Cruz das Almas e Silvestre Péricles, no Pontal da Barra. O mês de atividades e novidades para os maceioenses foi encerrado com o show do cantor Chico César, na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, às 18h. Essa foi mais uma ação que contou com a parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

SHOW DE MÁGICA

O espetáculo de mágica chamado “MÁGICA OU ILUSÃO?” com apresentação única em Maceió no Teatro Deodoro ocorreu às 20h no dia sete de agosto e proporcionou aos maceioenses e turistas uma noite de muito suspense e risadas. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

PÁTIO CULTURAL

No mês das tradições populares, o Shopping Pátio junto com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES), inaugurou um calendário de oficinas, exposições, feira de artesanato, apresentações de folguedos e danças populares. A feira teve início em 11 de agosto e seguiu até o dia 31. A ação também contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

NORDESTE CANTAT

O Festival Nordeste Cantat Internacional realizou sua 16ª edição com o tema “O Nordeste canta os 200 anos de Maceió”. A programação incluiu uma série de 50 concertos musicais com apresentações na capital e em três cidades do interior. Em Maceió, as exibições aconteceram no Teatro Deodoro, no Centro, às 18h30, no dia 25 e, às 16h, nos dias 26 e 27. A ação foi realizada pela Federação Alagoana de Coros (FAC), com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

FÓRUM DOS SECRETÁRIOS DE CULTURA

O ENCONTRO DOS SECRETÁRIOS E GESTORES DE CULTURA DAS CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS aconteceu entre os dias 28 a 30 de outubro e discutiu temas relevantes como o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura) do Ministério da Cultura (MinC). O Encontro aconteceu no Hotel Jatiúca Resort, no bairro Jatiúca.

AÇÕES CULTURAIS PARA MACEIÓ | FALAME

A terceira edição do FESTIVAL ALAGOANO DE MÚSICA ERUDITA (III FALAME), em outubro, trouxe performances em diversos formatos musicais: cameratas, coros com cantores líricos e instrumentistas diversos. O evento gratuito e aberto ao público aconteceu no Teatro Deodoro, Centro. O Festival foi uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. O III FALAME integra o Programa Ações Culturais para Maceió.

CONCERTO NO PARQUE

O Parque Municipal de Maceió se tornou cenário para o projeto CONCERTOS NO PARQUE, que traz apresentações de música erudita com a Camerata Ero Dictus. A ideia é levar a música erudita para cenários diferentes e proporcionar ao maceioense acesso a esse segmento musical revelando a alegria da música erudita contemporânea. O CONCERTO NO PARQUE é uma realização Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. Os Concertos no Parque Municipal integram o Programa Ações Culturais para Maceió.

OUTUBRO ROSA

O Dia D de mobilização contra o câncer de mama na capital, chamado de Happy Hour Rosa, aconteceu em 21 de outubro e contou com shows das alagoanas Elisa Lemos, Nara Cordeiro e Elaine Kundera, que usaram a força da voz para homenagear as mulheres e propagar a importância da prevenção contra o câncer de mama. O Happy Hour Rosa aconteceu na Praça em frente ao Alagoinhas, às 18h. A ação é uma realização da Prefeitura da Maceió e contou com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) para a realização dos shows.

ESCULTURAS

Maceió ganhou ESCULTURAS dos alagoanos Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, grandes nomes das letras e da literatura reconhecidos internacionalmente. Esculpidas em bronze pelo mineiro Léo Santana, as obras eternizam os homenageados na paisagem urbana da capital. As esculturas estão na orla marítima da cidade. Graciliano Ramos de pé, parece caminhar na enseada de Pajuçara; enquanto Aurélio pode ser visto sentado à beira mar da Ponta Verde.

RODA DE DIÁLOGOS

A RODA DE DIÁLOGOS com o diplomata Miguel Gustavo de Paiva Torres viabilizou uma reflexão sobre as conexões entre os saberes tradicionais das comunidades afro-alagoanas e as tradições vivenciadas pelo Embaixador em países africanos ao longo de sua vida diplomática. O evento aconteceu no Cine Arte Pajuçara e integrou a programação do SAURÊ PALMARES 2015, que em sua terceira edição celebra as tradições de matriz africana em Maceió, durante o Mês da Consciência Negra.

SAURÊ PALMARES

A terceira edição do projeto SAURÊ PALMARES voltou a celebrar a cultura afro-brasileira no mês em que se comemora do Dia da Consciência Negra, novembro. Desta vez, a ação ocupou a Praça Deodoro com atividades artísticas e culturais como dança, música, capoeira, exposições, artesanato e comidas típicas. A programação tomou ainda o calçadão do comércio, onde frequentadores e trabalhadores puderam conferir a beleza de grupos populares com temática afro-brasileira. A ação colabora para o fortalecimento do segmento da cultura afro-brasileira por meio do reconhecimento, valorização e divulgação da cultura das comunidades tradicionais de matriz africana e do combate ao racismo. A ação foi realizada em parceria com o Ministério da Cultura.

ANIVERSÁRIO TEATRO DEODORO

Durante as comemorações pelos 105 ANOS DO TEATRO DEODORO, a Camerata Ero Dictus apresentou o concerto ‘Ero Dictus In Classic’ com repertório voltado a musicalidade clássica brasileira. O espetáculo, ocorrido em novembro, foi uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. O Concerto no Teatro Deodoro integra o Programa Ações Culturais para Maceió.

CROQUIS DAS PRINCESAS

Cerca de 700 alunos do Programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), prestigiaram no dia 13 de novembro o espetáculo de ballet ‘Croquis das Princesas’, da Companhia Maria Emília Clarck, no Teatro Gustavo Leite, em Jaraguá. A ação fez parte da programação que comemorou os 200 anos de Maceió.

40 ANOS DO CORETFAL

Nos 200 anos de Maceió, o Coretfal completou 40 anos de atuação ininterruptos e, para celebrar, encenou o espetáculo Cantotempo. As apresentações aconteceram nos dias 21 e 22 de novembro, às 20h e às 19h, respectivamente, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

UM OLHAR IHGAL

Nas comemorações pelos 200 anos de Maceió, o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), realizou o Seminário “Maceió: 200 anos de História – Um Olhar IHGAL”. O evento aconteceu no Salão Nobre do Instituto nos dias 16,17 e 18 de novembro, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, no Centro.

ENCONTRO DE CLARONISTAS

Maceió sediou de 12 a 15 de novembro o 2º Encontro Brasileiro de Claronistas – Região Nordeste. O evento foi direcionado a Claronistas, clarinetistas e saxofonistas e teve como tema ‘O Clarone no Brasil: história e perspectivas’. A programação ocorreu no Espaço Cultural Universitário, na Praça Sinimbu; e no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro. O evento foi uma realização da Ufal, por meio do curso de Graduação em Música e da Escola Técnica de Artes (ETA), em pareceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas (Secult/AL) e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas.

MACEIÓ MEU XODÓ

As comemorações pelos 200 anos de Maceió tiveram seu clímax no dia cinco de dezembro, dia do aniversário da cidade. Para marcar a data, a Prefeitura de Maceió apresentou o espetáculo MACEIÓ MEU XODÓ, no estacionamento de Jaraguá, num encontro de cerca de 500 artistas que cantaram, dançaram e exibiram o melhor da nossa cultura. O espetáculo foi realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO

Em sua sexta edição, rendeu homenagem aos 200 anos de Maceió. Foram 20 filmes selecionados para mostra competitiva. Em 2015, a Mostra aconteceu em dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD&C/AL), em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), e com o patrocínio da Algás.

ESCRITÓRIO EDUCATION USA

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) apoiou a implantação do Escritório Education USA, sediado no Centro Universitário Cesmac, em 04 de dezembro de 2015. O escritório oferece serviços a toda comunidade estudantil universitária interessada em estudar em universidades americanas.

RÉVEILLON

A VIRADA PARA 2016 foi marcada por um show de cor, luz e som em Maceió. Foram 12 minutos de espetáculo piromusical – ação inédita no REVEILLON da capital – com fogos de artifício e música sincronizados para deleite do público. O espetáculo aconteceu na orla marítima. O Espetáculo piromusical foi realizado em parceria com o Governo do Estado.

bg azul