Iluminação identifica no bairro de Jaraguá 32 metros de cabos furtados

Redação 21/10/2021 às 08:45
Iluminação identifica no bairro de Jaraguá 32 metros de cabos furtados

Superintendência alerta para que a população denuncie os furtos por meio dos canais de atendimento

Equipes técnicas da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), identificaram, esta semana, mais um furto de cabos na cidade. Dessa vez, o bairro do Jaraguá foi o alvo da ação dos criminosos. No total, cerca de 32 metros de cabos foram furtados.

Os cabos são do quadro de comando da iluminação. O furto afetou o trecho da Associação Comercial até o estacionamento do Jaraguá, que corresponde a aproximadamente 300 metros de iluminação, totalizando cerca de 10 pontos de luz. Além do furto, foi notada violações na caixa de passagem.

Segundo registros da Sima, o ato criminoso já é um problema recorrente que causa prejuízos à população e aos cofres públicos. Somente este ano, foram detectados três furtos em Cruz das Almas, dois furtos em Jacarecica e dois furtos de cabos no bairro do Farol. Ao todo, a Superintendência contabilizou que 10,5 km de cabos foram furtados, um dano de R$ 304.021,56 ao cofre municipal.

Quando há o furto de cabos, a população é quem sofre por conta da insegurança. A avaliação é do superintendente da Sima, João Folha. Para ele, é fundamental que se população presenciar o ato, denunciem as práticas criminosas para que o Poder Público possa agir e tomar as providências necessárias.

“Além de causar um grande prejuízo financeiro, o ato do furto de cabos de cobre também traz insegurança para a população que trafega na região, pois no momento da retirada do fio todo o ambiente fica às escuras, causando uma vulnerabilidade local. Além disso, é um perigo passar pelo local e acabar encostando em algum fio que esteja transmitindo corrente”, ressalta João Folha.

As solicitações de manutenções e serviços podem ser realizadas pelos canais de atendimento da Sima, tanto pelo Disque Luz no 3312-5319, quanto pelo aplicativo Ilumina Maceió. Para envios de ofícios e aberturas de processo existe o e-mail atendimento@sima.maceio.al.gov.br.

Maria Luiza Dantas/ Ascom sima

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.